segunda-feira, 4 de setembro de 2017

[Resenha - Universo dos Livros] Star Wars: uma nova esperança - a vida de Luke Skywalker

Postado por Ju às 16:00
Título: Star Wars: uma nova esperança - a vida de Luke Skywalker
Autor: Ryder Windham
Tradução: Felipe CF Vieira
Editora: Universo dos Livros
(Selo Universo Geek)
Número de páginas: 192
Skoob

Uma nova esperança. Um novo herói. Um novo Jedi. Durante sua infância, Luke Skywalker viveu em uma fazenda simples em Tatooine e se considerava órfão. Sonhando com o dia em que encontraria seu lugar em um mundo mais vasto, ele vê seus amigos partirem em busca de uma vida melhor. Como sua origem e seu destino sempre foram incertos, ele conta com a ajuda do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi – para ele um misterioso eremita –, para finalmente descobrir a verdade sobre seu pai, sua irmã gêmea e seu futuro. Após se juntar aos Rebeldes que lutavam contra o Império, Luke finalmente encontra o caminho para superar seu maior desafio: enfrentar o poderoso Darth Vader. E, ao se deparar com o lado sombrio da Força, ele seria capaz de trazer uma nova esperança a uma galáxia muito, muito distante...


Como o título deixa bem claro, este livro fala sobre a vida de Luke Skywalker. Se você nunca ouviu falar dele, se não sabe nada de Star Wars, bem, você corre dois riscos ao ler esse livro: o primeiro, de não entender nada; o segundo, de pegar inúmeros spoilers de filmes da franquia.

Aconselho a leitura para fãs do universo. Algumas coisas que li me pareceram muito familiares, apesar de não me lembrar direito dos filmes mais antigos da saga. Outras coisas acho que li pela primeira vez nessa obra - o que não me espanta, porque nos agradecimentos o autor cita várias fontes, inclusive histórias em quadrinhos e um romance que nunca li, e ainda diz que o livro incorpora diálogos e cenas deletadas do Episódio IV - Star Wars: uma nova esperança. Fora que ele nos diz que até sua filha forneceu ideias muito úteis para as histórias... Ou seja, não tinha mesmo como eu ter conhecimento de tudo.

Apesar dessa junção de elementos de vários lugares, a história ficou super plausível e tranquila de acompanhar. No início do livro, Luke decide que quer saber mais sobre seu pai. Sobre o lado de seu pai sobre o qual ele não tem nenhum conhecimento, mais especificamente. A pessoa que ele foi antes de cometer muitos erros e se tornar um inimigo poderoso.

Eu apenas gostaria de entender como ele se tornou o homem que foi, e como certas circunstâncias de sua vida podem ter afetado suas decisões. Não posso aprender com os erros dele se eu não souber quais foram esses erros.

Parte da história se passa no presente (presente do Luke, obviamente) e parte no passado, com o protagonista relembrando tudo o que já viveu. Minhas partes preferidas foram as em que ele interage com seus dróides - C3PO e R2-D2. Ainda acho que o R2 é o meu preferido, ele é sensacional, adoro vê-lo se comunicando através de sons e tons e sendo rebelde e salvando o dia... Rs...

Mas também é muito legal acompanhar os acontecimentos de quando ele vivia em Tatooine e era apenas um garoto com o sonho de conhecer mais que apenas aquele planeta. A obra mostra seu relacionamento com a família e com os amigos e demonstra que mesmo sem ter conhecimento sobre a Força, ele já possuía muito dela em si.

As páginas são amarelas e a fonte é de um tamanho que deixa a leitura bem confortável. A capa retrata um momento importante dos filmes então claro que isso já me fez ter um carinho instantâneo por ela. Foi uma leitura rápida e gostosa de ser feita, que me proporcionou uma nostalgia muito bem-vinda.

11 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Eu não sou muito chegada nesses livros novos do Star Wars, sempre fui criada e desde então fascinada pelos clássicos do cinema e acho que a minha paixão é meio difícil de ser mudada, adorei saber a sua opinião e acho essas capas lindas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nao curto muito a série, mas meu irmão é viciado! Irei indicar para ler esse volume dos livros com certeza! ;)

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Confesso que diferente da maioria, eu nao sou mto fã de Star Wars.
    Vi que a Universo estava lançando os livros e nao gostei mto da proposta nao, sou mais de ver os filmes, com seus efeitos e tudo mais.
    Mas foi legal saber mais do livro, é uma boa pedida pra os fãs.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sou fã de Star Wars, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro, porque acho que quando eu começar, não vou querer parar mais. rs
    Esta com certeza é uma leitura imprescindível para fãs, principalmente pela maneira como parece abordar a vida de Luke. Fiquei bastante curiosa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Sou muito fã de Star Wars mas confesso que nunca me animei muito em ler os livros que existem sobre o universo, mesmo tendo alguns na minha estante.Me atenho mesmo aos filmes, que conseguem me prender com extrema facilidade, mas tenho certeza de que todo fã gostaria realizar essa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar do livro, mas também não sou fa de Star Wars... Alias, nunca vi nenhum filme nem li qualquer livro.

    De qualquer das formas, acho ótimo que a historia, mesmo que no meio de tantos lugares, seja plausível e tranquila! Isso e ótimo!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, da saga Star Wars só vi mesmo os filmes e aqueles livros infantis da Aleph. Entretanto, até tenho curiosidade de ler alguns livros sobre a série, mas morro de medo de acabar me perdendo no enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,
    Não curto SW, eu já tentei ler e assistir aos filmes, mas eles não tocam no meu coração nem costumam agradar, é uma pena.
    Adorei ler suas impressões e gostei dessa questão de o personagem lembrar do passado, mas não me sinto compelida a ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie
    nossa eu nunca li nada nem assisti sobre star wars mas tenho meu namorado que é viciado e diversos amigos, então sabe como é né haha quem sabe um dia

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee!
    Apesar de já ter assistido várias vezes Star Wars, nunca parei pra ler um livro. Gostei desse, vou ver se encontro na biblioteca que frequento.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica do livro Ju, mas dessa vez vou passar, pois já vi que tem vários livros desse universo, ai junta com os filmes e hqs, tem os desenhos, ai já viu né?! imagina se eu leio o livro, gosto e vou atras de td quanto é coisa??? Sem condições no momento
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo