sexta-feira, 31 de março de 2017

[Resenha - Planeta] O guardião invisível

Postado por Ju às 23:30
Título: O guardião invisível
Autora: Dolores Redondo
Tradução: Maria Alzira Brum Lemos
Livro #1 da trilogia Baztán
Editora: Planeta
Número de páginas: 352
Skoob

O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar – por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos. Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, o guardião invisível. Adaptado para o cinema em 2017, o romance O guardião invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial. Foi com este romance que a escritora Dolores Redondo se tornou best-seller internacional.

Amaia Salazar é uma investigadora de prestígio que é colocada à frente de um caso aterrorizante. Mais ainda para ela, já que garotas começam a aparecer mortas em sua cidade natal, lugar que não tem prazer algum em visitar, pois possui uma história familiar mais que complicada.

Além de precisar lidar com a busca pelo culpado, e com a dúvida sobre tratar-se de crimes cometidos por um "humano comum" ou por um ser sobrenatural presente na mitologia basca, Amaia passa a conviver com pesadelos e ainda com cobranças pessoais, além das profissionais, e com insubordinação dentro da própria equipe. Ela precisará de todo o conhecimento adquirido em sua carreira e de uma boa dose de sexto sentido para chegar a alguma conclusão, pois seja quem for o serial killer é obstinado, esperto e extremamente cuidadoso.

O que importa realmente: que algo seja verdade ou que muitas pessoas acreditem que é verdade?


Esse livro me pegou de jeito já no início. Tem o lado policial do jeito que mais gosto, com pouco sangue e muita investigação; e ainda características de thriller psicológico, pois Amaia não tem certeza se suas lembranças e suas visões são reais ou fruto de sua imaginação. Isso lhe faz ter problemas principalmente com o marido, devido a seu nível de envolvimento com os acontecimentos e o fato de dormir, comer e estar com a família cada vez por menos tempo.

Existem ocasiões em que a dor é tão grande e está tão enraizada que a gente deseja e acredita que ela vai ficar assim para sempre, escondida e calada, e não quer confrontar o fato de que as dores que não foram choradas e expiadas no seu tempo voltarão vez por outra às nossas vidas como restos de um naufrágio.


Achei o enredo muito bem desenvolvido e como sou louca por mitologia adorei conhecer um pouco sobre uma de que eu não sabia nada. As personagens secundárias também ganham espaço, mas em nenhum momento isso atrapalhou o desenvolvimento do enredo principal, pelo contrário, foi feito na medida certa para enriquecê-lo. Como ponto negativo, só achei que algumas descrições foram mais detalhadas que o necessário, mas não o tempo todo, só em algumas cenas em que o ambiente ao redor da protagonista ganhou bastante destaque.

Este é o primeiro livro de uma trilogia, o que me deixou agoniada sem saber se teria um desfecho, se um culpado seria encontrado. Mas felizmente tudo foi esclarecido e, embora eu tenha descoberto quem era o assassino um pouco antes da hora, não tinha entendido completamente o que se passava em sua cabeça até que detalhes foram revelados.

O final deixa um ótimo gancho para o próximo volume; mais um caso surge, algo que tem ligação com um dos acontecimentos desse livro. Mal vejo a hora de conferir. Existe também uma adaptação para os cinemas que estreará em breve, e como o livro é extremamente visual acredito que será ótimo ver a história ganhar vida também dessa forma. Quando eu tiver a oportunidade de assistir venho contar o que achei, ainda não encontrei informações sobre a data de estreia, se alguém souber por favor me conte. :)

22 comentários:

  1. Nossa, eu não conhecia o livro mas gostei bastante da premissa dele e me pareceu ser um livro que nos deixa intrigados até o final da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Bem... A sinopse me chamou muito a atenção, a sua resenha mais ainda kk! Mas não sei se leria kk! não sou muito fã dessas mitologias e tal, Mas acho que eu daria oportunidade!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Aí meu Deus! Preciso desse livro... Já estou mega com vontade de ler. :D

    Ótima resenha.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, tudo bem?
    Nossa que livro interessante. Essa questão de inquisição espanhola, crenças pagas, e tal são um "q" a mais nessa história não é?
    Bem essa é uma leitura que realmente me deixou interessada e se for tão bom quanto você fez parecer, tenho certeza de que irei amar a leitura.
    Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tá na minha lista de próximas leituras e eu confesso que estava apreensiva com medo de não gostar, mas a sua resenha me deixou bastante aliviada.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, não tinha visto este livro ainda, e você sabe como adoro um enredo policial, mesmo que tenha sangue... O fato de englobar ainda mitologia e ter uma pitada de thriller psicológico são outros pontos que me chamaram atenção. Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Não conhecia o livro, e embora se trate de uma capa linda e você ter mencionado que o livro te prendeu, essa não é uma leitura que acho que iria me atrair nesse momento, então passo a dica!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem ?
    Eu ainda não conhecia o livro. Mas trama policial é algo que não me cativa. No entanto, fico curiosa quando o livro prende o leitor logo no começo do enredo.
    É bom quando o livro termina de forma a deixar a curiosidade ao próximo.
    Espero que a trilogia toda te agrade.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha lido uma resenha antes sobre esse livro e fiquei apaixonada, agora com a sua fiquei com mais vontade de ler! Já até adicionei ao skoob. Adoro livros policiais regados a um bom suspense. Espero conseguir ler ainda esse ano.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Já quero! É um dos meus gêneros favoritos *-*
    Tem muita coisa que adoro: crime, investigação, suspense, thriller psicológico, mitologia...
    Adorei! Dica anotada!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Adoro esses livros que prendem logo de cara!
    Não conhecia este, e gostei do enredo dele e lerei se conseguir!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o livro não me interessou, mas gostei da resenha, bem clara e direta.

    ResponderExcluir
  13. Mitologia basca! Nunca havia ouvido falar, mas já estou curiosa. História de mistério + mitologia e coisas sobrenaturais é justamente o tipo de enredo que me chama atenção.

    ;*

    ResponderExcluir
  14. Não tinha ouvido falar desse livro ainda...
    Confesso que não fiquei tão interessada por se tratar de um policial, mas amei por ter um toque de mitologia.
    Espero que os próximos livros sejam tão bom quanto!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu conheço o livro pela parceria que tenho com a Planeta, vi algumas imagens e li a sinopse, parece ser de fato bem legal. Gostei do enredo e pretendo solicitar ainda esse ano. Parabéns pela resenha!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia a obra e nem sabia que existia/existirá um filme, mas achei a premissa muito interessante. Vou anotar no Skoob.
    Também não sabia nada sobre essa mitologia (estou até pesquisando no Google, agora, haha) e fiquei curiosa sobre isso.

    Tenho fugido um pouco de trilogias e séries, mas essa seria uma que eu me arriscaria a acompanhar no momento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele parece ser o tipo perfeito de leitura para mim, mesmo com alguns pontos de descrição exagerada *-* Dica anotada.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Confesso que não sou muito de ler romance policial, mas que bom que o livro te pegou de um jeito único. De fato os primeiros livros de uma trilogia, como nesse caso, ou de uma série nos deixa com muita vontade de ter o próximo. Não conhecia o volume e a autora, mas é uma oportunidade ótima para quem gosta do gênero. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Ju! Nossa, fiquei até sem ar só lendo sua resenha! Você mostrou os principais pontos e atiçou bastante minha curiosidade. Gosto bastante do gênero e saber que tem livros tão bons assim me anima. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu também sou a louca da mitologia, então fiquei muito curiosa ao saber que esse livro mistura isso com policial. Adorei a sua resenha e me deixou morrendo de vontade de conferir a obra também, espero gostar tanto que nem você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Ainda bem que sua opinião sobre o livro foi boa, porque a sinopse já tinha me convencido. Já teve direitos para filme comprados? Tem super cara disso! Eu adorei. Mistério + sobrenatural tem a obrigação de ser bom hahaha

    ResponderExcluir
  22. Oie
    não é meu estilo de leitura mas tem um enredo muuuito legal, vou indicar a uns amigos que vão curtir

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo