segunda-feira, 23 de outubro de 2017

[Resenha - Rocco] Enraizados

Postado por Ju às 18:00
Título: Enraizados
Autora: Naomi Novik
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Editora: Rocco
Número de páginas: 384

Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

Em um vale, há algumas vilas. De um lado, existe uma torre, em que mora o Dragão. Não um dragão de verdade, mas um mago imortal, que está lá para proteger o vale do que existe em sua outra extremidade: a Floresta. 

Uma Floresta que parece maligna e que ninguém sabe exatamente como ou quando começou a existir. Um lugar habitado por criaturas muito estranhas, que eventualmente atraem (ou carregam) alguém para dentro de lá. Quando algo assim acontece, só resta aos aldeões torcer para essa pessoa nunca mais ser vista. Porque nas vezes em que as pessoas voltaram, tinham sofrido corrupção, o que estava dentro delas era diferente e não paravam de fazer maldades até serem impedidas - para isso alguém precisava matá-las e queimá-las, o que obviamente nunca era fácil, nem física nem emocionalmente falando.

Em uma das vilas, vive Agnieszka. Uma jovem de 17 anos que é tão estabanada quanto se pode ser, que não consegue nem ao menos manter as roupas limpas. Está chegando um dia que acontece a cada 10 anos, em que o Dragão desce ao vale para capturar uma garota. Ele leva uma menina de 17 anos para sua torre e, depois de 10 anos, a liberta e lhe dá dinheiro, e leva uma nova garota em seu lugar. 

Nieshka não tem medo de ser levada. Há muitos anos, sabe que a captura existe, mas sabe também que o Dragão sempre dá um jeito de levar a garota mais especial, mesmo que muitas vezes nem troque uma palavra com nenhuma das "candidatas" antes da captura. Então ela já o odeia pelo que vai fazer, mas apenas por ter certeza de que levará sua melhor amiga, Kasia. A mais bonita, a mais inteligente, a mais capaz de todas as garotas que ele tem para escolher. Mas quando isso não acontece, ninguém sabe como lidar com a surpresa que o destino preparou.

Fantasia é meu gênero preferido, e não tenho problemas por normalmente os livros pertencerem a séries. Mas nem consigo descrever o quanto fiquei absurdamente feliz ao descobrir que Enraizados era um livro único. E mais feliz ainda quando terminei a leitura completamente satisfeita, já que a história foi bem construída e ficou tudo bem explicado.

Confesso que cheguei a ficar muito chateada com a autora em certa parte, mas no fim ela conseguiu me mostrar que tinha as coisas sob controle todo o tempo. Só teve algo de que senti muita falta: um mapa. Acho que mapas nunca deviam ser deixados de lado em livros do gênero, principalmente quando as personagens viajam em reinos. A presença deles me ajuda muito a acompanhar os deslocamentos que ocorrem.

A sinopse fala de folclore eslavo e infelizmente não sei nada sobre ele para situar vocês, mas posso dizer que amei essa leitura. A Floresta é uma personagem super importante, e nela habitam seres realmente bem diferentes dos que já ouvi falar. Ela tem um poder enorme, e várias personagens também. Achei muito interessante que não é todo mundo que usa o mesmo tipo de magia... A maioria sim, mas existem exceções, e o que quem lida com a magia de forma diferente pode fazer é mais que surpreendente.

A evolução das personagens é algo incrível de acompanhar. No início da história, Nieshka é uma garota mais birrenta que com um objetivo real, e acaba se tornando alguém que sabe o que quer; que aprende a lidar com sua intuição e com as mais diversas situações. Ela, antes de tudo, é humana. Uma humana que ama e valoriza seu lar e suas raízes, por mais que o local em que sempre viveu tenha problemas. Nem por um momento passa por sua cabeça que seria melhor fugir e deixar o problema para trás - ela simplesmente precisa fazer com que tudo seja resolvido definitivamente.

Já o Dragão, parece que já se esqueceu completamente de que sentimentos entre seres humanos existem, e tem tanta certeza de que é o mago mais poderoso que habita o reino no momento que sua arrogância não lhe permite perceber que existe mais de um jeito certo de fazer o que é necessário ser feito. Mas em certo momento ele abre os olhos e aí as coisas começam a fluir de um jeito maravilhoso.

Tanta coisa acontece durante o enredo que nem sei como falar sobre ele. Temos luta pelo poder, guerra, relações familiares... É mostrado do que o amor é capaz e também o quanto a ambição (ou até mesmo um desejo inconsequente) pode cegar uma pessoa. Já estou com saudades dessa história e com certeza vou querer reler quando tiver oportunidade.

16 comentários:

  1. Oi,
    Infelizmente Fantasia é um dos únicos gêneros que não curto ler,mas a história parece ser bem construída e boa para quem gosta e bom saber que é um único livro porque a maioria é série né?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiieee

    Esse livro foi totalmente diferente do que eu imaginava. A sinopse dá uma ideia de algo ao estilo "A Bela e a Fera" e a verdade é que não poderia ser mais diferente. Gostei do rumo que a trama vai tomando e como a protagonista reage diante de tantas mudanças. O final é ótimo, apesar de ser um livro longo eu curti bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Legal quando a autora nos surpreende a ponto de ver que tudo foi planejado, ainda mais se tratando de fantasia, é tão fácil se perder dentro deste gênero.
    Uma boa dica, espero poder em breve ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estou bem curiosa com esse livro e gostei bastante de poder conhecer mais sobre a trama, que parece ser maravilhosa. Eu gosto de livros com mapas, mas não sinto falta quando não colocam.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas logo de cara a capa já me chamou a atenção, que linda! Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler a estória. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia o livro e eu não tenho vontade de ler esse livro então eu passo a dica. Mais gostei muito da sua resenha

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,
    Também amo fantasia, mas eu confesso que livros fantásticos que fazem parte de série me incomodam um pouco, pois parecem intermináveis. Nem acredito que esse livro é único e completo.
    Adorei a premissa dele e a questão de os personagens evoluírem ao longo da trama.
    Posso desejar esse livro para ontem?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não conhecia esse livro, mas fiquei apaixonada pela premissa!! E, depois da resenha, já coloquei na lista dos próximos a comprar (o que só vou poder fazer ano que vem :( ). Adoro conhecer novas mitologias e livros de fantasia são meu xuxuzinho :D Espero gostar desse livro tanto quanto tu ^^

    Bjs da Cami

    ResponderExcluir
  9. Uau, parece ser uma história incrível mesmo! Amo o gênero fantasia e estou bastante curiosa para saber o que acontece na floresta e o quê o mago faz com as meninas que ele captura. Parece ser uma história cheia de aventura, mistério e magia. Sua resenha está incrível e espero conferir essa história um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa recentemente li uma resenha sobre esse livro, falando negativamente, já tinha desistido dele, ai vem sua resenha trazendo elogios e agora estou em dúvidas. A capa é linda e é o primeiro chamariz. Ao descobrir que é fantasia e volume único, a gente já fica mais interessado ainda hahaha Ao saber do enredo é ai que se encanta mesmo. Procurarei saber mais sobre ele pra ter minha opinião final. Gostei da sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu solicitei esse livro e estou esperando chegar, depois da sua resenha me animei mais ainda. Porém, sendo sincera fiquei com medo da parte que vc ficou chateada com a autora, eu tendo a ficar bem irritadas nestas situações hahahaha.
    Adorei a resenha e espero gostar do livro.
    ps: SIIIM, nunca deveriam deixar de por o mapa, senão ficamos perdidas em diversos momentos.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Ju, diferente de você, não sou tão fã de fantasia assim, maaaaaaas acho maneiro quando é bem escrito e detalhado.
    Gostei muito da sua resenha e de saber que você curtiu tanto assim.
    Não sei se leria, mas fiquei animada!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro. Também gosto muito de fantasia, mas esse não me convenceu muito. Essa coisa de o dragão leva uma garota pra torre parece tão boba, sem explicação. Gosto muito quando trazem folclore e mitos de regiões/países que não conhecemos e, talvez, isso seja legal nessa narrativa, espero que a autora tenha explorado isso bem. Que bom que gostou :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade tem uma explicação muito boa pra ele levar as garotas para a torre, mas contar o motivo real seria spoiler. ;)

      Excluir
  14. Olá!

    Apesar dessa capa lindíssima, fantasia não é meu gênero favorito, mas se for bem escrita pode ser que eu dê uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Esse livro está na minha lista desde que eu li que ele tem como temática o folclore eslavo. Também não conheço, mas achei bem diferente e interessante, rs.
    Também sinto muito falta de mapas, especialmente em livros de fantasia e aventura que eu acho um elemento essencial. Mas tudo bem, acontece de não ter, infelizmente.
    Adorei a sua resenha e com certeza vou ler esse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo