quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

[Teatro] A visita da velha senhora

Postado por Ju às 23:00
Estive em São Paulo por alguns dias e, embora tenham sido dias muito corridos e tenha faltado tempo para fazer tudo o que eu precisava fazer, fiz questão de reservar uma noite para rever uma peça que assisti pela primeira vez em 2017 e amei demais. Trata-se de A visita da velha senhora, em cartaz no Teatro do Sesi, na Avenida Paulista.

Se você mora em São Paulo e não tem costume de assistir às peças que ficam em cartaz por lá, não sabe o que está perdendo. Já vi várias e nunca saí decepcionada. E não tem desculpa para não ir, já que os ingressos são sempre gratuitos, distribuídos nos dias 10 e 25 de cada mês, a partir das 8 da manhã, pela internet, através do Meu Sesi. Mas normalmente tem gente que não comparece, o que permite que várias pessoas consigam assistir chegando com antecedência no dia do espetáculo para pegar um dos ingressos remanescentes. Na sessão do dia 31/01, por exemplo, sobraram vários lugares, o que é uma pena, principalmente falando de uma peça tão fantástica. Vamos a ela. 

A visita da velha senhora
Autor: Friederich Dürrenmatt
Tradução: Christine Röhrig
Adaptação: Christine Röhrig, Denise Fraga e Maristela Chelala
Direção geral: Luiz Villaça
Elenco: Denise Fraga, Tuca Andrade, Ary França, Fábio Herford, David Taiyu, Romis Ferreira, Maristela Chelala, Renato Caldas, Eduardo Estrela, Beto Matos, Luiz Ramalho e Rafael Faustino
Duração: 120 minutos
Classificação: 14 anos, por conter cenas de violência, consumo de álcool e tabaco, sugestão sexual 
Em cartaz no Teatro do Sesi-SP (Avenida Paulista, 1313)  até 18/02/2018 - De quarta a sábado às 20 horas e domingo às 19 horas

Os cidadãos de Güllen, uma cidade arruinada, esperam ansiosos a chegada da milionária que prometeu salvá-los da falência. No jantar de boas-vindas, Claire Zahanassian impõe a condição: doará um bilhão à cidade se alguém matar Alfred Krank, o homem por quem foi apaixonada na juventude e a abandonou grávida. Tendo a proposta rejeitada, Claire decide esperar hospedando-se com seu séquito no hotel da praça principal. A partir dessa premissa, o suiço Friederich Dürrenmatt cria uma sequência tragicômica de cenas que expõe ao máximo a fragilidade moral do homem quando a palavra é dinheiro. Quem mata Krank? Cairá Güllen na tentação de satisfazer o desejo de vingança da milionária? Ou fará justiça? Até que ponto a linha ética enverga diante do poder do dinheiro

A sinopse já descreve muito bem o que veremos. Praticamente todos os atores atuam maravilhosamente bem em todas as cenas, isso me encantou desde a primeira vez que assisti. É muito fácil se deixar envolver e se sentir em cena com eles, mesmo porque o público é incluído na narrativa do início ao fim. 

O figurino é fantástico. O cenário é simples e bem aproveitado, em vários momentos temos praticamente todo o elenco visível, mesmo que vários deles se coloquem como observadores em determinadas passagens, não participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos. Temos cenas cômicas que quebram um pouco a atmosfera tensa que está presente a maior parte do tempo, pelo menos na minha opinião. Em nenhuma das duas vezes que assisti consegui rir tanto quanto me pareceu que a maior parte do público riu, eu estava estarrecida demais para isso. Senti arrepios no final, é uma história que mexe muito com o espectador.

Foto: Cacá Bernardes (retirada do site do Sesi)

A peça causa reflexões valiosas, não dá para sair do teatro da mesma forma como a gente chega. Güllen é uma cidade completamente falida e seus habitantes depositam toda a sua esperança na milionária que morou lá até sua adolescência. Eles até conseguem viver, claro que não podem ter tudo o que querem, mas parecem até estar se virando bem. Só que a perspectiva de poder ter mais desperta uma ganância que os coloca em um enorme dilema moral. A milionária quer comprar justiça, foi vítima da desonestidade de um dos moradores e considera que isso lhe deu apenas um futuro possível. Seria justo que todos pagassem por isso? Ou os fins justificam os meios, e o justo mesmo seria que o infrator morresse e deixasse todos terem a vida que sempre desejaram?

Até onde você chega, até onde? Quando é que a gente para, como é que a gente para, aonde é que a gente vai parar?

Como disse a Denise Fraga no final da peça, muita gente ainda não conhece essa experiência transformadora que é o teatro. E acredito que é algo que todo mundo precisa conhecer. Se você mora em São Paulo, ou vai estar por lá até o dia 18/02, assista. Se gostar, indique. Espetáculos como esse não podem deixar de ser assistidos. Garanto que vale a pena investir seu tempo nele.

10 comentários:

  1. Oi Juju!!!
    Assisti a peça no dia 28/01 à noite, aproveitei e fui mais cedo pra Paulista pra ver o show do tributo ao Cazuza em frente ao teatro, foi ótimo. Eu adorei a peça, mesmo ficando agoniada com o excesso de fumaça, a história realmente faz refletir, o elenco é ótimo e a Denise, uma simpatia de pessoa.
    Beijos... Elis Culceag *Arquivo Passional*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Elis, não acredito! Quase nos encontramos então, eu tinha um ingresso para o dia 28 também, só que acabei adiando a viagem pra São Paulo e chegando só na segunda! Incrivelmente a fumaça não me incomodou, rs, e olha que sentei na primeira fila. Acho que me hipnotizaram... hehe... Beijo!

      Excluir
  2. Oi Ju! Eu gosto de teatro, mas não sou uma frequentadora muito assídua porque os ingressos não costumam ser dos mais baratos. Adorei a sua dica, uma pena que não moro em São Paulo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu moro em SP desde que nasci e nunca fui na Avenida Paulista kkk preciso ir qualquer dia. Sou apaixonada por peças de teatros, apesar de ter ido em poucas (as que fui, foi somente pela escola) Eu adorei a premissa dessa e anotei a dica, quem sabe não vou lá conferir.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju

    A Denise FRaga por si só já é um show de atriz, vale a pena só pela oportunidade de vê-la atuar assim, ao vivo. A peça parece ser ótima e saber que traz tantas reflexões é sempre um plus à mais. Poxa, faz tempo que não vou ao teatro, agora deu até vontade...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu adoro teatro e faz muito tempo que não assisto uma peça! Essa parece ser bem engraçada e fiquei curiosa para assistir! Quem sabe quando tiver na minha cidade!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju... Acredita que nunca fui ao tratro? Por isso, acompanho muito pouco desse universo. A trama de a visita da velha senhora parece ser de fato muito boa... Mas creio que a atuação dos atores colabora bastante.
    Infelizmente não sou de Sampa...
    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Faz muito tempo que não vou ao teatro. Minha justificativa é que moro em uma cidade pequena que não oferece muitas opções culturais. Vou anotar da dica. Quando for a SP farei questão de ver a peça.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui à uma peça de teatro na paulista — que eu me lembro. Mas ano teatros e fico feliz por conhecer, moro em são Paulo e vou procurar saber mais. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Faz muito tempo que não vou ao teatro. Sou do interior de SP, uma cidade pequena que geralmente tem poucas apresentações e quando tem são pagas e caras kkk
    Eu não sabia sobre essa distribuição de ingressos online e achei maravilhoso!
    Adorei saber mais sobre a peça e quando for visitar os parentes em SP tentarei apreciar também.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo