quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

[Resenha - Bertrand Brasil] A feiticeira do inverno

Postado por Ju às 17:00
Título: A feiticeira do inverno
Autora: Paula Brackston
Tradução: Dênia Sad
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 322

O silêncio de Morgana é um mistério, assim como seus dons mágicos e a má sorte que bate à porta dos que lhe fazem mal. Sua mãe não vê a hora de casar Morgana, e o tropeiro Cai Jenkins, parece a melhor escolha. Após o casamento, ela se apaixona pela fazenda de Cai e as montanhas selvagens que a rodeiam. Suas estranhas habilidades começam a ser notadas na aldeia. Uma força maligna está agindo no local, uma pessoa que não sossegará até que todos se virem contra Morgana, mesmo à custa daqueles mais próximos a ela. Morgana deve aprender a controlar o próprio poder... ou acabará perdendo tudo... Mestre em Escrita Criativa pela Universidade de Lancaster, Paula Brackston é a autora best-seller de A filha da feiticeira, publicado em 2013.

Morgana é uma garota de 18 anos que sempre gostou de se sentir livre. Não sabe nem cozinhar, algo que se espera de qualquer mulher de sua época, pois sua mãe não conseguia mantê-la dentro de casa por tempo suficiente para ensiná-la. O contato com a natureza para ela é essencial. É vista como uma boa pessoa, apesar de esquisita, no local em que mora. Isso porque tem magia no sangue. Além disso, a garota não fala. E não por ser muda, e sim por nunca mais ter dito nenhuma palavra após um trauma que enfrentou quando criança.

Sua mãe sente que precisa casá-la com urgência, pois sabe que tem uma doença que irá levá-la em breve. A melhor alternativa parece ser Cai Jenkins, um condutor de rebanhos viúvo de 25 anos, que parece uma boa pessoa e tem necessidade de se casar com rapidez para ter direito ao cargo que foi de seu pai, o de líder dos condutores, o responsável por negociar em nome de toda uma cidade e garantir o sustento dos moradores nos tempos difíceis.

Morgana não está nada feliz em entregar sua vida a um homem, a se tornar propriedade dele e ainda por cima viver a alguns dias de viagem da mãe, que só verá novamente com muita dificuldade. Mas ao chegar a seu novo lar, uma linda e grande fazenda, começa a acreditar que pode ser feliz por lá e, quem sabe, até amar seu marido e ser amada por ele, já que Cai tem atitudes que a surpreendem. Só nunca imaginou que teria que vencer muitos obstáculos para alcançar a felicidade.

As pessoas têm medo do que não entendem e esse medo pode torná-las cruéis.

O livro é narrado parte em terceira pessoa e parte em primeira pessoa, mostrando o ponto de vista da Morgana. O que no caso desta obra é essencial, já que a protagonista, como eu já disse, não fala. Amo a capa e o livro tem folhas amarelas. Só achei que a fonte está um pouco menor que o ideal e que as margens, principalmente a margem interna, poderiam ser maiores. Não gosto de abrir muito o livro e demorei um pouco mais que o normal para ler por ser difícil ver o começo/ final das linhas.

Achei que a narrativa fluiu bem e que os personagens, tanto os principais quanto os secundários, foram muito bem trabalhados. Só tem um probleminha: a autora não tem medo de matá-los. Dois dos meus personagens preferidos não tiveram um destino legal. Acreditei de verdade no amor entre os protagonistas, mesmo que a comunicação entre eles não fosse das mais simples. Felizmente, Cai aprendeu rapidamente a interpretar o rosto de sua esposa, mesmo que tenha sido um pouco mais devagar para descobrir a verdadeira personalidade de algumas pessoas próximas.

O enredo é envolvente e, embora algumas coisas tenham sido fáceis de desvendar, outras me surpreenderam bastante. A história me despertou vários sentimentos, algumas pessoas eu quis colocar no colo, com outras quis ter longas conversas e claro que algumas eu quis que tivessem uma morte bem dolorosa. Foi uma leitura de que gostei muito.

23 comentários:

  1. Eu tava louca pra ler esse livro e não tinha visto nenhuma resenha aaaaaaa obrigada, agora quero mais ainda

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem ?
    Não gosto dessa coisa de ficarem matando personagens rsrsrs. Fiquei revoltada com o último livro que li justamente por isso, enfim...
    Fico feliz que o livro tenha te agradado, essa alteração de narração entre primeira e terceira pessoa, as vezes me confunde um pouco, mas ainda bem que a leitura fluiu bem.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gente do céu! Que capa é essa? E que livro é esse!? E que trauma é esse para ela não falar? Enquanto eu lia sua resenha, já coloquei o livro na minha lista de desejados, porque nossa tem tudo o que eu amo nele! ótima resenha!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas fiquei mesmo muito curioso depois da tua resenha!! :) ahah Fico contente que tenhas gostado!!

    Bem, eu quero muito ler o livro, por as personagens estarem bem trabalhadas, e ser envolvente!! Entao, se a autora mata as personagens.. ahahah Eu não acho mau não! hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que livro mais diferente.
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei mega feliz por saber que Cai conseguiu interpretar a esposa. Só não curti muito a autora não ter dó de matar os personagens, isso parece tão George R.R. Martin!
    É uma obra que acredito que vale a pena a leitura.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Estou louca pra ler esse livro, mas com a autora matando personagens fica complicado.
    Após suas resenhas vou ver se adianto a leitura.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi, lembro que li algo assim antes, em que a personagem não falava, confesso que antigamente adorei, agora já não sei. Mas um ponto extra é ter a pegada do Martin, gente adoro quando matam personagem.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  8. Oie! Fiquei muito curiosa para ler essa obra e descobrir como será o relacionamento entre os personagens. Também fiquei com bastante medo com esse negócio da morte dos personagens, hahah. Mas acho que é um livro que leria com prazer. Só não sei como reagiria diante dos dois tipos de narração em um mesmo livro, mas acredito que foi essencial, considerando a situação da personagem. Também não gostei muito desse detalhe da fonte e das margens.. mas no geral amei e fiquei bastante empolgada para ler. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  9. Oie amore,
    Não conhecia o livro ainda, mais já curti - dica anotada.
    A única coisa que me preocupou foi quando você menciona que a autora não tem medo de mata- los afinal, não curto essa coisa de perder personagens.


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não conhecia ainda a obra e fiquei muito instigada pelo enredo!

    Amei saber que os personagens são bem construídos, isto é um ponto muito importante para uma obra.

    "As pessoas têm medo do que não entendem e esse medo pode torná-las cruéis."

    Não preciso nem dizer o tanto que este quote me deixou curiosa e ja coloquei "A feiticeira do inverno" na minha lista (:

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas assim que bati o olho nessa capa e li a sinopse, fiquei super curiosa. Sua resenha só me despertou mais interesse ainda para conhecer a obra, que já adicionei a listinha de desejados. Mas... pra que matar personagem, gente?! hahahahha OMG! #medo

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Esse livro me parece muito legal pela sua resenha, já que a protagonista tem magia no sangue e não fala por consequência de um trauma, além de ter grandes perspectivas em relação ao seu futuro quando vai se casar. Fiquei um pouco assustada por você comentar que a autora não tem dó de matar os personagens, haha, mas ainda assim gostaria de ler.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oie
    eu adorei a capa e a resenha, está muito interessante o gênero mas não sei se leria por agora, porém, garanto que em algum momento vou querer pois gostei muito da história, bela dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Eu não conhecia a estória, mas estou encantada com a premissa.Meu Deus a autora não tem dó de matar os personagens? Imagina se eu me apego a um personagem e ele morre? Acho que entraria em ressaca.Ter uma protagonista que não fala chamou muito minha atenção.A capa desse livro está divina. Espero em breve poder ler, pois sua ré ré deixou muito curiosa com a estória.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, essa é a primeira vez que eu vejo algo sobre a obra e confesso que fiquei curiosa. Gosto desse estilo de obra e fiquei intrigada com o que aconteceu com Morgana e se as coisas irão melhorar para ela... No entanto, não gostei de saber que a autora não tem dó e mata os personagens sem receio! Acho que eu irei ficar com bastante raiva disso, mas com toda a certeza leria a obra se tivesse oportunidade!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  16. Essa é a primeira resenha que eu leio da obra e fiquei bem interessada no enredo. Principalmente por saber que a personagem não fala por algo horrível que aconteceu com ela, já fico muito curiosa para saber o que é, rs. A obra parece incrível mesmo, mesmo com algumas coisas sendo fáceis de descobrir, como você disse.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, não conhecia a obra ainda e nem a autora. A premissa é interessante, mesmo que não seja o tipo de livro que eu goste de ler frequentemente. Morgana me parece uma personagem muito interessante e fiquei curiosa para conferir a sua história dentro do livro. Não sei se leria em breve, mas anotarei a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju
    Eu vi essa obra no catálogo e quase solicitei, mas acabei deixando de lado por achar que seria só mais uma fantasia sabe? Mas lendo sua resenha eh fiquei bem interessada, principalmente por saber que a narrativa flui bem, to precisando mesmo ler coisas que fluem. É triste quando os autores matam nossos personagens favoritos kkkk da raiva. Enfim, parabéns pela resenha. Espero ler o livro logo!; )

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a autora e a obra. A sinopse é bem atraente, assim como a capa muito me chamou a atenção. E tudo que é relacionado ao inverno, tem já ponto positivo comigo.

    E gosto de autores que sabem usar seus personagens, inclusive suas mortes (alô G. R. R. Martin fan!). Sua resenha me incitou a procurar o livro para ler, pois gosto de histórias assim, onde a mulher é uma figura forte e tem a sua própria luta!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju, tudo bem?

    Não conhecia o livro A feiticeira do inverno, tampouco sua autora, Paula Brackston, mas gostei do que li em sua resenha, principalmente do fato de ela matar sem dó. HAHAHA

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Já vi que não leria o livro, detesto autores que gostam de ver sues personagens mortos. Parece até que tem raiva deles.
    Procuro personagens que me cativem, via que me conquiste por algum e do nada ele ou ela morre? Não, passo longe.rs

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliana, como está?
    "As pessoas têm medo do que não entendem e esse medo pode torná-las cruéis." - Nossa, essa frase reflete MUITO dos nossos tempos atuais, viu?
    Gente, mas como assim alguém nesse livro quer virar todo mundo contra a Morgana? Não pode ser possível tanta maldade assim. Dica mais que anotada!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Tudo bom?
    Pelo jeito a história deve ter altos e baixos e gosto de uma leitura assim.
    Quando vi que tem magia no livro fiquei ainda mais interessada e quero muito saber por tudo o que ela irá passar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo