domingo, 22 de março de 2015

[Resenha - Petit Editora] Descomplicando o Espiritismo

Postado por Ju às 17:30
Título: Descomplicando o Espiritismo
Autor: Ricardo Orestes Forni

Quem não tem algumas dúvidas, ou questionamentos, sobre temas como mortes coletivas, inferno, suicídio, aborto, e ainda muitos outros, tão presentes em nosso cotidiano que às vezes nem paramos para refletir sobre eles? Reflita conosco sobre esses e muitos outros que, com certeza, nem mesmo você julgava um pouquinho complicados! Primeiro livro de Ricardo Orestes Forni publicado pela Petit Editora, Descomplicando o Espiritismo, não pretende esgotar o assunto, pois ele trabalha os temas apresentados de forma simples, apenas com o intuito de despertar o interesse do leitor. Trata-se, assim, de uma oportunidade, nas palavras do próprio autor, “de uma conversa amiga, com perguntas que surgem aleatoriamente ao sabor dos acontecimentos”. 

Descomplicando o Espiritismo é uma obra que cumpre completamente o objetivo a que se propõe, que é o de ter uma conversa com as pessoas que têm se aproximado da Doutrina Espírita; que querem saber se o que ouviram dizer sobre ela é ou não verdadeiro. Pessoas que querem saber o que o Espiritismo tem a dizer sobre vários assuntos, como a reencarnação, o suicídio, a criação do mundo, as mortes coletivas que ocorrem com grandes tragédias, o aborto, a homossexualidade, o divórcio, a oração, o fato de os animais terem ou não alma...

O livro é dividido em doze partes, chamadas de diálogos. Em cada parte, o autor aborda assuntos afins em uma conversa amiga com o leitor. A escrita é clara e objetiva, os questionamentos são respondidos de forma simples e acessível a qualquer pessoa.

Achei o trabalho gráfico bem delicado, apesar das folhas serem brancas a leitura foi bem confortável, a letra é do tamanho ideal.


Para mim o livro não trouxe novidades, mas o autor deixa bem claro no início que "não é uma obra que atende àqueles que tenham um conhecimento razoável ou profundo do assunto". Mas nem por isso gostei menos da leitura, é sempre bom relembrar princípios básicos da doutrina, e agora tenho mais um livro para indicar para quem pretende conhecer o assunto mais de perto. 

10 comentários:

  1. Oiiie!
    Este tipo de leitura não me atrai..
    Provavelmente não é um tipo q eu leria.. não curto estilo auto ajuda.
    e tbm, pelo q parece não fala de coisas que eu acredito.

    Mas pra qm curte e tals, deve esclarecer alguns pontos, né..

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  2. Conheço muito pouco do espiritismo. Não tenho muita ligação com religiões. Até já tive, pois nasci em um família católica. Algumas coisa me chamam a atenção no espiritismo, como a reencarnação. Acho legal pesar que podemos ter outras vidas.

    Quando vi a capa, achei que se tratava de uma distopia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju Desde criança já interagia com a doutrina espírita por influência da minha mãe. Lia livros infantis e aos poucos fui amadurecendo as leitoras. Muito bacana a ideia do livro, parece ser excelente para quem ainda tem dúvidas ou quer conhecer um pouco mais a doutrina.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju... tudo bem??
    Eu não me interesso por livros espiritas... nada contra... acho que é um ensinamento a mais e conhecimento também... mas eu não consigo ler... não rola a atração sabe... para quem gosta acho que pela sua descrição na resenha será bem bom... Xero!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, essa temática não é para mim, mas que bom que você gostou, deve ser realmente um livro bom para quem quer saber mais do assunto.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Como você gosto de ler livros espíritas, mas não tenho grande conhecimento de tal. Por isso acho que seria ótimo eu ler ele para tirar aquelas dúvidas que tenho. Vou colocar aqui na lista para lembrar de pedir depois.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Confesso que não me interesso muito por leitura religiosa. Embora goste de conhecer religiões diferentes, o que prefiro fazer com uma boa conversa.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Curti a diagramação. Pela foto que vc postou, nem parece que o livro tem folha branca. Você sabe que não curto o tema, então nem vou falar muito. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!
    Parece ser bem legal o livro, embora não seja para estudiosos do tema, já que não trás muitas novidades.
    Gostei da diagramação também, parece mesmo bem delicada.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ju!

    Nunca tive contato com nenhum material do espiritismo, mas fiquei com muita vontade de conhecer esse livro. Vou tentar lê-lo assim que possível, para ao menos conhecer a linha de pensamento pregada.

    Um beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo