sexta-feira, 6 de abril de 2018

[Resenha - Zahar] Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá

Postado por Ju às 20:00
Título: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá
Autor: Lewis Carroll
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Ilustrações: John Tenniel
Editora: Zahar
Número de páginas: 320

Passados quase 150 anos da publicação original, a clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular. Essa charmosa edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Obra-prima que não pode faltar na sua biblioteca.

Espero que não queiram me matar pelo que vou escrever. Nunca imaginei que essa postagem ficaria assim. Faz tempo que eu queria ler Alice, tanto o primeiro texto quanto a continuação. Na verdade eu já havia lido Aventuras de Alice no País das Maravilhas em inglês, mas não tinha entendido nada. Pus a culpa no meu conhecimento da língua ser menor que o necessário e decidi que um dia leria o texto traduzido. O que acabei de fazer, e continuo sem entender. 

Ok, eu entendi, ela cai lá na toca, diminuiu, cresce, diminui, cresce, toma chá com o Chapeleiro e o Coelho, conhece a Rainha Vermelha que manda cortar a cabeça de todo mundo, conhece o gato que acho o máximo que aparece e desaparece deixando só as partes do corpo que quer visíveis... mas e aí? Eu amo aventura, amo fantasia, mas não consegui ver uma história não. Acho que é demais para a minha cabeça. 

Aí sempre me disseram que Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá era uma continuação... mas continuação de que, gente? Sério, entendi menos ainda. A menina atravessa o espelho e aí cai num mundo de jogo de xadrez. Atravessa riacho, descobre que tem que servir o bolo antes de partir ou ele não fica partido, e aí? Quem leu sabe que no final dos dois livros acontece a mesma coisa... e vou ter que concordar que faz sentido não fazer sentido... rs... Mas eu realmente não esperava por isso. 

Confesso que para mim essa leitura foi uma decepção. Talvez se eu tivesse lido quando criança teria uma opinião diferente, vai saber. Normalmente eu faria uma introdução da história para vocês, mas sou incapaz. Não saiu exatamente uma resenha, mas queria deixar registradas as impressões que tive. 

E claro que as pessoas podem vir me explicar que não sei o que significa tal elemento, que aquela outra coisa quer dizer aquilo, mas se eu preciso de explicações infinitas para entender não é o tipo de obra que gosto. No Google apareceram análises psicológicas, análises filosóficas, e claro que posso ler o livro novamente após tomar conhecimento das análises e ter outra visão, mas dificilmente ele me trará o encantamento que busco em leituras e que só livros que consigo entender me proporcionam. 

É um clássico e claro que tem seu valor, pode ser um livro genial que está além do meu entendimento, mas infelizmente não me agradou. Só não foi a leitura certa para mim, talvez no futuro isso mude.

13 comentários:

  1. Olá
    Esse não é o tipo de livro que eu gosto, por ser um clássico, foi o que você disse hoje não consigo me ver lendo esse livro por muitas horas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    A história da Alice realmente é muito louca, eu nunca tive vontade de ler, vi o desenho algumas vezes e para mim a loucura dele já bastou ihih. Gosto muito do gato que desaparece também, sim com certeza a história e cheia de mensagens subliminares por isso é um clássico, mas para mim prefiro continuar com minha visão de desenho de quando era criança então não posso te ajudar muito a entender não.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Como você, eu nunca cheguei a ler as obras de Alice. Assisti à animação, mas, como destacou, percebi que é uma coisa bem doida. Assisti ao filme live action, mas também continuei achando bem doido. Acho que a magia é essa, mostrar uma criança com uma fantasia muito grande (posso estar errada, mas não li, então realmente estou chutando). Não sei se eu leria, mesmo sendo um clássico, mas continuo com o carinho pelo meu querido gato (quem não ama esse gato?) haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu conheço muito está estória, mas confesso que nunca, nunca mesmo, li o livro, então entendo completamente o que você mencionou, pois já li diversas matérias falando sobre a complexidade para se entender a fundo o que o autor quis transmitir. Adorei a forma como expôs sua opinião, ficou bem clara, parabéns.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, confesso que não sou muito fã de Alice, então pode ter certeza que de mim você não vai ouvir nenhuma frase dizendo que o problema é você e não o livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Acho essa edição tão maravilhosa.
    Aliás todas da editora, ne? Eu gosto do mundo da Alice,porém não sou TÃO fã da personagem principal hahahaha.. Gosto dos secundários, de toda a fantasia.. mas tenho um pouquinho de birra com ela hahahah

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Apesar de ser um clássico, ainda não tive a oportunidade de ler. Mas os comentários que já li, muitos falam a mesma coisa - que a história é confusa e etc. Mas precisaria ler para tirar as minhas próprias conclusões e ver se é tão doido assim, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que não morri de amores por esse livro, por ter achado a leitura muito lenta, porém, discordo de você que se tivesse lido quando criança teria uma impressão diferente. Acredito que essa obra esteja longe de ser indicada para crianças. É um livro extremamente complexo e cheio de metáforas que criança nenhuma iria compreender.
    Acredito que para ler Alice é preciso, além de muita paciência, uma edição comentada que permita entender o contexto em que o autor escreveu e as referências que ele faz. Como não tenho muita paciência para isso, a leitura acabou se tornando muito arrastada para mim.
    Então, acredito que o problema não esteja nem em você e nem no livro. A obra é um clássico e tem seus méritos, mas tem livros que não funcionam mesmo pra gente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as crianças não entenderiam mesmo essas coisas que estão por trás. Mas o que eu quis dizer foi que não tenho mais a capacidade que as crianças têm de ver sentido em coisas aparentemente sem ligação umas com as outras. Ainda acho que uma criança entenderia a história de algum modo, que para ela aqueles acontecimentos seriam completamente aceitáveis. Ela conseguiria contar aquilo pra alguém de uma forma que faria mais sentido que lendo o livro... Não sei se deu pra entender... rs...

      Excluir
  9. Oi, rainha!
    Olha, recentemente, eu reli Alice e fiz várias análises, talvez, elas possam te ajudar. Eu não postei no blog ainda, mas posso te passar para ver se te ajuda, não tem problema nenhum.

    Tem obra que a gente não entende mesmo, gostei muito da tua humildade de dizer que não entendeu, muita gente não entende.

    Eu li Alice quando era criança, eu gostava muito, mas, adulta, eu reli Alice e me apaixonei. Mesmo. Foi um dos livros que me fez cursar Letras, etc. E é muita dorga e filosofia mesmo. Se quiser ajuda, tamo aí, não vou ficar fazendo textão pq nem faz sentido.

    Enfim, fico triste por não ter curtido, mas também tira isso da cabeça que tem que gostar que é clássico. Tá na Bíblia que tu não é obrigada nada. <3
    Bjs. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não acho que tem que gostar porque é clássico não! A maior parte dos clássicos que li gostei, mas tem uns que eu odeio, como O morro dos ventos uivantes... hehe... Mas Alice... a gente vê tanta coisa fofa sobre a história, sabe, que fiquei frustrada. Achei que ia me apaixonar loucamente pelo enredo.

      Fico feliz que seja um livro tão especial pra você, e vou pensar sobre as análises... Muito obrigada por oferecer, mas eu sou chata com livro e teatro, não curto quando não dá pra entender só lendo/ assistindo... rs...

      Beijo!

      Excluir
  10. Eu acho essa edição tão linda e até tenho curiosidade com ela, mas ter que ficar parando a leitura para procurar explicações para o que se está lendo é um pé no saco e me deixa um pouco com receio de ler. Eu gostei muito da sua sinceridade na resenha.

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bem?
    Ainda não li Alice, mas tenho certeza que deve ser mesmo muito estranho, já temos uma noção pelo desenho e filme, adorei sua resenha e agora tenho vontade de ler pra saber minhas proprias conclusoes!
    Beijus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo