quarta-feira, 13 de setembro de 2017

[Resenha - Hoo Editora] O livro das coisas que nunca aconteceram

Postado por Ju às 16:00
Título: O livro das coisas que nunca aconteceram
Autora: Ana Luiza Savioli
Hoo Editora
Número de páginas: 400

Harry Darwin deveria ter morrido. E há diversos universos e realidades nas quais tinha mesmo se afogado naquele 8 de outubro, no lago do colégio. Nesta realidade, porém, ele fora salvo. E de uma forma bastante singular: resgatado por um completo estranho, Harry descobre o nome de seu salvador quando seu corpo é encontrado nas dependências do internato, um dia depois: Damon Knight. E agora, ocupando o mesmo quarto que um dia foi de Damon, o irmão mais novo, Matthew, prova que mistérios e segredos rondam todos os Knight. Uma família responsável por curar o tecido da realidade. Por desfazer erros, traçar destinos e fazer a vontade do tempo. Em sua ânsia de entender o dia de sua não morte, Harry acaba envolvido no mistério do fim de toda a existência. O mistério do fim do tempo.

Neste livro acompanhamos a história de Harry Darwin, um garoto que é salvo por outro quando está quase se afogando em um lago. Acontece que Harry nada muito bem, é jogador de polo e não tem a menor ideia de como foi parar naquele lugar nem o que fez com que ele precisasse ser salvo.

Para completar, descobre que seu salvador é um rapaz que estava desaparecido há dois anos, Damon Knight, apenas quando ele aparece morto, aparentemente tendo cometido suicídio. E quando o irmão mais novo desse rapaz, Matthew, começa a frequentar a escola, Harry acaba se ligando a ele de uma forma que nenhum dos dois consegue entender plenamente. E por que Damon o teria salvado, sendo que os dois nunca se conheceram?

Mas mais complexo que isso é a tarefa que a família Knight desempenha. Eles viajam no tempo para garantir que coisas que precisam acontecer aconteçam e que o que não deve se concretizar seja evitado. Falhas nesse trabalho podem causar um colapso tão grande que pode acabar se transformando no fim do mundo.

Na primeira vez que vi esta obra, a capa e o título me instigaram demais a realizar a leitura. Além disso, sou simplesmente alucinada por livros que abordam esse assunto da viagem no tempo, então comecei a ler com uma empolgação absurda. Mas ela acabou se esvaindo porque demorei bastante para entender o porquê das coisas estarem acontecendo. 

Talvez o problema em parte seja eu, não estou numa fase muito boa e esse tema é sempre algo complexo, que demanda bastante atenção. Não consegui entender o motivo do livro ser tão extenso (ele tem exatas 400 páginas), principalmente porque parte do mistério desvendei com facilidade e, apesar do restante ter me surpreendido, não foi a ponto de me deixar completamente de boca aberta. Então me senti um pouco frustrada com a leitura, que demorei bastante a terminar.

Claro que temos pontos positivos. A relação familiar de Harry é abordada e vemos o protagonista descobrindo quem realmente é e aprendendo a lidar com todos ao seu redor. Ele é bolsista na escola devido a seu talento no esporte, mas o fato de conviver com aquele número enorme de alunos ricos faz com que se diminua e aceite que nunca vai fazer parte real daquele ambiente. A autora também aborda o quanto o amor é poderoso e como a existência dele pode ser mais importante que qualquer outra coisa.

A história faz sentido? Sim, faz. Achei a ideia excelente, inclusive. Só que durante a maior parte do enredo não recebemos informações novas, e no final a autora expõe tudo de uma vez. Apesar de ter achado as personagens bem construídas, não consegui me afeiçoar muito a elas. Isso normalmente se torna um enorme problema para mim e faz com que a leitura seja naturalmente mais lenta. E, por mais que possa não fazer sentido para muita gente, quanto mais devagar eu leio mais detalhes perco.

Por tudo que disse, acho que deu para entender que a leitura não funcionou bem para mim. Mas vi algumas resenhas extremamente positivas então, caso você tenha sentido curiosidade pelo enredo, aconselho que leia para tirar suas próprias conclusões. A experiência de leitura é sempre diferente de acordo com a vivência de cada leitor, então pode ser que um livro que não foi feito para mim acabe se tornando bem especial para você.

13 comentários:

  1. Complexo mesmo, todo enredo em si. Acredito que somente lendo para compreender toda história.
    Uma pena o livro ter se prolongado tanto torna a leitura arrastada. Por enquanto estou mais para ivros curtosm então fica pra uma próxima quem sabe rsrs.

    Beijos Ana.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/o-bilhete-na-garrafa-thiago-andrey.html

    ResponderExcluir
  2. oii tudo bem ?

    o livro parece bem interessante mais infelizmente irei passar quem sabe na próxima eu leia.

    bjj

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei bem interessante esse livro e já quero colocá-lo em minha lista!! Entendo que quando não estamos em um bom momento algumas obras acabam sendo incompreensíveis, mas espero que você refaça essa leitura algum dia =)

    ResponderExcluir
  4. Oii! Eu não conhecia essa obra, mas fiquei bem curiosa, ainda mais por conter uma história bem complexa e interessante. Sua resenha está ótima. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  5. Oi JU, também tenho dificuldades quando não consigo me conectar com os personagens... Não digo que a leitura fica mais lenta, mas perde muito do brilho.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    UAU, viajam no tempo? Já me interessei, quero ler este livro assim que possível, adorei a premissa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, achei o título super instigante e a capa bem curiosa. Eu gosto de livros com essa premissa e me interessei por esse, mas acho que a leitura fica um pouco cansativa quando demoramos a entender as coisas, mas enfim, fiquei curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    que pena a leitura não funcionou pra ti, à primeira vista parece ser algo bem interessante, então acho que arriscaria, muito legal mesmo sua resenha e sinceridade

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Eu gostei muito da história, que pena que não deu tão certo para você. Eu amei esse título acho que ele já instigou minha curiosidade. O que sentimos pelos personagens conta muito na leitura né?! Acho que se um dia tiver oportunidade lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Achei a proposta do livro muito interessante, chamou muito minha atenção. Além de ter viagem no tempo, tem uma vibe de mistério né. Beijos <3

    ResponderExcluir
  11. Passei por isso com algumas obras, eram enormes mas faziam sentido apenas no final, me senti bem frustrada. Essa obra parece interessante e eu super leria porque a premissa é boa e mesmo você não tendo gostado 100% me deixou curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia a editora ou mesmo a autora, achei a proposta bem interessante, a premissa me deixou intrigado e interessado. Dica anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. UAU! Adorei a proposta desse livro, pois como você, sou apreciadora de livros com viagens no tempo. Sim, são complexos mesmo e por isso temos que priorizar a leitura, para refletirmos melhor cada assunto abordado. Amei a capa! Adorei a dica.
    Nizete
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo