terça-feira, 12 de setembro de 2017

[Resenha - Rocco] O conto da aia

Postado por Ju às 16:00
Título: O conto da aia
Autora: Margaret Atwood
Tradução: Ana Deiró
Editora: Rocco
Número de páginas: 368

Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

Em O conto da aia, conhecemos a República de Gilead. Um lugar nos Estados Unidos, no futuro, em que os direitos constitucionais foram suspensos. Todas as mulheres perderam o direito à propriedade, de um dia para o outro. E se tornaram propriedade dos homens, tendo que se encaixar em algum papel agora existente na sociedade.

As menos privilegiadas (financeiramente falando), mas casadas e religiosas (diziam que tudo que faziam estava de acordo com a Bíblia), puderam desempenhar o papel de Econoesposas. O que quer dizer que elas cuidariam da casa, do marido e teriam filhos com ele. Agora, para os mais ricos, as coisas eram diferentes. Havia o marido, normalmente um Comandante. Havia uma Martha - uma empregada não remunerada. Havia a Esposa, que até podia ter filhos, mas muitas não davam essa sorte. 

Então, a casa recebia uma Aia. Uma mulher destinada unicamente à reprodução. Uma vez por mês, tinha que se submeter a uma cerimônia com o Comandante, com a presença da Esposa, para tentar gerar uma criança. Criança que obviamente nunca seria dela. Aliás, as aias que tinham filhos antes de tudo acontecer (acredito que basicamente todas) os perderam para as famílias ricas.

Caso uma mulher não aceitasse o destino oferecido a ela, seria mandada para as colônias. Um lugar em que a chance de terem que lidar com lixo tóxico era altíssima e em que não sobreviveriam além de uns poucos anos. Nossa protagonista é Offred, uma Aia. Ela nos conta sobre sua vida atual e sobre tudo o que perdeu.

Foi uma leitura extremamente dolorosa para mim. Demorei a terminar porque não conseguia ler muito de uma vez, me sentia torturada por ter que acompanhar tudo aquilo. O pior é que nesse mundo em que vivemos tudo pode acontecer, então só de pensar na possibilidade de passar por algo do tipo eu tinha vontade de vomitar.

Mesmo assim, precisei chegar ao final da leitura, não consigo abandonar livros. Mas aí, o que acontece? O final é aberto! Eu não gosto de jeito nenhum de finais assim, em que temos que supor o que aconteceu com a protagonista. Aí veio uma espécie de epílogo - em que algumas pessoas analisam a história anterior - e achei que o destino dela seria enfim revelado, mas não foi. 

Não tiro o valor do livro. Ele causa muitas reflexões a respeito da liberdade e dos direitos civis. Mas não é o tipo de obra que realmente me conquista. Meu gênero preferido é a fantasia, e isso não é à toa. Já acho o mundo em que vivemos cruel demais para ficar lendo sobre ele, um mundo pior é ainda mais difícil de suportar. Mas aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões. Aliás, essa é uma das coisas discutidas: seria mesmo um mundo pior? Pior para quem? Enfim, era tudo o que eu tinha a dizer.

20 comentários:

  1. Flor, muito que concordo com você! Não gosto de drama por esse motivo, já vivemos uma realidade cruel, gosto dos livros para poder fugir. Mas depois de assistir a série esse livro me chama. Não sei quanto ao livro, mas a série é realmente desesperador. E nada aponta que é num futuro distante. Parece que começa tudo hoje. O que é pior! A história é absurda e quase real, por esse motivo ele é tão aterrorizante!
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Imagino como deve ter sido difícil ler os capítulos mais tensos, vi algumas resenhas falando sobre essas partes e realmente não sei qual seria minha reação. Acho incrível os questionamentos que o livro deve trazer. Espero conseguir ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    É difícil pensar que as vezes a nossa realidade é mesmo dolorosa e quando cai a ficha em um livro para mim é pior ainda, acredito que mesmo assim parece ser uma leitura muito aproveitosa e emocionante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro mas conheço a obra pela série do Bruce Mille, é uma pena que você não goste do estilo porque é uma obra forte, como um soco no estômago e fiquei sabendo que o final do livro ainda é pior que da série.

    A resenha ficou impecável, imagina se tivesse adorado o livro e curtisse o gênero?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oiiii tudo bem??

    Estou louca para ler esse livro, ouvir falar muito dele, e é uma pena saber que o final é aberto. Pois temas assim precisamos saber o que houve, pra tirar um pouco nossa angustia, ou até mesmo, nos angustiar mais.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  6. Heiii, tudo bem?
    Eu ouvi falar mtooo do livro e da série, mas assim como vc nao tenho estomago pra esse tipo de história.
    A mulher era estuprada praticamente e estava tudo ok pra sociedade, me revolta esse tipo de coisa.
    E o final aberto tb nao suporto, prefiro que fale que fulano morreu e pronto do que deixar pontas soltas.
    Muito boa a sua resenha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Jura que o final é aberto? Primeira resenha que vejo falando sobre o mesmo. Também não curto muito e com certeza seria um empecilho para ler, porém como a obra é bem elogiada e tem um tema que me interesso muito, seguirei em frente. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Apesar do final aberto, vale demais a reflexão, ainda mais porque não acho dificil que um dia isso venha a acontecer, de verdade. O final pode ter ficado aberto justamente por não sabermos o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Não sei se tenho coragem de ler esse livro. Acredito que me incomodará muito, e não estou na vibe de ler esse livro.
    Vou deixar para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Muito legal o livro, gostei da resenha e do enredo e o quanto você falou sobre, não é bem o tipo de leitura que costumo ter mas acho que abriria uma exceção

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro e concordo que é uma leitura perturbadora e dolorosa. No entanto, acho que é um livro importantíssimo justamente por servir de alerta e fazer as pessoas refletirem. Do jeito que as coisas andam no mundo, não estamos tão distantes daquela realidade assustadora que a autora retrata.
    Apesar de, a princípio, eu não ter gostado tanto do final, mas achei que foi adequado para o livro. Acho que uma solução simples não faria justiça a tudo que ocorreu ao longo do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju, apesar de não ter sido uma boa leitura para você eu estou morrendo de vontade para lê-lo depois que terminei de assistir a serie baseada no enredo do livro *-*

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Tive que comprar esse livro. De tanta gente lendo e falando dele e da série. parece ser muito bom, principalmente pelos questionamentos levantados. Me surpreendei ao saber que foi uma leitura um difícil para você, eu não sabia que o a história tem momentos de tensão. Estou louca para ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. OIe,
    Eu estou simplesmente louca com esse livro! Quero muito ler!
    Essa é a primeira resenha que vejo que não morre de elogios para o livro. Também sou do Team fantasia, mas acho que a leitura vai me agradar muito, pena que isso não aconteceu com você.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Ju, eu já vi muitos comentários para o livro mas não cheguei a ler resenha sobre ele. Lembro da forma como foi aclamado pelos meus amigos dizendo que seria uma leitura obrigatória e tals, maaas eu mesma sabia que a leitura não iria fluir para mim. Gostei da sua sinceridade na resenha.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. Oi, Tudo bom?
    Nossa eu estava louca para ler resenha desse livro, vi algumas pessoas falarem dele mas ainda não conhecia sobre o que era, e eu agora entrei para a lista de quem quer ler kkk.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não é um livro que me vejo lendo hoje e nem futuramente, já vi várias resenhas dele, tanto positivas quanto negativas mas no momento eu prefiro me abster de ler ele. Obrigada pela resenha sincera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Muitas pessoas estão lendo esse livro por conta da série, ainda não assisti e não estou nem um pouco tentada a fazer essa leitura. No entanto, é legal saber um pouco mais sobre essa história que está agradando a muitos, além disso essa é a primeira resenha que não é 100% positiva que leio.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?!? Tenho visto varias pessoas falando desse livro, e agora vendo que o final é aberto vou passar longe.
    A historia realmente me interessa, acho que é um excelente texto para reflexão, mas passar por isso e não saber de fato o destino da protagonista, me assusta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Estou no seu time de amar fantasia para fugir das atrocidades do nosso mundo.
    Uma amiga do trabalho me indicou a obra, mas confesso que não sei se tenho coragem para ler e me deparar com situações tão tensas que são descritas pela Aia.
    Quem sabe no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo