quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Resenha - Rocco] Convergente

Postado por Ju às 23:59
A resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da trilogia. Porém, se você ainda não leu os livros anteriores, e não gosta de spoilers, pule a sinopse.


Título: Convergente
Autora: Veronica Roth
Livro #3 da trilogia Divergente
Tradução: Lucas Peterson
Editora: Rocco

A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou - destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Portanto, diante da chance de explorar o mundo além dos limites que ela conhecia, Tris não hesita. Talvez, assim, ela e Tobias possam ter uma vida simples e nova juntos, livres de mentiras complicadas, lealdades suspeitas e memórias dolorosas. No entanto, a nova realidade de Tris torna-se ainda mais alarmante do que aquela deixada para trás. Antigas descobertas rapidamente perdem o sentido. Novas verdades explosivas transformam os corações daqueles que ela ama. Então, mais uma vez, Tris é obrigada a compreender as complexidades da natureza humana - e a si mesma -, enquanto convergem sobre ela escolhas impossíveis que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.

Antes de começar a falar sobre a história, gostaria de falar um pouco da edição - algo que não fiz nas resenhas anteriores. Acho essas capas simplesmente maravilhosas, principalmente a de Insurgente. Não pretendo manter os livros na estante, porque não tem realmente nenhuma chance de eu querer relê-los, mas vou sentir falta delas. A diagramação está perfeita, a fonte tem um tamanho super agradável para a leitura, as folhas são amarelas. No que se refere à aparência, os livros não têm falhas.

Em Convergente, vemos algo diferente do que está presente nos demais livros da série. A narrativa nos dois primeiros livros é feita apenas pela Tris. Nesse, ela é dividida entre Tris e Tobias. Isso fez com que pudéssemos ter uma visão mais ampla dos acontecimentos, mas não me ajudou a me envolver com eles.

O pensamento que eu tinha o tempo todo era: "lá vamos nós de novo". Me irritava profundamente a impressão de que, por mais que a história mudasse, continuava a mesma. Talvez a única coisa que tenha me agradado nesse livro foi o fato de os norte-americanos não serem considerados os seres mais perfeitos do universo, pude vê-los errando. Não suporto quando são retratados como super-heróis.

Sei que teve gente que se revoltou bastante com o final. Isso não aconteceu comigo. Acredito que uma pessoa não consiga ser feliz querendo fingir ser quem não é, ou tentando fugir de si mesma - e, na minha opinião, o que irritou muita gente não poderia ter acontecido de outra forma. Uma pessoa não se sacrifica sem um motivo muito forte, o ser humano se agarra à vida até que algo realmente grande o faça acreditar que uma ação é mais importante que sua sobrevivência. Claro que ele tentará se manter vivo mesmo assim, só que algo passa a vir na frente em sua ordem de prioridades.

Não quero dizer com isso que o final me deixou feliz e satisfeita. Não deixou, mas nenhuma parte do livro (nem da trilogia) fez isso comigo. Me obriguei a terminar de ler, e realmente tenho horror disso. Distopia é um gênero que me atrai muito, mas a leitura de Convergente foi entediante para mim. A série tem seus méritos, como causar boas reflexões; dar muita importância à amizade, ao amor, ao companheirismo, à lealdade, à luta por um ideal; mas, infelizmente, não conseguiu me conquistar. As explicações faziam sentido, só que não gostei da narrativa. Não me apeguei a ninguém e, embora a autora pareça mesmo ter prazer em matar um monte de gente, não sofri em nenhum momento. Para mim não fazia a menor diferença se alguém vivesse ou morresse, só queria que o livro terminasse. Quando isso aconteceu, só consegui sentir um enorme alívio.

Nada disso significa que o livro é ruim, apenas não foi uma leitura que me agradou. A trilogia, no geral, tem boas notas no skoob e no goodreads, então não deixem de ler só porque eu não gostei nem um pouco dela. Quem já leu, me conte suas impressões!

Desde que eu era criança, sempre soube disto: a vida nos danifica, a todos nós. Não há como escapar desse dano. Mas agora também estou aprendendo isto: podemos ser consertados. Consertamos uns aos outros.

12 comentários:

  1. Olá

    Não tenho interesse nessa série. Lembro de ter lido alguns capítulos do primeiro logo quando saiu, mas desisti por não fazer muito meu estilo. Eu gosto de distopias, mas essas eu dispenso. Quem sabe eu dê uma chance para os filmes...

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já conheço a história sem ter lido os livros, já sei até o que acontece no final desse. Eu quero ler logo, já estou com os três livros no meu kindle, agora só falta achar o tempo. Aí, que chato o final não ter lhe agradado, eu também fiquei assim com o final de THG. Os autores de trilogias sempre tem que tomar cuidado ao escrever o final de seus livros, pois é como se fosse 1 livro dividido e três partes, então tem de ter um final nos três livros. Escrever uma trilogia é um pouco complicado e os leitores tem que entender isso, mas quem tem talento para a escrita, consegue escrever qualquer coisa, e conquistar o leitor. Abração!!!

    Jonathan Freitas - http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha próxima leitura é Convergente e já sei vários spoilers, então estou preparada para o final.
    Commo você afirmou, ouvi falar que houve muitos pecados, mas de forma geral, Convergente foi bom. Espero que eu consiga apreciar mais esse desfecho!
    Parabéns pela resenha!

    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?!
    Ainda não li essa trilogia, mas ganhei o primeiro volume de aniversário e estou doida para ler. É uma pena que você só tenha concluído a leitura por 'obrigação', e que nada na história tenha te marcado de uma maneira especial =/ Mas eu gosto dessas resenhas que são mais sinceras e falam sobre os 'erros' das histórias, e espero que eu goste das obras como um todo.

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Não é minha distopia preferida, mas gostei dela e acho que para quem gosta do gênero vale a pena conferir. Como você disse, vai muito do gosto pessoal, do leitor curtir a narrativa da autora e se envolver com os personagens. Eu, particularmente, sempre me conectei com Tris e Quatro, mas com os demais não. Gosto da ideia da distopia e acho que a autora tem boas sacadas ao longo da série, mas em alguns momentos fica um pouco abrupto. No geral eu gostei.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Nossa, você jogou um balde de água fria agora em mim. Acabei de sair do Blog da Paulinha super empolgada falando sobre o filme Convergente que eu adorei!!!!! Tudo bem, eu ainda não li os livros, mas peraí, a autora gosta de matar todo mundo??? É verdade, eu percebi no filme, risos...
    Estou com o coração na mão agora, espero que o Four sobreviva até o final, já estou achando que não, vou ficar revoltada quando estiver lendo o livro e isso acontecer!!!!!!! Risos..
    Uma pena que não queira mais os livros e que a história não tenha conseguido lhe envolver.
    mas eu não desisto, eu vou ler!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Juh, tudo bem?
    Eu não li a resenha porque ainda não li o livro, e não quero absolutamente nenhum spoiler da série. Já fiquei sabendo do MEGA spoiler (quem não?), e sinceramente, não me desanima de ler o livro, aliás, me faz querer ler o livro ainda maaais!
    Espero ler em breve. Beijos e boas leituras!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju.
    Essa é uma série tão aclamada no momento, mas acredita que não consegui passar do primeiro livro, que adorei por sinal, mas a leitura do segundo não fluiu, tentei 3 vezes e desisti, então estou longe de chegar em Convergente.
    Portanto entendo perfeitamente sua opinião, no segundo livro eu já achei a narrativa entediante, e eu não pretendo me obrigar a ler a série.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Sabe que me senti mais feliz lendo sua resenha? Eu li somente o primeiro livro da série. Enquanto lia, eu consegui entrar no clima da situação, e ate gostei da escrita da autora, mas com o passar do temp, após alguma reflexão, percebi Q acabei sendo ludibriada, pq os furos da historia são maiores do q parece inicialmente hahaha acabei q tirei os livros da minha lista de prioridades, vou terminar os que tenho aqui em casa, e so depois viu pegar emprestado com minha amiga!
    Adorei a resenha, sincera e sem spoiler, esse final eh o q esta me deixando mais curiosa hahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Jú,

    Ainda bem que você me presenteou com sua resenha e comentários sinceros, pois iria investir na compra dessa obra e com certeza iria me punir por isso em virtude de ser entendiante, conforme você colocou, odeio ter que terminar de ler uma série apenas porque já comprei e não gosto de ser vencida. rs.

    Sabe que sou fã da sua escrita e quero registrar mais vez vez que amei a sua resenha.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitira

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ju,
    Você é uma das poucas pessoas que diz que não gostou da série e que não faz questão de tê-los em sua estante, mas pelo menos você não achou o final ruim, como a grande maioria. Só de saber que os americanos não são pintados como heróis está me dando vontade de passar a trilogia na frente.
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju linda!
    Diferente de vc eu sou uma fã dos livros da série, e vão ficar na minha estante! O fato de ser narrado pelos dois me incomodou um pouco, pq eu achei as narrações bem parecidas, as vezes me confundia com quem estava narrando e voltava um pouco!
    O fim para mim foi uma facada no coração, eu fiquei mega triste e chorei muito! Me envolvi muito com o casal, gosto muito do Quatro e foi o sofrimento dele que me quebrou! Um bom livro no entanto!
    Boa resenha!
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo