sexta-feira, 2 de maio de 2014

[Resenha - Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Feiticeiro do Norte

Postado por Ju às 14:00
A resenha não possui spoilers sobre esse livro ou os demais da série. Caso não queira saber nada sobre o que está acontecendo na história, pule a sinopse.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2 | Livro 3 | Livro 4


Título: Rangers - Ordem dos Arqueiros: Feiticeiro do Norte
Autor: John Flanagan
Livro #5 da série
Editora: Fundamento

Depois de vários anos de dedicação e inúmeros perigos, Will conclui seu aprendizado e se torna, finalmente, um arqueiro. Sua primeira tarefa sem a supervisão de Halt é assumir o posto de guardião do feudo de Seacliff, uma ilha localizada num setor tranquilo do reino. É o trabalho ideal para um arqueiro recém-formado. Entretanto, diferente do que se poderia imaginar, a estada de Will em Seacliff não será nem um pouco tediosa. Will recebe a visita de uma velha amiga, Alyss, que lhe fala sobre a misteriosa doença de lorde Syron, o senhor do castelo de Macindaw, no extremo norte. Ela conta que a população local está aterrorizada com os rumores de que um terrível feiticeiro é o responsável pelo mal do lorde. Então, uma difícil tarefa é dada a Will - descobrir a verdade. Para realizá-la, ele parte rumo à floresta Grimsdell, onde é assombrado por vozes sinistras e pelo assustador Guerreiro da Noite. Esses acontecimentos o fazem pensar se há explicação racional para aquilo... ou se feitiçaria existe de fato. Sem saber em quem confiar em meio a tantas superstições, boatos e inexplicáveis aparições, Will pode contar apenas com seu treinamento, suas habilidades e a inteligência para sobreviver. Mas talvez isso não seja o bastante...

Até o quarto livro da série Rangers, as coisas caminharam do mesmo jeito. A história de um novo volume começava onde a história do anterior terminava. Em Feiticeiro do Norte, tudo mudou. Um longo tempo se passou antes que os acontecimentos narrados nele tivessem seu início. Fiquei um pouco brava com isso, porque o autor acabou me obrigando a me despedir - pelo menos temporariamente - de algumas personagens. Não queria ter deixado de acompanhar tudo o que aconteceu. Mas logo me envolvi com a história e esqueci a mágoa.

O livro transmite algumas lições preciosas, como nunca se deixar levar pelas aparências. Mostra como é necessário estar sempre atento e deixar a mente aberta para que novos fatos possam ser absorvidos por ela. Não é porque todo mundo está convencido de uma coisa que você deve se deixar convencer sem investigar. O que seria do mundo sem as pessoas curiosas, não é mesmo? Muitas descobertas nunca teriam sido feitas.

- Você ficaria surpreso se soubesse o tipo de coisa em que as pessoas acreditam. (...) Normalmente, quanto maior e mais improvável a mentira, mais dispostas elas ficam a acreditar nela. Muitas vezes, pensam que é tão absurdo que deve ser verdade.

A investigação, aliás, está bem presente na história. Will é enviado em uma missão muito importante, pois um feudo essencial para a manutenção da segurança de todos os outros está presenciando acontecimentos aparentemente inexplicáveis. Só um arqueiro conseguiria descobrir os detalhes mas, ao mesmo tempo, o responsável pela área não tem sucesso no desempenho dessa função - as pessoas respeitam os arqueiros, mas também os temem. Por esse motivo, Will precisará usar um disfarce. No início, não fica muito satisfeito com isso, mas logo percebe que é bom deixar sua personalidade naturalmente alegre fluir por algum tempo.

Acredito que esse tenha sido o livro mais tenso da série até agora. Tem menos ação, fisicamente falando; a ação se torna mais intelectual. Will precisa utilizar tudo o que lhe foi ensinado - e mais um pouco. Na verdade, ele recebe ajuda. Sem isso, dificilmente conseguiria realmente desvendar  os mistérios do lugar, mesmo com todo seu treinamento, inteligência e esperteza.

As pessoas raramente notam o que não esperam ver.

Como eu disse na resenha do quarto livro, ele acabou com uma aflição que eu carregava desde que terminei a leitura do segundo. John Flanagan resolveu que eu não poderia ter uma vida tranquila e feliz por muito tempo - a história iniciada no quinto livro terá continuidade no sexto. 

Não esperava por isso, durante uma grande parte da narrativa acreditei que uma reviravolta fantástica aconteceria e que tudo ficaria bem. Mas eu estava me iludindo. Achei uma maldade o jeito que o livro foi finalizado, nem sei porque isso ainda me surpreende, esses autores estão ficando cada vez mais cruéis... rs... Pelos títulos dos próximos volumes, acredito que o sexto terá um desfecho, e no sétimo começará uma nova história. Espero logo poder contar para vocês se isso realmente aconteceu. =)

10 comentários:

  1. Olá

    Sou bem curioso para ler essa séria. Uma amiga minha (que também escreve no meu blog) já leu o primeiro volume e curtiu bastante. Espero poder ler o quanto antes, já que é tão elogiada.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Acho a premissa da série fascinante, mas confesso que pensar em tantos volumes me desanima. Adoro esse clima de aventura e ação que você descreveu e fiquei muito curiosa para conhecer a ordem. Adorei a resenha e quem sabe ainda me anime.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por ter avisado para pular a sinopse, embora não tenha gostado nadinha de o livro continuar com o suspense por tantos outros. Se um dia for lê-lo, será após o lançamento de todos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Aaah eu já ouvi bastante sobre esse livro, tava namorando ele na livraria um dia desses mas nem tinha me ligado que era de uma série... Vou pesquisar algumas coisas o/ E ótima resenha :D

    Abraço o/
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    Bom não li os livros dessa forma segui seu conselho e pulei a sinopse hehe
    Então gosto de livros assim, que nos ensina algo, essa é umas das coisas que sempre gosto de encontrar nos livros.
    Fiquei curiosa pela leitura e já anotei a dica.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?
    Você sabe que eu adorei esse livro, li sua resenha anterior, acho que era do quarto livro e me apaixonei. Sua resenha está ótima como a outra, adorei. sabe, fiquei pensando no que disse: as vezes, as pessoas argumentam de uma forma tão convincente que aceitamos sem criticar. Realmente, isso as vezes, pode ser até perigoso. Concordo, temos que ser curiosos, investigar sempre, não existem verdades absolutas.
    Adorei, adorei, adorei, quero esse livro para ontem!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oieee, você gosta mesmo dessa série kkkk, já vi os outros livros e nunca tive tanta vontade de ler kkkk, algumas capas são bonitas, outras nem tanto, mesmo assim acho que não leria kkk, quem sabe mais para a frente, no momento estou em outro tipo de leitura kkk, Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ju essa série é longa hein, acho que nunca acompanhei uma série assim.
    Gosto de livros que nos ensinam algo, e também onde as ações estão no intelecto, perfeito.
    Eu também não consigo entender esses autores que nos maltratam com um final de livro surpreendente e desesperador, eles não tem um pingo de dó dos seus leitores rsrsr.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ler a resenha do terceiro livro e como eu disse lá, tenho muito interesse em em ler essa série mas tenho um pouco de receio por ser longa demais.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Não conheço muito sobre essa série, mas ouvi comentários positivos sobre ela. Não li a sinopse, porque ainda não li nenhum dessa série. Ainda não tenho certeza se pretendo ler essa série, mas se ler, não será em breve, pois tenho muitos livros na minha to-read list que estou morrendo de vontade de ler, e são prioridade para mim no momento.
    Beijos e boas leituras! :*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo