sexta-feira, 31 de outubro de 2014

[Resenha - Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Histórias Perdidas

Postado por Ju às 23:30
A resenha não possui spoilers sobre esse livro ou os demais da série.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2 | Livro 3 

Título: Rangers - Ordem dos Arqueiros: Histórias Perdidas
Autor: John Flanagan
Livro #11 da série
Editora: Fundamento

Aclamada pela crítica do mundo todo. Da lista dos livros mais vendidos do New York Times. Publicada em mais de 14 países. Rangers - Ordem dos Arqueiros, a série: uma leitura imperdível e emocionante do começo ao fim. Entre batalhas ferozes, amizades inquestionáveis, certezas e dúvidas, acompanhamos a ascensão de Will entre os lendários arqueiros de Araluen. Mas nem todas as histórias foram contadas. Por enquanto! A pedido dos leitores, John Flanagan nos presenteia com Histórias Perdidas, aventuras inéditas que levam a um mergulho ainda mais profundo na rica mitologia de Rangers. E que também trazem algumas revelações tão fascinantes quanto bombásticas. Uma chance imperdível de saber mais sobre o passado e ter um vislumbre do futuro de alguns dos personagens mais queridos de Rangers: Halt, Alyss, Horace, Evanlyn e Gilan. Se você acha que sabe tudo sobre a origem de Will, é melhor repensar...

Este livro começa de forma bem diferente dos outros da série. Nele, conhecemos o professor Giles MacFarlane, líder de uma expedição arqueológica que encontrou as ruínas do Castelo Redmont, parte do reino de Araluen. O local em que viviam nossas personagens queridas na época medieval não existe mais, pelo menos não com esse nome. Estamos em 1846, no condado de Redman, pertencente à República dos Estados de Aralan. Os arqueiros de Araluen se tornaram uma lenda... não existe nenhuma prova de que tenham existido. Pelo menos, até o momento.

Audrey, uma das voluntárias mais entusiasmadas da expedição, encontra uma cabana isolada das demais habitações. Quando chama o professor para explorá-la, os dois encontram um baú. Ao abri-lo, deparam-se com várias páginas de um manuscrito. Seu conteúdo os surpreende: ele contém as Histórias Perdidas de Araluen.

Essa foi a forma que John Flanagan encontrou para nos apresentar a nove histórias inéditas, além de um pequeno fragmento de uma décima, que com certeza será aproveitado em um livro futuro. A maior parte dos fatos contados se passam após os acontecimentos do décimo livro, mas há exceções. Na primeira história, o autor alterna entre presente (após o fim do volume anterior) e passado. Na sétima nos apresenta um passado bem mais distante. E, na segunda, atende a um pedido dos fãs e conta uma passagem que se passa ao mesmo tempo que a história que conhecemos nos livros 3 e 4.

Considero esse livro um presente. A primeira história é muito emocionante e, apesar de já desconfiar de alguma coisa do tipo, não esperava por algo tão intenso. Ela conta a origem de Will, como prometido na sinopse. As últimas histórias me fizeram chorar, tanto de alegria quanto de tristeza. As personagens se portaram de forma muito mais madura do que eu frente aos acontecimentos... rs... 

Podemos relembrar vários momentos marcantes que já acompanhamos, várias personagens que estiveram presentes em livros anteriores reaparecem. Temos finais felizes (que na verdade não são finais) para muita gente, tanto na esfera mais particular como na pública. Claro que pequenos incidentes, que poderiam ser grandes sem os arqueiros, não param de acontecer, mas no geral o clima é de paz e de alegria, com a convivência pacífica entre pessoas de diversas partes do mundo, mesmo que tenham modos de vida e crenças bem diferentes (todo mundo devia seguir esse exemplo).

A escrita é muito fluida. Não li tudo em seguida somente porque queria aproveitar mais o que era contado, terminar uma história e ficar só com ela na cabeça por um tempo antes de me envolver com a próxima. Espero que vocês leiam essa série um dia também, ela continua me surpreendendo, e acredito que será assim até o fim (que não sei quando será, o autor ainda não esclareceu quantos volumes vai escrever).

No final do livro, foi colocado o primeiro capítulo do primeiro livro de Brotherband, a outra série do autor. E adivinhem só qual foi o efeito disso? Agora quero ler também. Na sinopse de Os Exilados, em momento algum é dito que o Erak, meu escandinavo preferido, que marca presença em vários volumes de Rangers, está presente na história. Mas ele está. Só não digo que vou ler logo porque, depois que finalizar a leitura dos volumes já lançados de Rangers (só falta um!), pretendo conhecer outros autores do catálogo da editora, preferencialmente através de livros únicos e séries curtas, antes de ler novos livros do John Flanagan. Mas podem esperar por resenhas! =)

14 comentários:

  1. Oi Ju =)

    Gente, essa série é imensa!!! Ela parece ser muito legal, mas são tantos volumes que tenho medo de me aventurar por ela. Gostei muito da resenha, mas fiquei perdida por não acompanhar a série. Vamos ver se eu me empolgo com ela em algum momento, rs. Parabéns pelo blog minha linda =)

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju, muito legal acompanhar a série por suas resenhas, porque me interesso por Rangers, mas, no entanto, é bem longa e é necessário investir tempo e dinheiro. Um dia chego lá.
    Essa se passa no futuro? Bem diferente mesmo. A expedição encontrar as histórias é mesmo uma ótima forma do autor mostrar contos sem fazer o leitor-fã torcer o nariz. Também serve para complementar lacunas, relembrar detalhes e acrescentar novidades e segredos. Gostei da ideia, deve ser bem proveitosa para quem acompanha uma série tão longa.
    Falta pouco para a série terminar, acho que a compraria de uma só vez, se eu pudesse. Brotherband parece ótima também, quem sabe essa não acompanho em tempo?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Essa série é imensa, acompanhei suas outras resenhas dos livros anteriores e mesmo ela sendo enorme eu tenho vontade de ler. Você fala tão bem dessa série que me animo cada vez mais. Eu até procurei os primeiros livros pra comprar mas não achei num preço acessível pro meu bolso, vou aguardar promoções.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Juuuu, não tenho vontade de ler essa série, pelo tema abordado e pelo numero de livros que ela tem. Pelo menos no momento não é algo que eu queira ler e não caberia na estante HAHAHA. Vi as demais resenhas aqui no blog, gosto delas. Vejo o como você gosta dela... Sou como você, as vezes deixo de ler um pouco pra curtir o momento, fico feliz que a série continua evoluindo, as vezes isso não acontece.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ola a cada resenhas sua que leio dessa série da vontade de sair correndo e comprar tudo hehe , já estou vendo para comprar o primeiro e acompanhar melhor as resenhas e a série. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem? Nossa, não sei se eu conseguiria ler uma série desse tamanho. Achei interessante essas histórias que foi contado, deve ser bem interessante e emocionante para os fãs relembrar de algumas outras histórias que se passaram nos outros livros e os personagens. Não é uma série que eu tenha muita vontade de ler, mas parece ser bem interessante.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, uma série de 11 livros???? Nossa, por melhor que seja, acho que eu não ia conseguir acompanhar, é livro demais =P Como a série é muito grande, eu também não leria todos seguidamente não. Bom saber que a série continua mantendo o ritmo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bom?
    Acho bem desfiador a quantidade de leituras,mais acho que devem dar um enriquecimento cultural a gente ne?
    nao e meu tipo de leitura,mais gostei de conhecer mais um sucesso no mundo dos livros
    bjsss querida,sucesso sempre
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia essa série e confesso que não me interessei por ela, pois ela não é do tipo que estou acostumada a ler e nesse momento eu não quero ler algo assim, pode ser que mais para a frente eu lembre da sua dica, mas 11 livros? Tenho que estar bem disposta e interessada, porque geralmente não leio séries :( Enfim, adorei a sua resenha o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Fiquei impressionada com o tamanho da série, para chegar a essa quantidade de volumes deve ser ótima leitura, eu não conhecia, mas fiquei com vontade de ler, o mais interessante é que pela sua resenha ela continua a surpreender.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  11. Você é guerreira! É muito livro de um série só gente!
    Mas adorei a forma que o autor encontrou de dar continuidade a série. Pelo que você contou dessa livro, todo ele é um presente aos fãs. E parece que deu certo né? Você se mostrou bem entusiasmada com o que leu.
    Espero que essa outra série do autor seja boa também.. trás pra gente *-*

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju
    Uma série imensa e para te levar ao décimo primeiro livro é certeza de qualidade! Você sempre elogia e eu acompanhei algumas resenhas, sempre tão empolgadas. Eu tenho muita vontade de ler, mas tem muito livro. haha esse livro parece ser um presente para os leitores mesmo, porque há essas lembranças de fatos que aconteceram nos livros anteriores e dá para sentir uma nostalgia, afinal de contas, 10 livros tá longe de ter pouca coisa acontecendo! Adorei a resenha ;)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Juuuuuuuuuuuu
    Vc é apaixonada mesmo por essa série/autor! Ainda não me animei para comprar, quando ler quero fazer uma maratona e ler todos seguidos! Que bom que ainda se surpreendeu com mais esse livro da saga, achei bem legal ele ser diferente dos demais e fazer vc chorar! Sinal que se envolveu demais com a trama! Parabéns pela resenha e que comece a nova série! Beijãooo

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem?

    11 livros? Quero essa série, parece perfeita. E eu não conhecia ela, como isso é possível? Estou doido para ler,

    Abraços, Mr. Souza || Small Scribbe

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo