domingo, 11 de outubro de 2015

[Resenha - Fundamento] Brotherband 4: Os Escravos

Postado por Ju às 17:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série. Porém, caso não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.



Título: Brotherband 4: Os Escravos
Autor: John Flanagan
Tradução: Silvio Antunha Tradução
Livro #4 da série Brotherband
Número de páginas: 360
Editora: Fundamento

Do mesmo autor de Rangers – Ordem dos arqueiros, mais uma fantástica e imperdível saga. Tranquilidade é uma palavra que não combina com a tripulação do navio Garça-Real. Depois de algum tempo fazendo apenas atividades de rotina, Hal e seus companheiros estão entediados e loucos por alguma agitação. E esse desejo é realizado: eles são chamados a Araluen, onde vão patrulhar a costa e proteger o reino de piratas e outros inimigos. Inicialmente, a tarefa parece fácil, mas logo eles voltam à ação em grande estilo: alguns moradores de Araluen foram sequestrados para serem vendidos como escravos no infame mercado de Socorro. E o sequestrador é um velho conhecido do grupo: Tursgud, capitão do Nightwolf. Esse antigo rival e agora inimigo declarado de Hal está manchando a reputação dos escandinavos ao cometer diversos crimes. Por isso mesmo, não há ninguém melhor para perseguir o bandido do que os homens do Garça-Real. E desta vez eles terão uma ajuda mais que especial – a de Gilan, um dos lendários Arqueiros de Araluen, mestre no uso do arco e em se mover sem deixar rastros. Mas será que os jovens marujos são páreo para os comerciantes de escravos de Socorro, capazes de tudo para manter a prosperidade de seu negócio? E a união de forças muito diferentes será o bastante para o sucesso dessa arriscada missão? Uma nova geração desafia a antiga, renegados se tornam lendas e mais uma aventura acontece!

Vou situar vocês um pouco melhor dessa vez porque percebi que me empolgo e me esqueço de que nem todo mundo conhece o John Flanagan e não sabe o que esperar dos livros dele. Esta é a segunda série do autor que leio. A primeira foi Rangers - Ordem dos Arqueiros, que já tem 12 livros publicados e resenhados aqui no blog - e o John já avisou que vai continuar escrevendo outros. Normalmente eu ficaria brava com isso, mas como ele sempre consegue me surpreender estou achando bom. Brotherband, esta nova série, tem apenas 6 livros previstos (usei a palavra apenas porque comparando uma com a outra até que é um número pequeno... rs), sendo 5 já publicados. As duas séries se passam na Idade Média, e o gênero delas é a aventura.

Enquanto Rangers tem os arqueiros do rei como o fio condutor da história, em Brotherband temos a tripulação de um navio. Desde o primeiro livro de Brotherband, apareceram alguns personagens que o autor já havia apresentado na outra série. Mas neste volume, ele meio que anuncia um presente para os fãs: Hal e sua tripulação são enviados a Araluen para proteger sua costa, e o rei pede para conhecê-los e manda um de seus arqueiros - Gilan - para levá-los até ele. 

Quem leu Rangers sabe que Gilan, apesar de não ser um dos protagonistas, é muito próximo deles. O grupo precisa fazer um desvio e não se encontra com os protagonistas da outra série, mas acho que isso vai acontecer no próximo livro e estou super ansiosa para saber como eles estão - se bem que já tive um vislumbre disso nos últimos dois volumes publicados de Rangers.

O desvio é causado por um fato alarmante: uma vila de Araluen é invadida e basicamente destruída, três pessoas são mortas e doze levadas para serem vendidas como escravas. Hal e Gilan não podem deixar isso para lá, e unem suas forças em uma missão de perseguição bem emocionante.

Acho a narrativa do autor maravilhosa, ele sempre faz com que eu me sinta realmente dentro da história. Sofro e fico feliz junto com os personagens. Sou incapaz de deixar seus livros de lado, nem que seja por poucos momentos, sem um motivo muito bom para isso. Neste quarto volume de Brotherband, os vilões tiveram finais mais que merecidos - quer dizer, eu acho, já que não dá para ter certeza do que aconteceu exatamente com um deles.

Para quem gosta da presença de animais no enredo, Hal encontra uma cadelinha (modo de dizer, ela pesa 45 kg) e a adota. O nome dela é Kloof e sua participação me surpreendeu demais, considerando que no início da história tudo o que ela faz é destruir tudo o que encontra pelo caminho... até com Erak, o oberjarl da Escândia, governante do lugar, ela mexe... e digamos que teria uma vida curta se ele conseguisse colocar suas mãos nela.

O livro é repleto de ação e o John escreve de uma forma bem descontraída e divertida, os personagens possuem bastante intimidade uns com os outros - vários deles passam um tempo infinito no mar juntos - e estão sempre prontos para se provocar, mas sempre de brincadeira.

Só teve uma coisa que não gostei: a tradução. Foram feitas escolhas diferentes dessa vez. Por exemplo, a palavra skirl sempre foi usada para denominar os capitães de barcos escandinavos, mas no início deste livro eles foram chamados de patrões - felizmente isso não durou até o final. Um barco famoso na história, que sempre conhecemos como Corvo, é citado como Raven. Os arqueiros são chamados de rangers. Pequenas coisas que me incomodaram bastante. Se o padrão tivesse sido mantido seria bem melhor. De qualquer maneira, foi uma ótima leitura mesmo assim. Em breve resenharei o quinto livro para vocês, e depois terei que me conformar em sofrer durante a espera do sexto, que ainda não saiu nem no exterior, infelizmente.

15 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar de Rangers, e a série é bastante elogiada! Imagino que essa série do autor também seja boa! Eu fiquei curiosa com a sua resenha! Acho que leria não só esse livro, mas a série toda!
    Beijos,
    Déia
    www.ownmine.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Eu não li nada do autor, e sei como você é fã dele. O que mais me admira é que são sempre um numero enorme de obras, mais de 4 (por exemplo) e sempre com bastante páginas, o fato de você dizer que ele sempre surpreende me deixa muito feliz.
    Ainda bem que esses detalhes que te incomodaram não tiraram o brilho da obra!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee!!
    Não conhecia o livro nem o autor!!
    Acho que vou adorar a escrita dele, pois adoro autores que conseguem fazer com que o leitor se sinta realmente dentro da historia!!
    Me parece ser um livro cheio de ação e aventuras!!
    Fiquei curiosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Rangers está na minha wishlist há meses! Mas são tantos livros que me deu preguiça haha Mas pelo visto vale mesmo a pena. Essa nova série parece ser muito boa também. Parece que tudo que esse autor escreve é incrível! Adorei a resenha!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju, eu morro de vontade de ler algo desse autor, essa série parece ser bem legal e cheia de ação *-* Espero poder lê-la em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Não acredito que o autor tem outra série e você já está indo para a resenha do último livro publcado, depois vou voltar aqui e ler todas elas. Você representa um perigo para o meu bolso, estou tentando adquirir a série dos arqueiros por sua culpa, mas não vi nenhuma promoção, os livros são caros e são muitos. Mas estou de olho, risos.. E agora, tem mais uma série e logo com navio, eu sei que eles não são piratas, mas se tem navio, tem aventura da mesma forma e você disse que eles acabam ficando íntimos por causa da viagem, fazem brincadeiras. E o que mais gostei, foi que o autor relaciona os personagens das duas séries, parece que eles são de verdade, amei!!!!! Adorei sua resenha Juju, minha lista de Natal esse ano nem começou e já está pesada, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de parecer legal, o livro não me atraiu.
    Então essa dica eu vou deixar passar...
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Eu amei um post que você publicou falando sobre o livro anterior e fiquei encantada. E esse agora não foi diferente! Nunca li nada (vergonha) desse autor, mas leio as resenhas e fico cada vez empolgada para ler. Você me motivou a ler Rangers, é bem o estilo que gosto. Parabéns pela resenha! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi Ju, tudo bem??
    Bom nessa resenha fiquei um pouco perdida... se trata do quarto livro da série e me lembro de ter lido algumas resenhas referente a outra série de 12 livros... pelo que percebi o autor continua te encantando depois de tantos livros e esse é o lado bom para que o leitor continue se sentindo incentivado a continuar lendo os livros... sua resenha foi bem empolgante mesmo com a ressalva... quando muda algo que já está no padrão é detectado rapidamente... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que expliquei no início, Di... a série de 12 livros (por enquanto, pelo menos) é Rangers, agora estou lendo Brotherband do mesmo autor

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Lendo sua resenha fiquei com muita saudade dos personagens de ROA T_T. Queria ter tempo de sentar e reler a série toda, mas como ainda não ganhei na Mega Sena, bora seguir com a vida. Estou doido para começar essa nova série, mas preciso antes terminar de ler a anterior, acho que parei no livro 10 de ROA (eles são mega caros T_T e eu sou mega pobre T____T). Conheço essa sensação de empolgar quando está falando do Flanagan HAHAHA. Gostei muito do texto e fiquei mais curioso ainda.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu li a outra resenha dessa série aqui no seu blog e me interessei pelo desenvolvimento dessa história. Parece ser uma narrativa repleta de aventuras e gostei da proposta. Também me apaixonei pelas capas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jú Lindona!

    Este livro e os demais devem ser uma delícia de ler, mas não me aventuro porque são muitos livros e estou fugindo de séries longas. Como você eu sofro e me alegro com as personagens, acabo vivenciando/mergulhando na trama, isto é rico e delicioso, mas dependendo do enredo me causa às vezes muita tristeza e dor. Alguns autores são mestres em nos fazer apaixonar por suas escritas e pelo que entendi parece que foi o caso do autor dessa obra que não deixou você largar o livro. Agora, que chato essa coisa de a Editora não manter o padrão da tradução dos livros anteriores, isso também me incomoda muito e acaba confundindo os leitores que têm boa memória e acabam identificando termos que foram mudados.
    Parabéns por sua resenha que é um convite para ler a obra.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    não conhecia essa série, nem a outra do autor, mas para os fãs do gênero, parecem ser ótimas. Pessoalmente, não fiquei muito interessa em ler, mas é porque já estou seguindo séries demais, e quero evitar novas. Realmente, 6 livro é "pouco" se comparado a outra série do autor, rs. E que pena que teve esse probleminha com a tradução. Odeio quando as editoras fazem isso. Ainda bem que voltaram com o vocabulário que os leitores estavam familiarizados
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Bruna, foi só no caso de uma das alterações que voltaram ao normal no decorrer da história... no caso da troca de skirl por patrão. As outras palavras permaneceram trocadas até o final.

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo