sexta-feira, 12 de maio de 2017

[Resenha - Universo dos Livros] Ariel e a pérola da sabedoria

Postado por Ju às 16:00
Título: Ariel e a pérola da sabedoria
Autor: Paul Ruditis
Tradução: Francisco Sória
Número de páginas: 256

Ariel é a princesa-sereia caçula do reino submarino governado pelo Rei Tritão, seu pai. A vida da Pequena Sereia é repleta de compromissos reais en-tediantes e aulas cansativas, sendo sempre supervisionada pelo conselheiro real, o siri Sebastião. A maior diversão de Ariel nas horas vagas é explorar o mar com seu inseparável amigo, Linguado, à procura de tesouros provenientes do mundo humano, que tanto sonha em conhecer. Porém, tudo muda quando, em um passeio, conhece Nyssa, uma jovem sereia rebelde que a envolve em uma incrível e perigosa aventura em busca de um dos maiores mistérios dos sete mares: a Pérola da Sabedoria. Será que nossa Pequena Sereia vai dar conta desse mistério sem se meter em confusão?

Imagino que vocês conheçam a Ariel, já que ela é uma das princesas da Disney. Mas caso nunca tenham ouvido falar dela, é uma sereia; a sétima filha do rei Tritão, o governante de Atlântida (não lembro se no filme ele governa especificamente essa região, mas no livro é assim). 

Ela é a caçula e a que mais dá trabalho. A princesa tem uma enorme fascinação pelo mundo humano, e se pudesse iria sempre à superfície. Como não lhe é permitido, faz isso apenas eventualmente e de forma discreta, mas não abre mão de seu passatempo preferido que também não pode ser divulgado: colecionar "relíquias" humanas, coisas que ela encontra normalmente em navios naufragados.

Em uma de suas explorações, a sacola cheia de tranqueiras tesouros que ela acaba de recolher é roubada. E é indo atrás da pessoa responsável que se depara com Nyssa, uma sereia que não é súdita de seu pai e que leva a vida de um jeito bem diferente, conhecendo os vários reinos existentes no oceano.

As duas acabam se aproximando e Ariel decide ajudar a garota em sua busca por um objeto bem específico, a pérola da sabedoria, já que é mesmo louca por mistérios e aventuras. Ela só não tem a menor ideia de em que exatamente está se metendo, pois sua mais nova amiga é cheia de segredos.

Achei o livro bem gostoso de ler. É um juvenil em que as revelações vão sendo feitas aos poucos e em que as personagens têm a oportunidade de aprender boas lições, e é claro que acabamos aprendendo com elas enquanto compartilhamos sua jornada.

Para quem não viu o filme, isso não vai mudar em nada a percepção do enredo, já que a história desse livro se passa antes. A Ariel tem a mesma personalidade: uma garota inocente que tem fé nas pessoas e está sempre disposta a ajudar; uma garota curiosa e que gosta de aprender sobre tudo que estiver a seu alcance.

É uma leitura bem rapidinha que prende a atenção e nos faz querer saber logo o desfecho, enquanto torcemos para que tudo dê certo para a protagonista e seus amigos. Não esperem encontrar um enredo com muita profundidade, mas é uma história que vale a pena conhecer.

14 comentários:

  1. A minha filha é fã da Ariel :) E eu também gosto.
    Eu adoro o Sebastião :D
    Gostei da tua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum desses livros que contam a história de princesas Disney antes de seus filmes, mas acho a ideia legal!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, tudo bem? Adorei a sua resenha e a premissa do livro. Acredito que mesmo sendo voltado para o público juvenil, não terei problemas para gostar e me encantar com a obra. Minha princesa favorita sempre foi a Ariel, talvez por eu amar e ter uma relação bem forte com o mar, e não poderia deixar de conhecer. Com certeza foi para a minha lista de desejados e espero em breve poder estar realizando a leitura.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, não tinha visto o livro ainda, acredita? legal que ele se passa antes do filme, facilita e muito para quem não viu ainda.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. AH MEU DEUS, EU TAVA LOUCA PRA LER UMA RESENHA DESSE LIVROOOOOO <3
    Quem é Ariel? Quem não conhece, saiba: É SIMPLESMENTE A MELHOR PRINCESA!
    Quero muitooo ler esse livro. Como vc deve ter notado, amo a sereia kkkk e adorei saber que o livro traz grandes aventuras já que ela mesma sempre gostou de uma.
    Não vejo a hora de ler também *-*

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é uma ótima sugestão para eu dar de presente. Conheço sim a Ariel!! Certamente a obra fará sucesso entre os fãs da princesa!


    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adoro a Ariel, apesar de ingênua e bem bobinha é uma princesa que eu adoro mas não sei se leria esse livro, confesso, pois me pareceu uma história que não tem muito a acrescentar. Talvez mais para a frente eu leia por curiosidade em saber um pouco mais da Ariel fora dos filmes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Owmm eu conheço sim a história da Ariel e ja assisti os 3 filmes varias vezes e nem por isso deixei de me interessar por essa história.
    Parecer ser uma leitura muito gostosa mesmo
    Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ju, sua linda, tudo bem? Que história mais fofa desse livro de Ariel. Ela é muito espevitada e adoravelmente apaixonante, pelo que entendi tem uma aventura aí no livro que é ir atrás da pérola da sabedoria, né? Vou ler o livro e conferir tudo. Adoro as histórias da Disney.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Desde que a Universo anunciou a parceria com a Disney que fiquei louca, estou acompanhando os livros que estão saindo. Pelo visto o que tenho percebido é que os livros são assim mesmo, nenhum deles traz uma história com um desenvolvimento mais intenso. Faz tanto tempo que vi o filme que não lembro muito, gostei de saber que o enredo está direcionado para a aventura e para o mistério, faz tempo que não leio nada assim. E como sempre as mensagens são lindas. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que eles tinham lançado um livro com a Ariel também, ainda não consegui ler nenhum deles que envolvem o universo Disney, mas quero muito.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra! Gostei muito da sua resenha e fiquei bem interessada, porque sei muito pouco sobre a personagem, então acho que seria uma leitura bem interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ela é tão linda! Por conta da Ariel que me apaixonei pelas sereias. Não conhecia essa obra, mas bastou ver a ruivinha na capa pra me interessar. Sua resenha foi a cereja no bolo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Ariel é uma das minhas princesas preferidas, por isso quando soube da existência do livro corri para lê-lo. De fato é uma narrativa sem tanta profundidade, mas é bem fofinha. Gostei bastante quando li e sua resenha só me fez rever aqueles momentos. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo