domingo, 13 de abril de 2014

[Resenha - Galera Record] Flash Forward

Postado por Ju às 22:30
Título: Flash Forward
Autor: Robert J. Sawyer
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Galera Record

Sinopse: Sem aviso, toda a população do planeta apaga por 137 segundos. Milhares morrem em acidentes de carro e quedas de avião. Mas o caos e a confusão consequentes são o menor dos problemas. Durante os dois minutos e dezessete segundos que estiveram desacordados, todos tiveram um lampejo do futuro. O que um evento desses poderia significar para a humanidade? Leia aqui um capítulo do livro que inspirou uma série de TV homônima.

A série de TV citada na sinopse foi o principal motivo que me fez querer ler Flash Forward. Claro que o que fez com que eu me interessasse pela série foi o tema, que achei super interessante. Mas vou deixar para falar sobre ela no final da postagem, vamos ao livro.

Um grupo de cientistas, no ano de 2009, decide fazer um experimento para produzir algo chamado bosón de Higgs. Para isso, precisam recriar um nível de energia que só existiu um bilionésimo de segundo após o Big Bang. No dia marcado, acontece algo inesperado. Além de não conseguirem produzir a partícula desejada, todos os cientistas perdem a consciência. Durante 2 minutos e 17 segundos, eles na verdade visitam um outro tempo - suas mentes são transportadas para 21 anos no futuro. 

A princípio, acreditam que aquilo aconteceu somente com os presentes no laboratório. Mas não demora para que descubram que foi um fenômeno mundial. Todos os seres humanos tiveram visões. Quer dizer, alguns não viram nada - e acabaram chegando à conclusão de que já estariam mortos no dia que os outros conseguiram vislumbrar: 23 de outubro de 2030.  

Muitas pessoas morrem durante o acontecido. Aviões caem, acidentes de todos os tipos acontecem. O mundo inteiro atravessa um verdadeiro caos, não existem serviços de emergência suficientes para atender a todos. Os responsáveis pelo experimento, dois físicos, não sabem se o que fizeram teria tamanho poder, se poderia ter tido repercussões em todo o planeta... Esse é um dos mistérios que é investigado no decorrer da história.

É criado um site, o Mosaico, em que todos podem compartilhar suas visões - que recebem o nome de flashforward. Através dos relatos recebidos, começa a se formar um retrato do ano de 2030. Uma das principais personagens, que não viu nada, tenta descobrir informações sobre sua provável morte. O site se torna uma importante fonte de pesquisa e comunicação.

Tive momentos de amor e de ódio por esse livro. No geral, gostei muito da narrativa. Durante a maior parte do tempo, não conseguia interromper a leitura. Mas, às vezes, começavam explicações sobre fenômenos da física. Nesses momentos, tinha vontade de pular algumas páginas (mas resisti bravamente). Física nunca entrou na minha cabeça. Então, não consegui entender bem os fenômenos explicados no livro, toda aquela conversa de cientista me enlouqueceu... As informações fornecidas são, a meu ver, bem complexas. Essa foi a parte do ódio.

Em compensação, adorei todos os outros trechos. Me envolvi bastante com as personagens, que são bem construídas e cheias de conflitos interessantes. A oportunidade de vislumbrar o futuro mexe bastante com a cabeça das pessoas, e há uma ótima discussão sobre a possibilidade de mudar o destino. Será que o que todos viram está destinado a acontecer? Ou será que o livre arbítrio permitiria alterações, e aquele seria apenas um futuro possível, mas não obrigatório? Claro que houve boas visões e também visões terríveis, e não são todos os seres humanos que conseguem lidar com o que descobriram. O livro promove bastante reflexão.

Fiquei bem aflita à medida que o final se aproximava. Mas tive todas as respostas pelas quais esperei, e gostei das escolhas feitas pelo autor. E agora, vou voltar ao assunto do início... rs...

Livro x Série



Abandonei essa série depois de alguns episódios... sinceramente, sentia que estava sendo enrolada o tempo todo. Pensei que o livro me traria respostas sobre algumas questões, como: quem era a pessoa que ficou acordada durante o flashforward (a que apareceu na filmagem do estádio)? Bem, ninguém fica acordado durante o flashforward no livro, essa foi uma invenção da série. Aliás, o livro foi realmente apenas uma inspiração para ela, porque a história é bem diferente - até mesmo a data retratada pelas visões é diferente, na série as pessoas veem acontecimentos que retratam seu futuro dali a apenas seis meses. Nela, quem investiga os acontecimentos são agentes do FBI, não cientistas num laboratório localizado entre a França e a Suíça.

Fui pesquisar sobre como a série terminou para ver se valeria a pena tentar assistir mais uma vez. Descobri que foi cancelada após a gravação do último episódio da primeira temporada, e ficou sem um final realmente conclusivo. Então, ficarei sem respostas a respeito dela para sempre, porque não vou assistir a 22 episódios para de repente ter ainda mais dúvidas no fim. Quanto ao livro, podem ler sem medo: ao contrário da série, foi tudo bem resolvido e bem explicado. =)

11 comentários:

  1. Ju, muito obrigada!
    Obrigada de coração!
    Simplesmente você me tirou uma dúvida de anos.
    Quando o filme de LOST acabou eu fiquei orfã de adrenalina, posso dizer assim.
    Eu, durante 6 anos, acompanhei todos os episódios da série. Quando acabou entrou essa série substituindo.
    Confesso que vi os 3 primeiros, mas não era a mesma coisa, a enrolação que quem era aquele homem de capuz no estádio me deixava agoniada.
    Nunca imaginei que teria um livro sobre a série. Apesar de estar até as tampas de leitura, vou procurar, quem sabe tenho algumas respostas.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Não cocnhecia o livro nem a série. O tema sobre visão do futuro realmente sempre deixa qualquer um curioso. Muitos desejariam ter visões do futuro, ao mesmo tempo que isso gera medo e incertezas. Porém detestei a parte que mencionou da Física, pois era uma das matérias que odiava no colégio hehehe.
    Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Caramba, esse livro parece ser ótimo. Apesar de eu não conhecer a série eu fiquei com muita vontade de ler o livro e mesmo não tendo um final para ela vou tentar assistir pra ver se eu gosto. Eu detesto quando cancelam a série sem nem ao menos terminar, isso é muito chato. Mas que bom que o livro tem um final haha xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,
    tudo bem?
    Esse assunto sempre me fascinou: o futuro!!!!! Uma única ação sua pode desencadear vários acontecimentos, isso não é o máximo???? Fazer ou deixar de fazer algo traz consequências, por isso acredito que podemos alterar o futuro até o último segundo, antes de ele virar presente.
    Adorei a história desse livro, não conhecia, eu também não sei anda de física, risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju tudo bem ?
    Eu vi esse livro em um dos vídeos do pessoal do Ressaca Literária, e gostei e agora gostei mais ainda. A história parece ser super interessante(pelo menos pra mim) achei bem original e gostaria muito de poder ler esse livro !! As partes de física acho que seriam legais se não fossem muito extensas e demoradas. Esse é um do livros que eu quero muito ler ainda esse ano.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Ju
    Eu não conhecia o livro e nem a série, mas gostei muito da proposta do livro. Realmente é algo que me interessou e já anotei a dica. Te entendo nessa parte de física, eu nunca fui boa.. e quando mistura física e química ai fico mais confusa..rsrsrsrs. Porém, gostei do livro e vou ler. A série nem vou começar, porque além de eu já assistir inúmeras séries, não gostei de saber que ela deixou respostas e não é tão boa. Por fim, sua resenha ficou muito boa e bem explicativa.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que se tivessem feito um filme seguindo o mesmo enredo do livro, teria feito bastante sucesso. O problema é que dão muito mais valor para séries policiais, acho que por isso a inverteram dessa maneira. Sem contar que a série passou bem na época que LOST - que também usou de flashfowards no enredo - estava terminando, então acho que não deram muita importância para ela e os que deram devem ter ficado tão decepcionados com o final de LOST - eu uma delas -, que nem tiveram forças para continuar essa série hsuahusahu
    Mas o livro parece ser bem legal, ainda mais que dá uma explicação plausível para o leitor, isso só mostra que o autor teve controle da história, em vez de se perder em seu próprio enredo.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Comecei a série, mas soube q foi cancelada e parei... E nao sabia q tinha sido baseada num livro! Ou seja, estou no skoob, add esse livro na minha lista de 'comprar urgentemente'! Além disso, as partes q vc nao gostou com certeza eu vou curtir, faço quimica, e por mais q tenha meus problemas com a fisica, essas partes de pesquisa e novas particulas sempre me encantaram! Adorei a resenha, e tb a dica para nao ver a serie, vou seguir todos os seus conselhos! Hahaha!

    ResponderExcluir
  9. Que legal, não sabia que essa seria tinha sido baseada num livro!! Nunca cheguei a assistir a série, mas ouvi muitos elogios e fiquei feliz em saber que o livro é melhor que a série, me deixou com mais vontade de ler. Também detesto ler/assistir uma história que me deixa sem explicações no final.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju. Não conhecia nem o livro, tampouco a série. É mais antigo né?
    Faz tempo que não vejo um livro que retrata o Big Bang (a não ser a provável série de mesmo nome, que malemá retrata este assunto).

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju!
    Mesmo tendo os termos de física que detestooooooooo, tenho grande pavor e acho que faria diferente de você, pois iria pular esse trechos, achei a temática do livro bem interessante, mas acho que se acontecesse comigo de ver daqui a 20 anos como seriam as coisas, iria me desesperar..hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo