quarta-feira, 4 de março de 2015

[Resenha - Galera Record] Dia 21

Postado por Ju às 23:45
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Não aconselho a leitura da sinopse para quem não leu o primeiro volume.


Título: Dia 21
Autora: Kass Morgan
Tradução: Rodrigo Abreu
The 100 #2
Editora: Galera Record

Vinte e um dias se passaram desde que os cem escolhidos chegaram à Terra com a missão de recolonizar o planeta, e até agora não há nenhum sinal da Colônia. Eles acreditam ser os únicos humanos em solo terrestre, porém uma descoberta aterrorizante ameaça os novos colonos. Diante de um inimigo desconhecido, Wells assume a liderança, se esforçando para manter o grupo unido e Clarke vai à procura de outros sobreviventes. Octavia continua desaparecida e Bellamy está determinado a encontrá-la a todo custo. Enquanto isso, nas naves, a situação é bastante crítica. O oxigênio está acabando em Walden, e Glass e Luke criam um plano para entrar em Phoenix ilegalmente. Mas, mesmo que funcione, a solução é apenas temporária e a sobrevivência da Colônia está ameaçada. Em Dia 21, a sobrevivência atinge um novo patamar. À medida que os segredos impensáveis são revelados, os cem percebem que tudo aquilo em que acreditavam era mentira.

Há aproximadamente 300 anos, a Terra se tornou inabitável devido ao alto índice de radiação deixado pela Terceira Guerra Mundial. Oito bilhões de pessoas morreram, mas algumas conseguiram se salvar indo morar no espaço. Abrigaram-se em três naves, e leis rigorosas precisaram ser impostas para manter a convivência de forma aparentemente pacífica. 

Infrações de maiores de 18 anos são punidas com a morte, e as de menores os levam ao confinamento até um novo julgamento, que ocorre assim que o criminoso completa 18 anos. Há um certo tempo, ninguém é inocentado nesse segundo julgamento. Então o Governo não vê nada de mal em escolher 100 desses jovens infratores e mandá-los para a Terra, ao invés de matá-los, com o objetivo de monitorar suas funções vitais e descobrir se é seguro voltar ao planeta. E o que seria o Dia 21? É o dia em que as pessoas costumam apresentar os primeiros sintomas de envenenamento por radiação.

A narrativa da autora neste volume continuou muito boa, é feita em terceira pessoa e alterna entre os pontos de vista dos personagens principais. O que eu acho muito legal, já que, entre os narradores, temos personagens que foram enviados à Terra e uma personagem que continuou no espaço. Não sei em qual dos dois lugares a situação começa pior nesse livro. 

A verdade é que ser um líder às vezes significava fazer o que você sabia que era certo, mesmo que aquilo o tornasse impopular.

Este volume tem muitas reviravoltas, e continuamos acompanhando alguns flashbacks, que são essenciais para o desenvolvimento do enredo. Eles nos ajudam a compreender as atitudes dos personagens e permitem que as revelações façam sentido quando chegam ao leitor. Os triângulos amorosos detestáveis dessa história acabam se resolvendo nesse volume, isso me deixou bem feliz. Já estava enlouquecida por causa deles, já que os detesto.

Dói acompanhar as atitudes de algumas pessoas. Todos precisam enfrentar situações extremas, e vocês sabem o que dizem, é só em situações assim que descobrimos realmente o que cada um é capaz de fazer. Alguns personagens conseguem se manter fiéis a seus princípios, preocupam-se com os outros, mas outros realmente perdem o controle de si mesmos.

Nós não nascemos apenas para nós mesmos. Temos que cuidar de outras pessoas.

Várias coisas ficaram em aberto, o que é completamente normal, já que se trata de uma série. Mais uma vez, não achei o final desesperador, a autora nos permitiu fazer algumas descobertas que com certeza tornarão a espera pelo próximo volume mais tranquila; mas espero que ele não demore a chegar por aqui. A publicação no exterior aconteceu em fevereiro desse ano.

15 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Eu sempre me pergunto porque não li o primeiro livro dessa série. Sério, agora todo mundo está comentando sobre sua continuação e eu tô aqui morrendo de curiosidade para conferir os detalhes da história!
    Acho que eu seria a primeira a desistir se fosse enviada de volta pra Terra, e se depois de 21 dias os sinais de 'infecção' começam a aparecer é porque a coisa está feia! Gostei de saber que existem flashbacks nesse segundo volume e que a autora deixou algumas coisas no ar para o próximo volume
    Espero que tragam o terceiro volume para o Brasil o quanto antes ^^

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Ola Ju ainda não li o primeiro livro mas a premissa me chamou atenção, esses 100 jovens devem enfrentar situações de muito medo, e aprendizado. Como estou fugindo de séries , vou acompanhando suas resenhas por aqui. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. ju eu ainda não li nada da série, mas tive vontade de começar esse ano. acho o lance deles voltarem para popular a terra e sobrevivência ao extremo interessante.
    geralmente livro assim quando os segredos são descobertos tem altas reviravoltas.
    gostei da resenha. espero ler o mais rápido possível.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. OOoi Ju!!

    Eu não fiquei muito animada em relação esse livro, lembro do lançamento do primeiro e da forma como todos estavam animados, mas eu não me animei tanto.
    Sua resenha está muito mais clara e explicativa que as demais que li, o que eu gostei muito.

    Mesmo não sendo um estilo de livro que eu queria ler, gostei da sua resenha por ser bem explicativa e clara, gostei!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju linda <3

    Ainda não li essa série, mas não me chama tanto atenção. Não sei porque não seguiram o padrão de capas e os nomes em inglês. Depois da sua resenha quero conhecer o primeiro livro. Também não assisto a série, estou impossibilitada de começar seriados novos sem antes terminar os que estou assistindo (e enrolando). HAHAHAHAHHA

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ju,
    Eu não li The 100 e acompanhei a primeira temporada até mais ou menos a season finale. Depois fiquei sem tempo. Preciso assistir. Não sei se lerei este livro, mas adorei saber que a narrativa é impessoal e alterna entre os personagens.
    Também curto narrativas com flashbacks e imagino que deva ser dficil se deparar com situações tão extremas!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju. Tudo bem?

    Quando falar em The 100 eu já me animo, percebo que a série de TV está indo para um lado diferente dos livros. Mas eu tenho vontade de ler a série, mas não agora. A série de TV está muito boa e com episódios magníficos, mas o livro devem ser legais. Por enquanto não vou ler e só vou ficar com a série, que está me deixando doida...rsrsrs.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tenho muita vontade de ler os livros. Estou acompanhando a série de TV e estou adorando. Como dizem que existem várias diferenças eu quero ler e descobrir quais são. Tenho um pouco de raiva da Clarke, adoro a Octavia e a Raven.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  9. Por incrível que pareça essa série não me atraiu. Vi o povo falando todo, mas não bateu forte no meu coração. rsrsrs
    Bom que não tem mais triângulo, coisa mais chata da literatura são esses mimimi. E adoro livros com narração intercalada, acho que fica muito mais dinâmico.
    Agora vamos ver quanto tempo a Galera demora pra trazer o 3.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Quando eu vi o lançamento do livro, antes das primeiras resenhas saírem , achei a história tão forte que quis ler na hora. E essas capas? Super diferentes (a do 1º e 2º livro). Estava curiosa para descobrir o que significava 21 dias, e a sua revelação tornou tudo mais tenso. Fiquei imaginando a situação deles, realmente deve ser desesperador. E mesmo que ainda não estejam envenenados, só a consciência de que isso pode acontecer, pode levar algumas pessoas a cometerem atos criminosos, a irem ao extremo. Nossa, fico toda arrepiada só de pensar. Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,

    essa é minha leitura da vez. To adorando. A série está muito boa e, até agora o segundo livro não me decepcionou. Já to ansiosa para os próximos

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem??

    Bom eu tenho vontade de ler essa série... acho a premissa da história bem interessante e em alguns momentos até sofrida... fiquei curiosa sobre esse dia 21 e acho que vou dar uma pulada em uns livros que tenho aqui para ler e colocar eles na listinha... bom saber que o outro livro já foi lançado no exterior, pode ser quando eu ler os dois primeiros... já poderei comprar o terceiro né kkkk Xero!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, ainda não li os livros da série mas acompanho o seriado fielmente e adoro. Algumas coisas que você escreveu me faz lembrar bastante o que vem acontecendo no seriado mas sinceramente não sei se quero ler, pois um amigo me disse que no livro existem personagens que não estão na série.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,
    como eu quero o quanto antes poder acompanhar esta serie, que iniciei com o seriado na tv.
    Sabe, é muito empolgante quando assuntos inacabados acabam se resolvendo, deixando o leitor ate aliviado. E sobre o triangulo amoroso, não sei de quem, mas eu gosto disso, de ter que se decidir para qual deles eu torço. Mas como você já mencionou que foi resolvido...
    Bom, pelo que vejo novos elementos são jogados nesta trama para deixar ela ainda mais interessante. Poxa, assim você me deixa muito curiosa, espero em breve poder conferir.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju tudo bem?
    Recentemente li esse livro e gostei bastante, a escrita da autora me envolveu muito e eu gostei muito da trama e de como ela entrelaçou as histórias dos personagens.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo