quarta-feira, 11 de abril de 2018

[Resenha - Nemo] Uma irmã

Postado por Ju às 16:00
Título: Uma irmã
Autor: Bastien Vivès
Tradução: Fernando Scheibe
Editora: Nemo
Número de páginas: 216

Ao ter suas férias pacatas transformadas por Hélène, o jovem Antoine passa a viver os dias mais intensos de sua vida, repletos de emoção e receios. De forma sutil, ainda que forte, ele vai descobrindo um universo feminino tão gracioso quanto perturbador. E o que poderia ser apenas mais uma história de verão, se transforma, pelas mãos de Vivés, em uma narrativa apaixonante. Um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos.

Meu interesse por HQs começou há pouco tempo, quando descobri o quanto as histórias podem ser fortes e encantadoras. Uma irmã veio para fortalecer ainda mais meu fascínio por esse tipo de obra. É impressionante como a estrutura facilita meu envolvimento com o enredo. Gosto de passar algum tempo em cada página, vendo os detalhes de cada desenho.

Confesso que no início fiquei um pouco incomodada com um detalhe do traço do autor. Os olhos das personagens não são desenhados em grande parte da HQ. Mas depois me acostumei com isso; a fluidez e o movimento do traço me ganharam. Eu conseguia ver as pessoas retratadas se mexendo, de tão naturais que são as ilustrações.


Foi uma leitura bem rápida. Vemos o cotidiano das férias da família de Antoine e Titi, enquanto eles recebem a visita de uma amiga da família que acaba de sofrer um aborto espontâneo e de sua filha Hélène, de 16 anos, 3 anos mais velha que Antoine. Os dois acabam se aproximando naturalmente e passam por várias experiências juntos. A gente sente, principalmente no garoto, o conflito entre a curiosidade e a inocência. 

A história se passa em julho, e na França, onde é ambientada, é verão. Toda a suavidade desse período está presente na obra, inclusive muitas cenas são em praias e eu pude relembrar a sensação daquela brisa constante. Na maior parte do enredo a delicadeza está presente.

Quanto ao final... só posso dizer que terminei a leitura de boca aberta. Não esperava por aquilo de forma alguma. Mas foi um ótimo caminho o que o autor seguiu, os adolescentes têm várias atitudes inconsequentes no decorrer da história (quem não passou por isso na adolescência, afinal?) e ele deu um jeito de mostrar que toda escolha traz consequências. Gostei bastante da leitura.

15 comentários:

  1. Oi Ju, eu ainda estou tentando entrar neste universo dos quadrinhos, estão em alta, e se eu não acompanhar, daqui a pouco, fico para trás, já coloquei como meta ler pelo menos um este ano e adorei a tua dica, quem sabe eu "estreie" com este.
    Gosto muito de ilustrações e quando a estória passa uma mensagem, então, este, parece perfeito.
    Parabéns por tua resenha!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum HQ dentro do estilo, então não tenho comparativo de traços e também fiquei curiosa para conhecer as experiências que Antoine e Titi vão viver juntos e quero saber o que te deixou de boca aberta. Vamos anotar a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Ainda não descobri meu amor por HQ's, acredito que eu não tenha procurado mesmo, essa apesar de ter chamado minha atenção, não seria uma prioridade na hora das compras.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das publicações desse selo, mas ainda não tive a oportunidade de ler esta obra. Já adicionei na minha lista de desejados *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não consegui pegar o gosto por ler HQ's, quem sabe não acho uma que mude isso, né?
    Essa não me chamou muito a atenção, mas achei o traço interessante e diferente.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.
    Apesar de não ler tanto quanto gostaria, também gosto bastante de HQ's.
    Fiquei curiosa com o final desta e tentarei lê-la o quanto antes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia a HQ, mas é também um tipo de leitura que tenho me interessado atualmente. Gostei da resenha, e pelo jeito posso esperar uma coisa boa. Também ficaria incomodada com relação ao personagem não ter olho heheh Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Tenho visto cada vez mais HQs que trazem histórias bonitas, que encantam e inspiram os leitores. Eu ainda não conhecia essa ainda, mas pelo que vi da sua resenha tem uma história muito bonita e fico feliz que o final tenha sido surpreendente, mas coerente com as escolhas dos personagens.
    Infelizmente, eu não consigo gostar de HQs. Mesmo quando a história chama a minha atenção, a leitura acaba não me prendendo. Porém, para quem gosta do gênero, tenho certeza de que esta é uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho gostado cada vez mais de graphic novels e estou bem curiosa com essa, parece ser uma leitura bem interessante e gostei de ver a sua opinião.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju tudo bem? Eu gosto de HQ,principalmente quando estou de ressaca literária, parece que desligo de tudo kkkk, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, a Nemo tem uns livros realmente ótimos e nos levam a muitas reflexões, principalmente por serem histórias que coincide com a nossa realidade. Dica anotada!
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, eu li um HJQ e fiquei apaixonada, amei conhecer este que sua resenha me passou suavidade mesmo com um tema pesado que deve permear a trama como aborto. Adorei saber que se passa França e na estação que mais amo: primavera.
    A Nemo tem publicações bem fofas, estou lendo o livro da Niazinha que é da Nemo

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas fiquei muito curioso!! Ainda bem que gosatste!

    A começar pelo ambiente, porque França e julho combinam na perfeição!! ahahah ENfim, que bom que o final te apanhou de surpresa!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Ultimamente, tenho visto bastante essa HQ, não tenho o hábito de ler esse estilo, mas tem umas que chamam bastante atenção. No caso dessa, o que me atraiu foi a capa e as ilustrações.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju! Gosto de mangás e HQs e confesso que ainda não conhecia essa história. Me interessei por ela, ainda mais pelo final que você mencionou. Pelas ilustrações, dá pra perceber o traço leve e a suavidade que dá a impressão de movimento das imagens.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo