domingo, 3 de maio de 2015

[Resenha - Geração Editorial] O Caso Pedrinho

Postado por Ju às 20:30
Título: O Caso Pedrinho
Autor: Renato Alves

O livro traz os detalhes do sequestro na maternidade de uma das crianças mais famosas do país, que ficou conhecido como O Caso Pedrinho. Mesmo passados 12 anos, a história não sai da cabeça do imaginário popular, basta lembrar do garoto e da sequestradora Vilma. O enredo parece de um filme mas o repórter Renato Alves, que acompanhou tudo de perto, revela e compartilha com o leitor os bastidores da investigação policial e da cobertura jornalística do caso Pedrinho, solucionado em 2002. Não era um filme mas teve um final feliz e surpreendentemente. Neste livro reportagem são exibidas em close as entranhas desta comovente história real de amor e perseverança, de falsidade e engano, de generosidade e egoísmo.

Eu imaginava que esse livro seria bem diferente. Não pensei que o foco seria no que aconteceu após o Pedrinho ser encontrado. Claro que fatos de períodos anteriores são citados, mas de leve. Por exemplo, o autor nos informa de pistas falsas que levaram algumas pessoas a serem acusadas do sequestro do menino indevidamente, mas não dá detalhes sobre nenhuma das vezes em que isso aconteceu.

Aliás, vou começar já corrigindo essa colocação de sequestro. Por mais absurdo que possa parecer, a pessoa que levou Pedrinho da maternidade quando ele era recém-nascido, que o tirou de perto da mãe com o pretexto de fazer exames, não pode ser julgada pelo crime de sequestro, apenas por subtração de menor, que é um crime que prescreve (ao contrário do sequestro) e que tem uma pena muito menor. 

Não entendo nada do assunto, mas fiquei completamente indignada. Muito absurdo alguém decidir roubar uma criança e a Justiça ainda ser pouco rigorosa na hora de julgar o crime. Ah, ok, a pessoa criou bem, como se fosse o próprio filho... mas não era, né? E o sofrimento dos pais, onde fica? Enfim...

Sério, esse livro me deixou extremamente revoltada. Principalmente com uma sequestradora (desculpa, gente, não sei como me referir a ela) que se faz de vítima, que trata as pessoas e a Justiça com extremo desrespeito, e ainda consegue sucessivas reduções de pena. Daria para escrever um livro só dizendo o que penso sobre essa senhora. Mudemos de assunto que eu não usaria um linguajar apropriado.

Em O Caso Pedrinho, o autor divide conosco informações que se tornaram públicas na época em que o garoto foi encontrado e também fatos novos. O Renato foi um dos jornalistas que acompanhou de perto o desenrolar dos acontecimentos, teve contato direto com os envolvidos. Ele mesmo diz que transformou uma série de reportagens em um livro reportagem, e isso teve como resultado coisas boas e ruins. 

Levando em conta o foco - o período após o Pedrinho ser encontrado - as informações são muito completas. Temos até fotos recentes dele. Por outro lado, a questão de ser uma série de reportagens, cada uma se transformando em um capítulo (impressão minha), fez com que muitas coisas fossem faladas mais de uma vez. Às vezes eu achava cansativo ler pela segunda ou terceira vez uma coisa que já sabia. Mas isso não tira o valor da obra. 

É muito difícil eu me envolver da forma como me envolvi com esse livro quando se trata de uma história de não-ficção, mas não tem como ficar indiferente acompanhando o desenrolar dos fatos. Se forem ler, preparem-se para sentir uma revolta sem fim. Pelo menos Pedrinho e sua família conseguem ter seu final feliz.

12 comentários:

  1. Oi Ju!

    Parabéns pela resenha, pena que não é um livro que eu tenha taaanto interesse em ler. Não é um tema atraente, sei lá. Não gosto muito de livros assim. Mas a sua resenha me deixou com vontade de presentear meu pai com ele. Faz mais o gênero dele, rs.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua opinião quanto ao livro eu nunca havia ouvido falar dele porem a forma como escreveu me chamou a atenção quem sabe eu leia ele, realmente essa história mesmo não lendo o livro e de deixa você revoltado com tudo, a justiça ainda e muito falha, mais quem sabe um dia melhore né? sqn.
    Mais enfim, gostei muito da sua resenha, parabéns.
    Beijinho.
    http://brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, lenso sua resenha já meio em mente a história dele, apesar de gostar de histórias de não-ficção não sei iria gostar de ler esse pelo lado das injustiças vamos dizer assim, e que bom que eles tiveram um final feliz, não deve ter sido nada fácil para os pais.
    Beijos
    Luh
    Blog Sempre Belas | Facebook | Instagram |
    Post novo: #MinhaMãeTinhaRazão! |


    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem??
    Bom é revoltante toda a história... não acompanhei muito, mas só pelo que eu li de sua resenha fiquei revoltada... como assim a mulher sequestra a criança e "cuidou" dela merece redução de pena... e o sequestro onde fica? Os pais na busca sem fim pelo filho?? Nossa isso me deixa louca viu... pelo menos eles tiveram um final feliz... xero!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju. Tudo bem? Eu não sou fã desse tipo de livro e me lembro vagamento de quando o assunto Pedrinho dominava a televisão brasileira, pois era bem novinha.
    Confesso que não entendi muito bem a colocação da mulher ser ou não considerada com sequestradora; E fico me perguntando se o livro em si fala como foi para o rapaz essa transição entre uma família e outra, já que ele era bem cuidado e provavelmente tratado como se fosse filho da tal mulher.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  6. Ola Ju confesso que esperava outra coisa do livro, concordo com você que a revolta vai se fazer presente vendo um caso como esse, afinal como ficam os pais verdadeiros que perderam todo crescimento dele e uma dor sem fim os acompanhava . Para não passar nervoso vou declinar da leitura. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju.
    Eu devo ser muito desligado porque não me recordo em nada sobre esse caso. Um ponto que você citou, bastante delicado, é a impunidade. Realmente é revoltante. Como sempre, arrasou na resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, quando vi que a Geração ia lançar este livro fiquei muito em dúvida se solicitava ou não. Não parece ser o tipo de livro que vou gostar e depois de ler sobre o quão indignada você ficou com a leitura e que também muita coisa soa repetitiva, tenho certeza que não lerei!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju, esse livro deve ser bem revoltante mesmo, principalmente por ser fatos reais. O bom deste livro é saber que tem um final feliz, oque não é comum em livro de não-ficção.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem? Lógico que na época eu ouvi falar do caso, mas não lembro muito bem. Mas nossa, deve ser revoltante mesmo a leitura, e ver o quanto a sequestradora (a justiça pode dizer que não é, mas para mim vai continuar sempre sendo) se fez de vítima e conseguiu ter a pena reduzida, e ainda mais essa postura esnobe e de desdém como se o que ela fez tivesse sido certo. Quanto ler as vezes as mesma coisas, acaba acontecendo em livros assim, dependendo da forma como é contado, pode ou não ser cansativo ou entediante. Não costumo ler biografias, e acho que definitivamente essa ia me causar bastante revolta.

    Beijinhos,

    Rafa

    PS: Adorei as fotinhos de volta \o/

    ResponderExcluir
  11. Lendo a sinopse eu também achei que a história seria diferente. Achei o tema e o nome bem convidativos, acho que ficaria bem indignado com a história. Fiquei com vontade de conhecer melhor. Valeu pena dica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ai, Ju!
    Eu não posso ler coisas assim, me faz mal. Eu acabo trazendo pra mim a dor das vítimas, no caso os pais de Pedrinho, eu não queria estar na pele deles. Eu com certeza, ficaria revoltadíssima também com essa leitura, e concordo com você que a Justiça é bem falha em diversos pontos, pra mim o que ela fez foi sequestro sim, como não? Nossa, já fico com um aperto no peito só de imaginar.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo