terça-feira, 22 de abril de 2014

[Resenha - Novo Conceito] Azul da Cor do Mar

Postado por Ju às 11:00
Título: Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas 

Sinopse: Acaso, destino ou loucura? No caso de Rafaela, pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando da Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços –, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

Não sei se vocês se lembram disso, mas eu amei Simplesmente Ana. Azul da Cor do Mar conseguiu me encantar ainda mais! *-* A leveza com que a Marina escreve é uma coisa incrível; o jeito com que ela captura a gente para dentro da história e faz com que nos sintamos parte do que está acontecendo é simplesmente extraordinário. Vai ser uma missão bem difícil mostrar pelo menos um pouquinho de como me senti lendo o livro, mas vamos lá.

Rafaela, quando criança, viajava sempre para a casa de seus avós na praia durante as férias. Quando estava com 10 anos (quase 11), seus interesses não combinavam em nada com os de seus três irmãos mais velhos. Então, achou que teria o verão mais solitário e entediante de sua vida... Até que um dia, ela o viu. Um garoto de boné pedalando sua bicicleta azul e preta, com uma mochila xadrez nas costas. Reparou que todos os dias, no mesmo horário, ele passava em frente a sua janela, e passou a aguardar ansiosamente por aquele momento. 

No último dia de sua viagem, decidiu fazer uma caminhada com a avó pela praia e, para sua surpresa, lá estava ele. Sentado na praia, perdido em seus pensamentos. De repente, abriu a mochila, pegou uma carta e mergulhou no mar. Pouco depois, retornou - sem a carta. Foi nesse momento que os olhos dos dois se cruzaram pela primeira vez... que acabou se tornando a única, pois Rafaela nunca mais o viu. Isso não impediu que nunca se esquecesse dele.

Tornou-se obcecada pelo "seu garoto". Durante mais de 10 anos, escreveu vários textos para ele. Nunca conseguiu se envolver de verdade com ninguém, porque o garoto sempre estava em primeiro lugar. Até que novos olhos azuis aparecem na sua vida... será que conseguirão superar aqueles que ela nunca esqueceu?

Rafa é uma das personagens mais divertidas que eu já conheci. Desde o início me fez sorrir, mas em alguns momentos conseguiu me fazer gargalhar. Está para nascer uma pessoa mais estabanada. Chega a tropeçar nos próprios pés, literalmente. É uma garota bem segura de si, desde que a gente esqueça o quanto ela é um desastre em relacionamentos amorosos. Dedicada, bonita, talentosa, curiosa e muito querida pelos amigos e pela família. Cresce muito durante a narrativa, consegue se tornar uma pessoa melhor, mais completa. Posso ter rido dela no início, mas à medida que a história foi passando chorei com ela algumas vezes também.

A capa é tão linda!! O mar e os elementos ligados a ele, as conchas e a estrela-do mar, têm uma textura diferente e brilham. A diagramação tem detalhes fofos no início dos capítulos e, às vezes, no meio deles.

A história me divertiu, me comoveu, me fez querer muito mais. Já estou morrendo de saudades de todas as personagens maravilhosas que a Marina criou (tem umas pessoas meio chatas e inconvenientes também, mas são minoria). Amei acompanhar um pouco da vida de cada uma. Espero que venham muitos livros da autora por aí, porque acredito que eu tenha um caso irreversível de vício pela escrita dela. =)


9 comentários:

  1. Oi Ju!
    Pelo que estou vendo é um livro bem água com açúcar né. Personagens que faz rir, opa, gostando.Por enquanto do que vejo nas resenhas o pessoal tá gostando assim como você. Sentir falta dos personagens, bem tipico da boa leitura rs. Não sei quando irei ler, to querendo mais ação esses dias rsrs. A capa é o show a parte mesmo, principalmente para quem já adora o mar *-*

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,

    Adorei sua resenha, ainda não conhecia esse livro da Marina, mas sua resenha me conquistou.
    Co certeza vai entrar na minha lista de desejados e a personagem principal ser meio atrapalhada, acho que dá o tom mais cômico do livro, não?

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a resenha, vi na livraria e fiquei doido pra comprar kkk

    ResponderExcluir
  4. Vish, se é melhor que Simplesmente Ana então é mais que perfeito kk Eu amei amei Simplesmente Ana. Havia ganhado em um sorteio, não conhecida nada da autora nem dos livros, mas ameei amei. Já quero ganhar os próximos, não só esse, o Azul da Cor do Mar mas o Simplesmente Ana 2 e 3 também (não sei o nome) rs kk

    beijos.! Com Deus :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Acabei de ler Simplesmente Ana e de fato a narrativa da autora é muito leve e envolvente. Amei essa capa desde que a vi e adorei a história. Sua resenha me deixou ainda mais empolgada. Quero ver se leio logo que tiver oportunidade.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Também gosto muito quando o livro consegue prender a gente. Esse é um livro previsivel, com certeza o garota da bicicleta é o mesmo que aparece dez anos depois, já vi esse filme. Concordo com você que a capa é muito linda. Creio que este é um livro que leria. E vou anotar aqui! Abraços!

    Jonathan Freitas - http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Também fiquei encantada com os dois livros da Marina. Devorei ambos! A Rafa é uma comédia, o guria atrapalhada... kkkk
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei a sinopse e a premissa do livro, me pareceu bem interessante e diferente da maioria das coisas que li até agora (o enredo). Parece ser uma leitura ótima para tardes de verão, me deu uma enorme vontade de levar este livro para a praia, deitar na areia e ler...
    Ainda não li nada da autora, mas meu "Simplesmente Ana" está à caminho! : )
    Espero gostar dos três livros dela! Beijos e boas leituras :**

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,
    Não lembro da sua resenha de Simplesmente Ana, mas assim como você amei o livro, por ser um livro tão leve e fofo.
    Quando recebi esse juro que fiquei tentada a passa-lo na frente das outras leituras, mas ainda não fiz, com essa resenha pelo que vi já no inicio vou ter que fazer para me encanta ainda mais.
    Realmente essa capa e linda é uma das minhas preferidas daqui da estante.
    Gosto de histórias assim que tem um pouco de tudo, que nos emociona...
    Já estou curiosas para conhecer esses personagens.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo