quarta-feira, 15 de abril de 2015

[Resenha - Galera Record] A Lâmina da Assassina

Postado por Ju às 23:30
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros da série já lançados. Porém, caso não tenha lido os volumes anteriores, não aconselho a leitura da sinopse.


Título: A Lâmina da Assassina
Autora: Sarah J. Maas
Tradução: Mariana Kohnert
Livro # 0,5 da série Trono de Vidro
Editora: Galera Record

Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothien é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

Este é o terceiro livro da série a ser lançado, mas narra acontecimentos anteriores a Trono de Vidro. Então, não vejo problema nenhum caso alguém queira começar a conhecer a série por ele. Até são dadas algumas dicas de coisas que só são reveladas depois de um bom tempo, mas não dá para entender se você não souber realmente o que já aconteceu. 

Em A Lâmina da Assassina: Histórias de Trono de Vidro, temos acesso a cinco histórias sobre Celaena, a protagonista. Só que elas se interligam, então não tive a impressão de contos, por exemplo, mas de uma grande história dividida em grandes capítulos, com sub-capítulos em cada um deles. No exterior, originalmente, as histórias foram publicadas separadamente em formato digital, e depois reunidas em um livro físico.

Celaena Sardothien é a protegida do rei dos Assassinos de Adarlan. Poucos conhecem seu rosto, e a maior parte das pessoas nem sequer imagina que ela tem apenas 16 anos. Foi criada para ser letal, treinada desde os 8 anos para matar. E faz seu trabalho muito bem, é considerada a melhor. É uma das minhas protagonistas preferidas. É uma assassina, sim, mas tem um enorme senso de justiça e seu próprio código de honra. Normalmente, segue as ordens que recebe, mas se uma ordem for contra o seu senso moral, como a que recebe na primeira história apresentada a nós, bem... digamos que ela não a aceita facilmente.

- Matamos oficiais corruptos e esposas adúlteras; fazemos isso de maneira rápida e limpa. Essas são famílias inteiras sendo destruídas. Cada uma dessas pessoas era alguém.

Se tem uma coisa que eu nunca imaginei foi o quanto os acontecimentos mudaram a protagonista. No início deste livro, ela é completamente mimada. Uma Celaena que nunca imaginei que tivesse existido. A autora nos apresenta com detalhes fatos que a fizeram se tornar a pessoa que conhecemos em Trono de Vidro.

Minha história preferida foi a terceira, quando Celaena é enviada para o deserto para treinar com um grupo de assassinos famoso e respeitado, os Assassinos Silenciosos. Lá, ela tem decepções, sim, mas também descobre que é possível ter sua profissão sem ser cruel, sem alimentar uma perversidade que seu mestre se esforçou para fazê-la cultivar.

- Não o encontrará. Não até que se prove digna. Mostre que está disposta a deixar para trás tudo o que sabe e tudo o que foi. Faça com que ele pense que vale o tempo dele. Então o mestre a treinará.

Apesar de ter minha preferida, amei todas as histórias. Foi muito bom conhecer um pouco mais da Celaena, mesmo que eu já adorasse a personagem sem ter conhecimento de todos os fatos narrados. Recomendo muito esse livro, recomendo muito a série. É uma pena que seja pouco conhecida por aqui, porque realmente vale a pena ler.

18 comentários:

  1. Oooi Ju!

    Acho que li uma resenha sobre esse livro no blog da Kel, e eu ainda não li o livro.
    Não sabia que dava para ler esse, sem ter lido a série. Legal isso.
    Eu não sou a maior fã de série do mundo, maaas quando gosto, fico feliz de ver esses livros de contos que saem para nos fazer matar a saudades dos personagens. Achei muito bom que a protagonista foi evoluindo e se mostrou diferente nesse livro.
    Não garanto que vou ler logo, mas fiquei curiosa em relação a ela.
    Acho as capas lindas <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Menina mas que capa divônica essa viu *-------* to apaixonada.
    ainda não li o trono de vidro, mas tá na minha lista pra ler qualquer dia desses, então pelo pouco que vi aqui acho que a personagem progrediu muito né? ela parece ser forte e decidida, gostei, pq to cansada de mulheres fracas e bobinhas.
    gostei muito da resenha, e nem imaginava que esse livro era de histórias diversas, pensei que era uma só, mas como se interligam dá essa sensação né.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu sou apaixonado pelas capas dessa série, apesar de ter achado o rosto da protagonista meio alienígena na capa de Coroa da Meia Noite. Ainda não li esse livor de contos, e não sei se lerei (não gosto de contos), mas pela própria personalidade da Celaena você percebe que o passado dela não foi um mar de rosas. Eu acho que as pessoas devem começar lendo Trono de Vidro, aí ler esse, para depois dar continuidade para a série, pois o gostoso do primeiro livro é já ter a personagem pronta e mega assassina psicótica HAHAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    A anos venho almejando ler O Trono de Vidro cre? Vi uma resenha no blog da Kel, e eu realmente pirei com a ideia de conhecer a história. Apesar de fantasia, eu achei tão meio distopico e isso já me cativou. Umas amigas que leram, dizem que a protagonista deixa Katniss no chinelo, então, só posso instigar minha curiosidade por mais *-* Não sabia que a galera tinha publicado um livro do contos, mas to ansioso por conhecer o primeiro da trilogia ne? *-* O mais rápido possivel.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Eu li o primeiro livro ano passado e adorei a Celaena Sardothien. Sabia desse conto, mas ainda não li. Vou comprar o segundo livro e aproveito para comprar esse também. Quero saber como Celaena se transformou nessa assassina que tanto adoramos. As capas dos livros são lindas, né? Ótima resenha e fiquei muito animada para ler A Lâmina da Assassina.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Ju lindona eu me encantei com essa capa de livro, mas como são contos de outros livros , e não li ainda, já estou colocando todos na interminável lista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem? Finalmente vou poder começar a ler a série, consegui comprar o primeiro e estou esperando receber em mãos para poder ler. Enfim, é a primeira resenha que leio desse livro e achei interessante saber que posso ler ele em qualquer ordem, mas irei ler depois de "Coroa da Meia-Noite" mesmo. Gostei de saber que vou poder conhecer mais sobre a Celaena e seu transformação até virar a protagonista que conhecemos da série... acho bem interessante essa ideia de assassino com senso de justiça e código de honra, assim vemos que ela não se tornou assassina porque quis e não é cruel.

    Com certeza quero ler, e essa capa como a dos outros livros é linda!! Também gostei que o livro é grossinho, mesmo sendo com histórias separadas, não parecem mesmo aqueles contos curtinhos que quando a gente tá começando a pegar o gosto, ele acaba.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Nossa, que capa é essa? Simplesmente incrível! Acompanhei suas resenhas da série e a cada livro minha vontade de conhecer a estória só aumenta. Já vou encomendar o meu.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada: dos três livros, esse tem a capa que eu mais gostei, além dos efeitos que a tornaram linda, traz minha cor preferida, então, chamou minha atenção na hora, risos...
    O que falar sobre essa série??? Estou louca para ler desde que fui contagiada, pelas resenhas da Kel, foi no blog dela que eu conheci essa história.
    Agora vem você e me contamina (risos...) com sua resenha!!!! Pelo o que eu entendi, ela no fim das contas é uma justiceira, já que só aceita matar quem ela considera merecedor, culpado.Nossa, que profissão a dela!!!!! Mas com o pouquinho que contou, já consegui me envolver com o treinamento dela, o que vai definir quem ela é, que vai lhe transformar. Estou até com medo de descobrir o que aconteceu lá!!!!!! Tenho certeza de que é uma serie forte, intensa, mais uma que vai mexer comigo e me emocionar!!!!! Adore a resenha Juju!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, não li Trono de vidro ainda, mas achei interessante que este livro pode ser o primeiro a ser lido, me lembrou de Tiger's Curse que teve A promessa do Tigre, contando sobre a maldição dos irmão, lançado depois que a série já havia terminado. Fiquei curiosa para conhecer essa interligação entre os contos, mas não vai ser tão já que irei ler.

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma série bem falada, conheço alguns fãs completamente apaixonados por ela. Confesso que tenho ficado muito interessada nela, cada vez mais. Adorei sua resenha. Sempre bom quando as continuações de uma série que a gente goste mantenha a linha e continue agradando. :)

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, achei muito interessante a forma como o livro é estruturado. A protagonista chamou minha atenção, leria a série, mas como sou meio chata com ordens leria na ordem dos lançamentos mesmo.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  13. Eu não me interesso muito pq a série já está bem avançada e não é de um tema que eu super curta. Mas gostei da maneira como ela dividiu os contos de maneira a interligá-los e parecer que é um livro. Assim até eu curto! E bem legal esse lance de mostrar claramente o amadurecimento da personagem.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju!
    Não sei se entendi mal, mas parece ser várias histórias diferentes no mesmo livro, certo?
    bom, eu gosto muito quando podemos acompanhar o amadurecimento dos personagens, como você diz que ocorreu. Eu nunca li a série, e sinceramente, não me interessa muito. Mas pelo que li, pra quem é fã, parece ser uma ótima leitura.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Esta é uma série que gostaria de ler, li algumas resenhas do primeiro livro que me chamaram a atenção e então pus na minha lista de futuras leituras, mas ainda não adquiri nem o primeiro. Agora você só vem a confirmar minha decisão.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, realmente a série é pouco conhecida, mas sempre que vejo uma resenha sobre esses livros, elas são positivas. Não sei se tenho vontade de ler essa série mas saber que você a indica tanto me dá o conforto de saber que a leitura vale a pena.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bom?
    Eu acho que sei que série é essa. Lembro das capas :D
    Confesso que nunca tive vontade de conhecer a história não. E eu não sei o motivo, pois todo mundo que lê diz que é muito bom.
    Acho que se eu for começar eu vou fazer que nem você disse. Começarei primeiro por este. É interessante que Calaena tem um desenvolvimento durante a história. Que ela amadurece :D
    Posso dar uma chance já que você super recomendou o/
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju, tudo bem?

    Essa série está na minha listinha... mas a demora do lançamentos de seus livros é tão grande sabe... achei que esse seria o terceiro livro, mas ainda não... bom quero começar... mas queria que pelo menos o terceiro livro já fosse lançado... apesar de ser uma temática que foge um pouco do que eu costumo ler... sou muito curiosa para conhecer... além de você a Kel me recomendou muito a leitura do livro... xero!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo