sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

[Resenha - Rocco] Mantendo um olho aberto: ensaios sobre a arte

Postado por Ju às 23:00
Título: Mantendo um olho aberto – ensaios sobre a arte
Autor: Julian Barnes
Tradução: Pedro Sussekind
Editora: Rocco
(Selo Anfiteatro)
Número de páginas: 256
Skoob


Ganhador do Man Booker Prize e um dos principais nomes da literatura britânica, Julian Barnes transita entre o romance, o conto e o ensaio com destreza e naturalidade. Em Mantendo um olho aberto, o ficcionista dá lugar ao intelectual, sem abrir mão do prazer da narrativa, numa série de ensaios sobre arte. Focalizando quase dois séculos de produção pictórica, Barnes conduz o leitor pelo labirinto de tendências, escolas, estilos, correntes e vertentes que compõem o universo da pintura, analisando desde obras clássicas, como A balsa da Medusa, de Géricault, até os perturbadores nus de Lucien Freud, neto do inventor da psicanálise; do cubismo à pop art; de pintores badalados como Cézanne e Delacroix a mestres pouco populares, como Vuillard e Juan Gris, sempre movido pela convicção de que a pintura não se limita a capturar a emoção do mundo exterior e que a ambição maior da arte é renovar nossa visão de mundo.


Em todas as artes, há normalmente duas coisas acontecendo ao mesmo tempo: o desejo de fazer o novo e o diálogo contínuo com o passado.

Faz tempo que sou apaixonada por pintura. Para me fazer feliz é só me convidar para ir a um museu e dizer que eu posso ficar quanto tempo quiser de frente para cada quadro sem ser perturbada... rs... Porque normalmente tenho que fazer mais de uma visita para ver tudo, e depois ainda volto para rever minhas obras preferidas.

Quando tomei conhecimento do lançamento desse livro, logo me encantei por ele. E adorei a forma como o autor estruturou seu desenvolvimento. Ele nos fala sobre vários pintores (além de poucos escultores) e suas obras; logo na primeira história que conta, narra primeiro um desastre real, um naufrágio, e depois explica como o acontecimento foi retratado por um pintor da época, Géricault. E engraçado que o segundo artista de quem fala é Delacroix, que serviu de modelo para uma das pessoas retratadas no quadro do outro pintor. Na parte sobre ele, o autor fala sobre o diário que escrevia e sobre sua obra no geral, principalmente quanto ao uso da cor. Mais para a frente, ao falar de outro pintor, Fantin-Latour, ele mostra que seu quadro “Homenagem a Delacroix” nada mais é que uma não homenagem, já que tem um estilo tão diferente quando possível.

No total são 17 ensaios, então claro que não vou falar de todos ou a resenha ficaria muito extensa. O autor se preocupa bastante com a contextualização, na maior parte das vezes abordando até o temperamento e a personalidade do artista retratado naquele texto específico. Isso foi ótimo para mim, já que nunca havia estudado a respeito dos pintores franceses, que são o foco do livro (11 dos 17 ensaios se concentram em pessoas desta nacionalidade). Julian nos apresenta artistas dos séculos XIX e XX, citando apenas acontecimentos dos anos iniciais do século XXI (se não me engano, ele não fala de nada posterior a 2005). Apesar de apreciar pintura, confesso que me concentro mais no sentir, não pensando muito no que está por trás das obras. Foi bem interessante poder ver as coisas de outra perspectiva.

Conheci pintores de que eu nem me lembro se já tinha ouvido falar... Como Manet, fiquei muito curiosa para ver quadros dele. Principalmente quadros que retratem o “branco Manet”, que o autor considera que é sempre mal reproduzido. Quero muito ver o efeito que ele conseguia dar a essa cor de perto.

Mesmo que cada ensaio foque em um pintor, outros são citados, e como muitos eram contemporâneos podemos ver as relações que existiam entre eles. Em alguns casos, são mostradas as reações de uns a outros, mostrando o diálogo contínuo com o passado de que o autor fala na citação que coloquei no início da resenha. Mesmo pintores que não têm um ensaio dedicado a eles estão presentes de alguma maneira quando seus nomes são mencionados no meio de alguns textos.

Gostei muito da obra, apesar de achar que ela ganharia muito com a presença de ilustrações coloridas (mas claro que isso aumentaria bastante o preço). E não são todas as pinturas que o autor menciona que estão presentes nela, então à medida que eu lia precisei procurar vários quadros na internet para ter ao menos noção de que ele estava falando – claro que uma reprodução, sendo em preto e branco ou colorida, não consegue causar reações iguais às de um original, mas alguma coisa ainda é melhor que nada. O livro traz uma enorme quantidade de informação em poucas páginas, e me deu muita vontade de estudar mais sobre o assunto. Com certeza uma leitura rica e instigante.

12 comentários:

  1. Oi Ju
    Eu também amo museus e acho que vou adorar este livro!
    Achei a sinopse ótima e fiquei muito curiosa para ler. Não conhecia ainda, mas Mantendo um olho aberto já esta na minha lista!
    Gosto muito quando aprendo com as histórias que leio e também gosto de pesquisar o tema depois da leitura
    Adorei sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. To chocada em ver uma obra cheia de ensaios sobre pinturas, amo arte num geral e já comprei vários livros de pinturas mas esse certamente é bem diferente do que imagino..

    ResponderExcluir
  3. Ótimo livro, eu que sou uma grande amante pela arte adoreei ^^ Museus são ótimo, misturar tudo isso em um livro é bom demais. Com certeza leria, boa resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Ainda não conhecia esse livro, mas também adoro pinturas, adoro museus, então acredito que iria adorar esse livro também. Acho que as ilustrações coloridas ficariam bem melhores mesmo, mas sem dúvida o preço iria aumentar. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!

    Muito provavelmente, tens razão, e umas ilustrações coloridas ficariam muito bem no livro, mas a verdade e o preço realmente iria disparar ahahah a capa agradou-me!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que interessante! Deve ser um livro muito rico por mostrar tantas obras de artes, nunca fui muito interessada por esse assunto, mas gostaria muito de ver a obra. Adorei sua resenha!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Eu não conheço a maioria dos pintores que você mencionou e não me vejo lendo um livro sobre este assunto. Mas, minha irmã estuda artes então vou indica-lo para ela. Concordo que ele ficaria maravilhoso com ilustrações coloridas, para isso, talvez fosse interessante que a editora o dividisse em dois volumes, de forma a não ficar tão caro..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii JU

    Confesso que não é o meu tipo de livro, pois o tema não me chama a atenção mas pra quem curte a dica é ótima ja que não é muito conhecido eu acho... A resenha ficou ótima.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conheço o autor e tampouco sabia sobre a existência desse título, mas achei a capa muito interessante por mais que a premissa não tenha chamado a minha atenção, devido a não ser o tipo de leitura que busco. Dessa vez deixarei a dica passar!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, não conhecia o livro, mas acredito também que colocar as pinturas citadas enriqueceria o livro.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Oie
    nossa, bem diferente a leitura pelo que vi na sua resenha, parece ser uma leitura muti útil ainda mais para quem gosta muito de arte, bela dica, não conhecia mas adorei a dica

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Esse tipo de livro normalmente não me chama a atenção, mas pela sua resenha ele traz muitas informações interessantes e tenho certeza de que acrescentariam muito na minha vida, então eu o vou colocar na listinha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo