segunda-feira, 19 de outubro de 2015

[Resenha - Galera Record] O Vitral Encantado

Postado por Ju às 19:00
Esta resenha foi escrita por mim e publicada originalmente no blog Ler e Imaginar.

Título: O Vitral Encantado
Autora: Diana Wynne Jones
Tradução: Raquel Zampil
Número de páginas: 304
Editora: Galera Record

O avô de Andrew Hope acabou de falecer e lhe deixou seu casarão como herança. Mas muito mais do que isso. Ele era um grande mago e Andrew herdou também o campo de proteção da propriedade (o que automaticamente o torna responsável pela segurança de todos os que vivem ali) e um curioso artefato: um vitral de muitas cores e claramente mágico. Quando o jovem Aidan Cain, caçado pelos temidos Perseguidores, surge em sua porta à procura de abrigo, Andrew encontra nele um amigo para desbravar os arredores do casarão. Mas com Aidan ele vai descobrir que o passado de sua família pode ter muito mais magia do que imaginava. Diana Wynne Jones nos proporciona uma aventura delicada e cheia de humor britânico moderno. O Vitral Encantado é um prato cheio para os fãs de Neil Gaiman e outros autores de fantasia.

O Vitral Encantado conta a história de Andrew Hope que, após o falecimento do avô, herda o casarão em que ele morava. Mas, com isso, herda também a responsabilidade de tomar conta de um misterioso campo de proteção, que não tem a menor ideia de como funciona. Em uma manhã, recebe a visita de Aidan Cain, um órfão que após a morte da avó segue as instruções dela e vai parar naquele local. Na verdade, procurava pelo avô de Andrew, em busca de proteção, pois está sendo perseguido por criaturas mágicas. Andrew decide acolhê-lo enquanto tenta entender o que está acontecendo com o garoto - sem sequer imaginar que, na verdade, sua presença será muito importante na vida dele.

É um livro de fantasia, mas de certa forma nem parece. A Diana construiu tudo de forma tão convincente que em alguns momentos a gente nem percebe que os seres que nos são apresentados fazem parte de outro universo.

Temos muitas personagens, e todas muito bem construídas. Podemos não saber tudo sobre suas vidas, mas sabemos o suficiente para nos afeiçoar a elas ou odiá-las. Não tem ninguém de quem a gente passe a gostar mais ou menos, e ninguém que possa ser retirado da história sem fazer muita falta. As personagens secundárias são um show à parte: temos uma governanta que insiste em arrumar a casa do seu jeito, e não como o novo proprietário quer, e que sempre que está de mau-humor prepara couve-flor gratinada para o almoço e para o jantar, só porque sabe que ele odeia; um jardineiro que só entrega para serem preparados na casa os legumes e verduras que considera defeituosos, já que seu objetivo principal é conseguir prêmios no festival anual da cidade; um homem extremamente mal humorado e mal intencionado, que acredita que o limite de seu território é a sua vontade, e não alguma escritura. E esses são apenas alguns.

A diagramação é simples. As folhas são amarelas e a fonte tem um tamanho bom, tornando a leitura confortável. Gostei muito da capa, mas ela tem falhas. Representa alguns elementos importantes na história, mas nenhum deles com perfeição. Por exemplo, o cabelo do garoto é castanho, e o do adulto loiro. O vitral não é nem parecido com o retratado também. Mas a ideia principal está presente. O livro, infelizmente, tem vários problemas de revisão, basicamente concentrados em ausência de travessões e do traço para separação de sílabas.

A autora trata a magia como algo muito natural, parece que todos a possuem em algum grau. Mesmo em quem tem mais poder, ela acaba fluindo naturalmente - é claro que aumenta à medida que as pessoas adquirem conhecimento sobre ela. A narrativa da Diana é muito gostosa de acompanhar, leve e divertida. Devorei as páginas do livro em tempo recorde, e estava achando tudo excelente.

Até que cheguei ao final, e descobri que o livro simplesmente termina do nada. Descobrimos um pouco do poder do tal vitral encantado que dá nome a ele, mas quando Andrew acha que está entendendo como aquilo funciona exatamente, a história termina sem ele nos contar. E não é só isso. Acontece uma enorme reviravolta, ele recebe duas notícias bem importantes, mas aí o livro termina com a seguinte frase: "Stashe teria que ajudá-lo a tomar a decisão". Oi? E aí, cadê a decisão? Bem, não virá nunca, não encontrei informações sobre se o livro deveria fazer parte de uma série, mas é bem provável que sim. A má notícia? Ele foi publicado em 2010, e a autora morreu em 2011, então nunca saberemos.

Isso me deixou extremamente frustrada, porque tudo que eu li realmente amei. Mas é muito ruim ficar com essa sensação de ter lido algo inacabado, e saber que não dá para mudar isso. Li outro livro da Diana antes, Tesourinha e a Bruxa, e terminei a leitura com algumas dúvidas, mas nada grave. Como me encantei com a escrita dela decidi ler mais um, mas só porque realmente pensei que fosse um livro único. Com certeza não lerei um terceiro sem ter certeza absoluta de que ela finalizou bem a história. É uma autora extremamente talentosa, mas não vou conseguir lidar com esse tipo de frustração mais uma vez.

12 comentários:

  1. Oi!
    Eu estava tão animada, gostei da sinopse, da capa e sua resenha estava me deixando bem curiosa, mas saber desse final aberto sem ter uma continuação praticamente acaba com minha vontade de ler...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola Ju amei essa capa e a premissa, uma pena o livro ficar com algumas pontas soltas, confesso que isso me desanimou com a leitura. Pois ficamos com as perguntas martelando em nossa cabeça. Devido a esse fato, vou deixar para ler em outro momento. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  3. Oi! ^^
    Desde a primeira vez que vi esse livro me apaixonei. Acho que até já coloquei na minha estante no Skoob, mas depois de ler sua resenha e saber desse final fiquei triste. Se fosse problema com a publicação por conta de editora se resolveria fácil (lendo o original), mas se a autora morreu... infelizmente não vamos ter como saber como termina...

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,

    Sou apaixonada pelo universo fantástico, o que quer dizer que certamente vou gostar da leitura de Vitral Encantado e aliado a isso têm personagens bem construídas e que conquistam os leitores, isso é muito difícil em uma obra, todas as personagens agradarem. Quero ler.
    Dei risada da governanta “desaforenta” e o jardineiro?? Já vi que realmente me divertirei com a leitura.
    Aí chegou no final da sua resenha e... kabummm!!! Balde de água fria em mim... a trama termina do nada, como assim??? E não terá continuação porque a autora morreu, magoei, não lerei claro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai Juh que aflição ler essa resenha, eu amei cada detalhe que vc expôs, mas como lidar com esse final tão aberto, e saber que a autora faleceu, será que ela não deixou nada já preparado e tal, eu adorei a história desse livro e leria com certeza pela sua indicação. Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Ola´´a
    Que bom que gostou do livro, uma pena que teve essa sensação no final, adoro essa capa, é simplesmente linda mas a leitura não é o tipo que chama minha atenção, quem sabe mais para frente haha ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem??? A capa do livro é muito bonita, eu gostei...
    Que pena essa frustração no final ein... muito chato quando isso acontece... ainda mais porque não se tem noticias de uma possível continuação... me senti assim com o final de Reaven, final de trilogia e fiquei extremamente frustrada, jamais imaginei que ficaria tão chateada, mas infelizmente tem livros assim faz parte... xero!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Gente, eu comecei a ler a sinopse e a sua resenha toda empolgada. Fiquei louca para conhecer a história e confesso que ainda estou, mas saber sobre esse final desanima um pouco. É difícil lidar com livros que acabam sem mais nem menos. E também não sou muito boa em tolerar erros de revisão. Sempre fico com aquela agonia, querendo corrigir tudo, hahah. Mas fantasia é meu gênero favorito, então, apesar de tudo, quero conhecer a obra. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Parabéns pela resenha. Gostei desse livro, mesmo tendo esse porém, de não ter uma continuação, acho que vale pena a leitura. beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Parabéns pela resenha. Nossa, como assim ela morreu. E o que será da história? Eu fico pau da vida quando leio um livro, ele acaba assim, abruptamente e não tenho nem ideia de quando vai vir a continuação. Fantasia é um gênero que eu amo e isso me chamou atenção na obra, por conta da magia e das criaturas mágicas, mas isso ai de acabar do nada... é de matar.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Conhecia a capa desse livro e ela é muito bonita. O livro chama a atenção pelos elementos mágicos e fantásticos da trama. Nossa, odeio quando o livro acaba do nada e o leitor fica com cara de tacho. Tenho muita raiva desse tipo de história inacabada.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    achei a premissa do livro interessante, e fiquei bem curiosa, porém, não leio de jeito nenhum! Não quero ficar frustrada como você, kkkkk
    Com o falecimento da autora, a chance de uma continuação deve ser mínima. Acho que se ela tivesse escrito, já teria sido publicado. Então prefiro nem começar.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo