quinta-feira, 16 de outubro de 2014

[Resenha - Novo Conceito] Para onde ela foi

Postado por Ju às 08:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior. Porém, aconselho que pule a sinopse caso não queira saber nada sobre a história.

Resenha de Se eu ficar.

Título: Para onde ela foi
Autora: Gayle Forman
Tradução: Santiago Nazarian
Editora: Novo Conceito

Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Amei muito Se eu ficar quando li. E, como disponibilizaram o primeiro capítulo deste livro no final do livro anterior, já tinha dito a vocês que estava com medo do que encontraria. Infelizmente, preciso dizer que me decepcionei bastante com Para onde ela foi.

A narrativa se alterna entre o presente (que corresponde a três anos depois do primeiro livro) e o passado. Dessa vez, é Adam quem nos conta sua versão da história. Mas nos deparamos com um Adam tão destruído, tão melancólico e sem objetivos, que simplesmente não consegui gostar dele. Isso acabou comigo, porque no livro anterior eu tinha curtido muito o personagem.

Mesmo assim, li o livro relativamente rápido. Imaginei que leria mais rápido ainda, mas toda a depressão do protagonista estava me deprimindo também, então tive que interromper várias vezes a leitura para não enlouquecer. Porém, ainda que eu tenha tido a impressão de que a história não estava me envolvendo, houve um trecho em que meus olhos se encheram de lágrimas.

Há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso. Porque (...), sim, eu sabia que havia acontecido. Mas levei um longo, longo tempo para acreditar. Em alguns dias, eu ainda não acredito.

Uma parte do presente é bem legal, e as partes que falam do passado também. Mas, sei lá, esperava mais. Na verdade, talvez todo o meu problema se resuma a eu realmente não ter conseguido compreender as atitudes das personagens dessa vez. Gostei do final, só não gostei de tudo o que aconteceu antes dele. A escrita da autora flui muito bem, apenas não curti as escolhas que ela fez. Mas isso é problema meu, afinal, o livro é dela, e ela faz as escolhas que quiser... rs...

De qualquer maneira, a leitura dessa duologia valeu a pena. Ela me fez refletir bastante sobre escolhas e sobre maneiras de lidar com a dor. As personagens acabam crescendo bastante; conseguem seguir em frente e passam a valorizar o que têm de mais precioso.

Acho que estou entendendo o conceito de encerramento. Não é um dramático antes e depois. É parecido com o sentimento melancólico que você tem no final das férias. Algo especial está acabando, e você está triste, mas não pode ficar triste porque, ei, foi bom enquanto durou, e haverá outras férias, outros bons tempos.

19 comentários:

  1. Nossa, Ju, eu AMEI esse livro justamente por toda dor do Adam que acabou se tornando minha, acredita? Fiquei triste com os caminhos escolhidos, mas achei compreensível e coerente. Apesar de ter favoritado Se eu ficar, achei este segundo bem melhor ♥

    Beijos,
    Ceile.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Comigo foi ao contrário, eu não gostei de Se eu Ficar mas eu adorei Pra onde ela foi. Eu fiquei surpresa com as coisas que aconteceram, mas tentei entender. Eu compreendi o que a autora quis passar, as escolhas que ela fez. Adam tava mesmo destruído e eu sentir muita pena dele. Sério.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Que pena Ju, mas fiquei curiosa para saber o motivo dele estar assim tão deprimido.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi ju eu nunca li nenhum dos 2 livros mais encantei pela historia de amor do Adam sua depressao a forma que ele lidou com a situacao e o drama melancolico da.historia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem? Li "Se eu Ficar", mas como estava esperando bem mais, acabei não gostando muito... apesar de ter achado uma boa leitura, e ter achado a narrativa da autora bastante fluida. Acabei não me interessando muito pelo segundo livro, tanto que nem li o primeiro capítulo, e agora lendo a sua resenha, não me arrependo. É realmente uma pena quando a gente ama um primeiro livro e acaba se decepcionando com o segundo. Bom, eu imaginei que o Adam fosse ficar abalado com o que aconteceu, mas não imaginei que ele fosse ficar todo melancólico e deprimido, mesmo depois de três anos. Tá, tudo bem que é aceitável, ele realmente amava a Mia, mas sei lá, acho que deve ter ficado meio depressivo de ler. Mas que bom que algumas partes você gostou. Adorei os quotes que você destacou.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Pelo que vi em sua resenha, tenho certeza de que não iria gostar muito desse segundo livro, Para onde ela se foi, é que narrativa depressiva me deixa mal, então, previso livros que não abusam muito disso. rsrs

    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem?

    Eu to doida pra ler esse livro. Preferi não ler aquela provinha que tem atrás de Se Eu Ficar para não ficar morrendo de curiosidade. Mas imagino que esse livro vai ser perfeito. Me encantei pelo Adam e quando soube que Para Onde Ela Foi seria com a narrativa dele, fiquei *0*. Se já chorei no primeiro, vou chorar com esse também. Pena que você não curtiu o livro tanto assim. Vou preparar minhas expectativas para não me decepcionar, mas acredito que vou gostar bastante do livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.
    Bom, eu não tenho expectativa alguma sobre esse livro por conta do que vi no primeiro, então não fiquei surpresa ao ver que você se decepcionou esperando mais da narrativa.
    Fiquei ainda mais desanimada ao saber que o Adam está destruído, porque ele é meu personagem preferido.
    Vou ler o livro sim porque quero fechar a duologia, mas sei que a leitura vai ser sofrida por conta da melancolia do Adam, isso também costuma me afetar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oiii Juu,

    Eu ainda não consegui ler o primeiro livro (nem comprei) quero muito ler, que pena que você se decepionou com o livro :( eu já passei isso de quase entrar em depressão com Dezessete Luas. As vezes parece que você vai surtar com o personagem, fica o nó na garganta hahaha.

    Espero ler em breve :)

    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Se bem me lembro, cheguei a comentar que também estava com receio desse livro, em partes pelo narrador, por isso não me surpreendo que tenha sido decepcionante para você. Pretendo ler nos próximos dias, mas espero apreciar mais do que você, já com a certeza de que ao menos os livros serviram para essa tão tocante reflexão.
    Ah, eu tinha certeza que se tratava de uma trilogia, apesar de não ter visto nada comprovando isso. :s

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,

    Ainda não li nenhum dos dois, agpra não sei mais do que esperar dos livros, ainda bem que é uma duologia, posso comprar os dois, e conhecer as duas historias, espero gostar do Adam, eu fico triste com persongens tristes, e j´s posso perceber que vou me emocionar muito.

    Mayla

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li Se eu ficar, mas tenho meu exemplar aqui e quero ler logo, porque a história chamou muito a minha atenção, só que eu fiquei um tanto desanimada, pois a maioria dos leitores se decepcionaram com a leitura, mas ai vi que você gostou e acredito que eu vou gostar o/ Agora esse segundo volume eu não sabia que era pela visão do garoto, fico triste ao ver que a leitura dele não funcionou para você, mas apesar dos pontos negativos eu ainda quero ler esse livro também.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju

    Ainda não assisti a adaptação cinematográfica do primeiro volume e não pretendo ler o livro, então não sei muito o que dizer sobre a história. Mas que pena que o livro te decepcionou um pouco, sei o que é isso de esperar uma coisa e nos depararmos com uma completamente diferente e por vezes ser irritante. Aliás achei que fosse uma trilogia, será que terá filme deste segundo volume também?

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Juju, tudo bem??
    Eu li sua resenha e li os comentários. Estou ficando muito triste, pois acho que consegui entender, pelo o que vocês que leram o livro disseram, qual será o final. Já estou de coração apertado. Se for o que estou pensando, não vou entender, não vou gostar!!!!!!!
    E você ainda colocou um trechinho do livro que parece garantir que o que eu estou pensando aconteceu.
    Olha, se ele sofreu tanto, ficou tão depressivo, tão melancólico, só prova a intensidade do amor dele por ela,se a autora não deixar eles juntos, nunca mais leio nada dela!!!!!!!
    Você não gostou??? Eu vou ficar revoltada!!!!
    Coitada da autora, realmente o livro é dela e as escolhas são dela, mas custa fazer os leitores felizes???
    Uma pena mesmo que não tenha sido o que esperava, mesmo assim, tirando a revolta, eu acho que vou gostar do livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju
    Também gostei de Se eu ficar e quero muito ler a continuação. Eu imaginei que a trama seria nessa mesma abordagem de presente e futuro, porque o Adam daquele primeiro capítulo estava bem diferente do Adam narrado no livro. Isso me deixou curioso com o andamento da trama e fiquei curioso para saber os motivos dessa depressão dele e porque eles está tão sem propósito de vida e etc.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola Ju acabei de ler esse livro e não gostei. A autora se perdeu ficaram muitas pontas soltas não me convenceu de maneira alguma . Ela tinha tanto para desenvolver foi uma pena . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Ai meu Deus! Eu não sei o que esperar desse livro ;S
    Dei uma olhada geral nos comentários acima e vi que o pessoal tambem está bem dividido.. E agora?! Não sei o que esperar..
    Eu gostei muito do primeiro capitulo deste livro e estou com a expectativa bem alta! Espero que ele nao me deixe deprimida como deixou você rsrs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju tudo bem ?
    Bom eu também comentei na seu resenha de Se eu Ficar e como eu disse lá não queria pegar spoiler, bom ainda não li o livro, mas é uma pena com que você tenha se decepcionado com este. Assim, como você ouvi murmúrios por aí de que o segundo livro era decepcionante, mas isso não me desanima, pelo menos valeu a pena :)
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. PQP! Se tu que gostou de Se Eu Ficar não curtiu Para Onde Ela Foi, tô até com medo de ler. o.O
    Adam foi o que salvou no livro (e me arrebatou no filme); mudando tanto assim, não sei se vou conseguir curtir... :( Gostei dos quotes, mas agora fiquei com muito receio de ler.
    A autora gostou dessa coisa de alternar passado e presente, né? rs E mesmo com os caminhos tortuosos, que bom que vc conseguiu enxergar a mensagem dela.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo