quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[Resenha - iD] O que aconteceu com o adeus

Postado por Ju às 11:00
Título: O que aconteceu com o adeus
Autora: Sarah Dessen
Tradução: Áurea Akemi Arata
Editora: iD

Sinopse: Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de Mclean anda assim. Mclean não se importa com isso. Cada nova cidade é a oportunidade de mudar e de tentar ter outra persona. Cada local diferente traz uma oportunidade para ela se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha do drama. A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o passado infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview, onde ela vem criando raízes,fazendo amigos e apenas tentando ser alguém que ela não é há muito tempo: ela mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Ele é a pessoa mais sincera que a Mclean já conheceu. Mclean precisa de tempo, antes que esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de perto...ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as pessoas. (Fonte: site da editora)

Mclean tem uma família que ela ama muito, apesar das imperfeições de seus componentes. O pai tem um restaurante que lhe toma praticamente todo o tempo disponível, o que faz com que seja bem ausente da vida em família. Mas uma coisa ele nunca deixou de lado: a paixão que tem pelo basquete, herdada por sua filha, que faz com que os dois assistam a muitos jogos no estádio. A mãe de Mclean inventa viagens surpresa para a praia, em que as duas se instalam em um hotel que cheira a mofo... Essas viagens, em que nunca faltou diversão, talvez sejam as melhores lembranças que a garota possui de seu relacionamento com ela.

Pare de tentar, eu queria dizer e fazê-la entender. Pare de forçar e talvez eu até procure você. Talvez.

Porque, há alguns anos, tudo mudou. A mãe da garota traiu seu pai com o técnico do time de basquete pelo qual ele foi fanático por toda a sua vida. Ela deixa a família para se casar com ele, e logo tem gêmeos. Gus, seu pai, resolve começar uma nova vida, e aceita um trabalho como consultor. Mclean, muito magoada e irritada com a mãe,  e sem nenhuma vontade de conviver com a nova família que ela formou, decide morar com ele. Só que, nessa nova vida, o trabalho do pai faz com que eles se mudem sempre, porque ele avalia restaurantes que um amigo seu compra. Precisa dizer se vale a pena investir para o local se reerguer ou se é melhor fechá-lo e começar do zero. O tempo que leva para fazer isso é o tempo que eles permanecem em um mesmo lugar.

Em dois anos, Lakeview é a quarta cidade em que se instalam. Ninguém sabe mas, a cada mudança, a garota adota um nome e uma personalidade diferentes. Não quer viver sua própria vida, então inventa personagens e escolhe se relacionar com pessoas que se encaixem na vida que decidiu ter em cada local. Claro que procura fazer com que todos os seus relacionamentos sejam superficiais, de forma que possa simplesmente desaparecer quando seu pai precisar se mudar novamente.

Eu já nem conseguia mais imaginar como seria, ter tanto - ou mesmo um pouquinho - investido em uma amizade. Já era difícil o bastante cuidar de mim mesma. 

Todo mundo sabe que é difícil ser adolescente. Você não é mais criança e precisa ter mais responsabilidades. Também não é adulto, então não é por ter algumas responsabilidades que pode tomar as decisões do jeito que quiser. Você normalmente tem a necessidade de encontrar "a sua turma", descobrir que não está sozinho no mundo. Mclean prefere adiar esse momento, ela quer mesmo é seguir vivendo sem ter que lidar com as pessoas, sem fazer amigos e, principalmente, sem arrumar um namorado.

Claro, era sempre irritante sair e deixar tudo para trás de novo. Mas, dependia de como você encarava as coisas. Pense numa mudança que faça tremer a terra, arruinar a vida, e já era. Ou encare como uma transformação, uma chance de se reinventar e de recomeçar, e tudo bem.

Mas, em Lakeview, as coisas não saem como ela planejou. Tinha escolhido se chamar Liz, e já havia começado a rascunhar suas novas características, mas conhece Dave e se apresenta com seu nome verdadeiro, sem nem perceber o que está fazendo. Precisa, então, descobrir quem se tornou, depois de tantas reinvenções.

Eu amei o livro. É muito legal ver a personagem principal começando a viver sua vida de verdade. Ela faz amigos mesmo sem querer, começa a criar raízes e tenta melhorar seu relacionamento com a mãe. Descobre que as outras pessoas também têm problemas, parecidos com os dela ou ainda piores, e isso a ajuda a encarar de frente tudo o que passou.

Seu passado é sempre seu passado. Mesmo que o esqueça, ele se lembra de você.

Gostei muito dela, gostei muito do Dave. Mas minha personagem preferida foi a Deb. A única componente do comitê de boas-vindas da escola que, graças à Mclean, consegue finalmente pertencer a um grupo. Ela é surpreendente, com todos os seus conhecimentos e as suas habilidades secretas. Está sempre disposta a ajudar sem esperar nada em troca, e se sente imensamente feliz por finalmente ser aceita pelas pessoas. Alguém que tem uma vida bem dura, mas que nem por um momento deixa de se esforçar para manter a alegria e o otimismo.

Como será que deve ser, sendo tão autêntica, tão frágil que seu mundo inteiro de pensamentos fica tão fácil de ler no seu rosto? Eu não conseguia nem imaginar.

Adorei a narrativa da Sarah. O livro tem pouco mais de 400 páginas, mas nem parece, quando notei já estava no fim. Fiquei feliz pelos destinos das personagens, mas triste por ter que me separar delas. O importante é que tudo terminou bem. =)

- Quando se ama alguma coisa, você sempre continua amando de algum jeito. É preciso. É como se fizesse parte de sua vida para sempre.


22 comentários:

  1. uaaaau parabéns pela resenha!! Esse livro deve ser muito bom!! Gostei da sinopse e me apaixonei mais ainda com sua resenha!! preciso ler esse livro! Muitas vezes já tive vontade de agir assim, tentar recomeçar mudando de cidade!!! rsrs Mas como meus pais não mudam então eu enfrento os problemas no mesmo lugar! HAHAH Mas achei super interessante a forma como ela lida com os problemas, bom na verdade ela não lida, ela foge deles!! Também gostei do fato de o relacionamento dos pais dela terem findado por culpa da mãe!! É que na maioria dos livros o culpado é sempre o pai e os filhos sempre ficam do lado da mãe! Vou ler, já add no Skoob!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, você caprichando na resenha !
    Parabéns flor *--*
    Beijos, fica com Deus.
    Tem resenha do livro CISNE lá no blog:
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante! E a história tem a maior cara de filme, não tem? As coisas vão se desenrolando, surgem novos personagens e novos conflitos... E nem imaginei que tivesse 400 páginas, caramba! Não conheço essa autora, mas adorei o nome dela :)

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu fico tão feliz de ver uma resenha positiva sobre um livro! Eu também adorei a resenha, deu vontade de ler. a história parece ser super fofa, e como vi num comentário aqui, tem cara de filme! rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei realmente chocada com a traição da mãe dela e estou bastante curiosa para ver como Mclean irá conseguir perdoa-la e se perdoar por ter esquecido dela mesma. Alguns pensam que arranjar namorado é sinônimo de problema, eu acho que tudo depende da pessoa com que se começa esse relacionamento e penso que Dave entrou na hora certa na vida de Mclean. O amor as vezes cura feridas que ainda não sararam e torço para o final feliz do casal. Queria que o pai dela também se recuperasse e pudesse reconstruir sua vida, mas para saber só lendo :) !!

    ResponderExcluir
  6. Então Ju, nunca li nada da autora no entanto já li falarem mega bem dela, e tenho curiosidade de ler algo seu, no entanto esse é o primeiro contato que tenho com uma de suas obras, e devo dizer que o livro me deixou tocada de alguma forma e muito instigada a lê-lo. Primeiro, eu entendo a protagonista, eu acho que gostaria poder recomeçar, ter novas identidades, eu sei como é ter vontade de fugir de si próprio, ou por curiosidade, ou porque simplesmente nem você se aguenta mais. A definição de ser adolescente que você usou em sua resenha foi o que mais me tocou, porque de fato é exatamente assim, e é pelo que eu estou passando agora, o que é um período muito difícil, muito conturbado, e as indecisões internas também são dolorosas e complicadas. Quanto ao tema abordado no livro, eu gostei bastante, essa coisa da história familiar, estou super curiosa para saber o desfecho do livro. Enfim, adorei Ju :)

    ResponderExcluir
  7. Percebi muitos elementos, que você destacou em sua resenha, de muitos filmes norte-americanos, do tipo comédia romântica adolescente, que já assisti. Como sempre ouvi falar muito bem da Sara Dessen, acredito que a narrativa dela deve nos conduzir a reflexões e pensamentos mais profundos sobre a vida. Tenho muita curiosidade para ler um livro dela, acho que esse seria um bom para começar.
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que livro legal Ju! Sua resenha esta muito boa! E a história também tem tudo para ser bom. Acho que esse livro me faria imaginar como seria se eu tivesse ido para outra cidade, coisa que só ira acontecer quando eu tiver uns 20 anos haha. Adorei o livro! Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Jú!
    Esse parece ser um livro interessante de se conhecer, pois pelo que percebi em sua resenha trata-se da formação de personalidade e carater de um adolescente, que um dia descobre que todo mundo tem problemas da mesma maneira que ele, e ainda tem o romance com Dave como pano de fundo ou não! Estou começando a incluir livros assim em minha lista, estou indo com calma, claro, estou de ressaca de um recente ainda mas as vezes é bom ler livros assim, que nao tenham seres fantásticos, magia e aventura, mas que retratem a vida como ela é!

    Até mais! ;)
    Claudinei
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto bastante desses livros com cara de acontecimentos reais. São sempre bem levinhos de ler e esse assim como tantos outros do gênero, me pareceu pela resenha deixar alguma mensagem bacana. Parabéns pela resenha .


    Beeijos
    http://quenerdissealice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI Ju.
    Eu já tinha ouvido falar do O que aconteceu com o adeus, e adorei a maneira como você descreve a narrativa da autora e a ideia dela de usar esse problemas na vida da Mclean como uma forma de evolução e não colocar uma personagem que fica se lamentando por tudo.
    Agora deve ser barra passar pelo que a personagem passou com a Mãe.

    Louca Escrivaninha

    ResponderExcluir
  12. Olá, a capa do livro é linda, é simples mas condiz bem do que
    vamos esperar da narrativa. Achei a pegada do livro bem interessante,
    pois mesmo sendo uma historia fictícia tem muito de realidade. As vezes passamos por isso, e acho bem a proveitoso essas passagens no livro.
    Pretendo ler esse livro, já estava na lista de leitura,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    A capa e a sinopse dizem muito pouco sobre o livro, mas a sua resenha diz tudo. Adorei o enredo do livro, gosto muito de livro que envolvam esportes. A parte que eu mas gostei no sua resenha foi esta "Mas uma coisa ele nunca deixou de lado: a paixão que tem pelo basquete, herdada por sua filha, que faz com que os dois assistam a muitos jogos no estádio". Apesar de não fazer muitos esportes eu sempre leio e gosto de livro que envolvam esportes. E este seria um dos que eu leria.

    Abraços! http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju

    Eu não conhecia esse livro mais fiquei apaixonada pela história da protagonista ao ler a sua resenha.
    Mclean é alguém que pretende ficar reclusa e longe das pessoas por ter uma vida familiar problemática e ver como a vida dela muda quando ela chega em Lakeview parece muito interessante, afinal o amor sempre melhora a vida de todos!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiee, eu já conhecia este livro, pois eu tinha um marcador de pagina dele, e achava lindo, entao pesquisei sobre o livro, mesmo assim não me interessei, o livro nunca me interessou rsrs, mas a capa é bem legal, é simples, porem chama bastante a atenção, mesmo assim, não fiquei com vontade de ler, mas se eu ganhasse ele, eu acho que leria tranquilamente kkk, abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá, não tinha visto esse livro ainda, mas gostei bastante do título e a capa é bem apropriada! Achei interessante essa história de terem que ficar se mudando e ela adotar diferentes personalidades ao longo dos lugares que passam. Me interessei por essa leitura (que não é muito a que eu leio), parece ser cativante e fácil de ser lida xD

    Abraços!
    wws.umomt.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju.
    Nossa que mudança teve a vida de Mclean, e que triste a forma superficial com que ela passou a viver a vida.
    Quero conhecer a narrativa da Sara Dessen e acho que pode ser com O Que Aconteceu com o Adeus, porque logo de cara fiquei interessada em conhecer a Deb, por quem me encantei só pela resenha....o mundo seria outro se as pessoas ajudassem sem esperar algo em troca.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju!
    Que resenha mais linda! E fez eu botar mais esse livro na minha longaaaaaaa lista!
    Adorei que a história tenha te agradado tanto! Já vi outras obras da autora e vou começar por essa quando ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Mesmo com sua resenha e todos os pontos positivos, não consegui me interessar pelo livro :/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju!
    Gostei muito da sua resenha, e com certeza estarei adicionando esse livro na minha lista, adorei a história, já ouvi outras obras dela também e são perfeitas!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju,
    tudo bem?
    Como sempre eu gosto muito de suas resenhas. Engraçado que mesmo ela tentando esconder quem realmente ela era, o eu dela apareceu e ela nem percebeu. Para mim, esse tempo todo essa estava muito machucada e de repente, ela se cansou de tentar esconder a dor e só queria ser apenas uma menina.
    Quero ler com certeza!!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Ju!
    Não conhecia o livro, mas me parece ser uma leitura fascinante. Acho que pelo fato da separação dos pais e ter que enfrentar esse drama, a fez querer viver dessa forma.
    Adorei sua resenha e fiquei doida para saber o final do livro!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo