terça-feira, 8 de agosto de 2017

[Resenha - Rocco] Ivy Pocket: O segredo do diamante

Postado por Ju às 16:00
Título: Ivy Pocket - O segredo do diamante
Autor: Caleb Krisp
Tradução: Claudio Figueiredo
Ilustrações: Barbara Cantini
Livro #1 da trilogia
Editora: Rocco
Número de páginas: 326

Repleto de humor e fantasia, Ivy Pocket e o segredo do diamante é o primeiro de uma trilogia britânica que conta as peripécias de uma menina órfã esperta, charmosa, auto-confiante e... muito desastrada. Em sua primeira aventura, Ivy se vê abandonada em Paris, sem nenhum centavo e completamente perdida. Quando uma duquesa a incumbe de entregar um colar incrível (e possivelmente amaldiçoado) a uma menina chamada Matilda, em seu aniversário de 12 anos, Ivy enxerga a chance de retornar a Londres e embarca num navio para cumprir a missão. A partir daí, a intrépida protagonista conhece uma série de personagens improváveis e se envolve em muitas confusões e mistérios, incluindo um ataque de estranhas criaturas nanicas que usam vestes de monges. Será que Ivy conseguirá entregar o colar a Matilda e, principalmente, chegar sã e salva à última página?

Ivy Pocket é uma órfã de 12 anos que faz de tudo para não revelar essa parte de sua história. Há pouco mais de um ano, conseguiu um emprego como criada em Londres (sim, achei estranho uma protagonista de série juvenil trabalhar desde os 11 anos - mas vamos considerar que trata-se de uma série de fantasia). Acabou saindo de lá para trabalhar com uma condessa em Paris, mas a experiência não deu muito certo.

Para sorte da garota, uma duquesa decide contratar seus serviços. Ela deve viajar de volta para a Inglaterra e entregar um colar com um diamante valiosíssimo para a neta de uma amiga sua. Mas isso deve ser feito apenas no baile de aniversário da menina, na frente de todos os convidados - nem um minuto antes. Acontece que a pedra parece atrair perigo, e Ivy precisa enfrentar muitos fatos e pessoas esquisitas para cumprir sua missão.

Pensem na pessoa mais sincera e sem noção do mundo. Que acredita ter a solução para tudo e não acha possível que alguém possa ser rude com ela por livre e espontânea vontade, que tem certeza de que se a pessoa está confusa a respeito do quanto ela é adorável e prestativa é porque está tendo uma febre cerebral e tem que ter a cabeça imediatamente mergulhada no ponche... Pois é... Ivy é desse nível. Quer resolver os problemas de todos ao seu redor, mas do seu jeito e, se isso a faz ser desprezada ou odiada, é porque a pobre pessoa que ela tentou ajudar realmente está com um problema grave. Vocês não têm ideia do que ela apronta, essa parte da personalidade da protagonista é hilária.

Mas eu tinha que ficar me lembrando o tempo todo de que ela só tinha 12 anos, porque a garota é um poço de ingenuidade. Ela demora quase o livro inteiro para juntar os fatos, e isso foi meio irritante. Mas isso tem a ver com a história dela, foi abandonada em um orfanato aos 5 anos e cresceu super carente de atenção e, principalmente, de afeição. Não é de se espantar que qualquer migalha seja considerada um tesouro por ela.

Achei o trabalho gráfico do livro fantástico, as ilustrações são lindas demais e representam momentos marcantes do enredo. Inclusive foi a capa que me fez querer conhecer a história. As folhas são amareladas e a fonte tem um tamanho muito bom. Não me lembro de ter visto erros de revisão. 

Trata-se de uma fantasia juvenil, mas apenas alguns elementos de um mundo paralelo são revelados; eu gostaria de ter recebido mais informações sobre ele. Mas, como o livro é narrado pela protagonista e ela não sabe nada sobre o assunto, faz sentido que não fiquemos sabendo de muitas coisas a esse respeito. Tomara que nos próximos volumes da trilogia o autor se aprofunde nisso, porque achei os poucos esclarecimentos que ele fez bem interessantes.

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu preciso confessar que adoro livros com tramas voltadas para o público pré-adolescente e eu acho essa capa linda, rsrs. Eu não sei em que época se passa o livro, dependendo a justificativa de uma criança de doze anos trabalhar esteja no fato de se passar em tempos remotos, o que é plausível já que era comum ter crianças trabalhando como criadas.
    Mesmo sendo uma protagonista ingênua eu fiquei instigada com esse universo e as respostas 'no-sense' dela. Vou anotar a dica aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esses livros mais juvenis são sção estranhos mesmo quando a gente lê, mata a história e o personagem fica mosqueando, eu já não curto livro assim mesmo sendo mais jovem sabe?
    Porém a protagonista me parece legal, a Ivy tem umas nuances que acho que fariam eu ler o livro

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, além de fantasia, o livro não seria ambientado no início do século? Talvez isso explique o fato da idade da protagonista..
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana!
    Fiquei encantada pela capa, um amorzinho que só! Com certeza vai chamar a atenção dos jovens leitores.
    A história parece ser uma gracinha, enquanto lia sua resenha fiquei lembrando dos meus alunos, eles com certeza iriam amar esse livro! Já vou levar a dica para sala de aula. Como a faixa de idade deles é parecida com a da protagonista, acho que vão se sentir mais próximos dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Confesso que vi essa capa fiquei curiosa por essa leitura. Saber que é uma fantasia divertida, só me deixa mais curiosa. Pretendo adquirir a obra e espero não ter que aguardar os proximos da trilogia.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que livro legal!
    Adoro esse tipo de leitura.
    Vou anotar a dica.
    Adorei a sua resenha. Confesso que achei bem estranho também uma protagonista de 12 anos ser um empregada com essa idade, mas achei legal as possibilidades de ensinamento que esse livro pode trazer ao seu publico alvo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia a série, mas como adoro fantasia, acredito que tem tudo para me agradar. Amei a capa e a premissa e fiquei bastante curiosa para conhecer Ivy, que parece ser uma protagonista um tanto inusitada.
    Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essa série, achei a capa bem legal, a Rocco mandou bem. Gostei da sua resenha, ficou ótima e a premissa é interessante. Dica anotada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Na época dos meus doze a quinze anos, eu li muitos livros infanto juvenis. Hoje em dia já é bem difícil eu ler algo voltado para essa faixa etária.
    Acho bastante justo a protagonista ser ingenua, mas não sei se isso justifica completamente a sua personalidade, acho que ficaria bastante irritada com essa característica intrometida..
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    A edição desse livro parece estar realmente incrível. Achei a capa uma fofura.
    No entanto, não sei se teria paciência para ler. A protagonista é muito novinha mesmo e acho que iria acabar perdendo a paciência com esse jeito dela.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acho que esse ponto de ela ser apenas uma criança e já trabalhar tão cedo, pode ser o ponto de reflexão do livro.
    Confesso que ainda não o conhecia, mas me interessei pela leitura. Apesar de algumas ressalvas, gostei da dica.

    ResponderExcluir
  12. Oie amore,

    Que capa mais amorzinho, já quero ler.
    Adoro livros juvenis e esse parece se tratar de um livro muito bom, quero muito ler, por isso anotei a dica por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro mas achei interessante. Esses livro são legais para relaxar a mente entre histórias mais densas. Fiquei na dúvida se a trilogia já está lançada completa, já que vc não colocou o ano de publicação desse primeiro título, mas enfim gostei da dica. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil foi lançado apenas esse por enquanto, faz poucos meses. ;)

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo