quinta-feira, 20 de junho de 2013

[Resenha] Jardim de Inverno

Postado por Ju às 11:00
Título: Jardim de Inverno
Autora: Kristin Hannah
Tradução: Sylvio Deutsch
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são. (Fonte: site da editora)


Minha história com Jardim de Inverno foi bem complicada. No início eu estava odiando. Mesmo. Acho que não é uma experiência comum, porque a nota dele no skoob está muito boa. Mas, se eu tivesse o hábito de abandonar livros, com certeza teria feito isso. E, bem, agora fico grata por não ter esse costume. Porque eu me apaixonei pela segunda metade do livro.

No início da história, conhecemos Evan e Anya Whitson, um casal que vive em Washington em uma espécie de "castelo russo". É que a casa deles lembra muito esse tipo de  construção, já que Anya é russa e, aparentemente, convenceu o marido a lhe permitir ter um pedaço de casa sempre consigo. O casal tem duas filhas: Meredith, a mais velha e que seguiu os passos do pai até mesmo na constituição de sua família - é casada com Jeff e tem duas filhas, Jillian e Maddy -; e Nina, que tem uma vida bem diferente. 

Ela é uma fotógrafa muito famosa, que já viajou por grande parte do mundo para captar momentos que mostrem a todos até onde a maldade humana pode chegar, seja em relação a outros seres humanos, seja em relação aos animais. Nina namora Danny há vários anos, mas eles só se encontram eventualmente, quando os dois conseguem um tempo disponível. 

Como ela, tinha olhos velhos. Era uma consequência da profissão. Tinham visto coisas terríveis demais. Mas fora isso que os aproximara. O que tinham em comum. O desejo de ver tudo, de conhecer tudo, não importava quão terrível fosse.

Quando o pai de Nina fica doente, ela precisa voltar para casa e fazer o que considera quase impossível: descobrir um modo de amar sua mãe e de sentir-se amada por ela. Mas uma promessa feita ao pai lhe dá forças, e seu faro investigativo faz o restante. Sabe que realmente precisa ouvir um "conto de fadas" que a mãe começou a contar quando ela e a irmã eram crianças. Precisa saber o fim da história, e prestar atenção de verdade no começo também.

- Perder o amor é algo terrível - Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?

Foi exatamente essa história que chamou minha atenção e que me prendeu ao livro depois de muito tempo sofrendo com a leitura. Quando Anya toma a decisão de contar o "conto de fadas", a narrativa cresce muito. Vemos cada uma dessas mulheres se redescobrindo, crescendo, mudando. Vemos as três se tornando uma família. A história é mega emocionante e tocante, e não tem como não se entregar a ela. 

Como era possível que sua vida inteira fosse destilada nessa verdade tão simples? As palavras importam. Sua vida fora definida por coisas ditas e não ditas.

Não quero contar muito para vocês (na verdade a sinopse já conta demais), mas preciso comentar que a Segunda Guerra está presente em grande parte das páginas, e que muitas coisas que lemos são de partir o coração. É inacreditável o horror que a guerra pode proporcionar. Dói só de imaginar, não consigo ter noção de como é viver numa época dessas, em que tudo é tirado de você, inclusive grande parte de sua humanidade.

- Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar.

Mas, no fim, o livro tem uma mensagem de esperança. Não tem como terminar a leitura sem ter repensado a própria vida. E, agora, é impressionante como acredito mais na minha força e capacidade. Tenho até tomado decisões importantes que foram adiadas por bastante tempo. Obrigada, Kristin.

- Nós, mulheres, fazemos escolhas por outros, não por nós mesmas, e, quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça.

Resenha postada no skoob.

20 comentários:

  1. O titulo e a capa, remetem exatamente o tema do livro. Também achei que a sinopse revela demais (pois já tenho uma ideia do que se trata esse segredo), porém, se não estivesse assim, eu não ficaria me corroendo de vontade para lê-lo. Amo livros assim, cheios de emoção de superação de história.

    Ótima resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ju amei a resenha. Desde que esse livro foi lançado que estou com vontade de ler ele. Nossa ela parece transmitir uma realidade muito dura e cruel e ao mesmo tempo nos levar a refletir e a acreditar mais em nós mesmo. Amo livros que me fazem repensar na vida. E o book trailler? Simplesmente amei!! Repassa realmente a emoção do livro. !!

    P.S: Eu vou ganhar esse top e saborear esse livro!! AHHAHHAHAHHA #Jullyanesonhadora

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Ju! Estou ansiosa para ler Jardim de Inverno! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro , e confesso que chorei nas últimas páginas , super indico , foi um dos melhores que eu já li .
    Amei a sua resenha *_*

    ResponderExcluir
  5. A capa é linda demais!!!
    Gostei muito da resenha! Principalmente dos quotes que você colocou, eles são lindos!
    Fiquei bem curiosa para ver essa família se reconstruindo!

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Realmente, a capa do livro é maravilhosa. Os quotes são simples porém de um significado extenso. Poucas palavras que remetem a um vasto conhecimento. Pela sua resenha dá pra perceber que é uma narrativa tocante. Eu gosto muito de livros que tratam de relacionamentos familiares, principalmente desse estilo em que uma história passada pode afetar uma relação do presente. Quando li sua resenha lembrei do livro "Um ano Inesquecível" de Ronald Anthony, vejo similaridades em alguns pontos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa linda e a história deve ser muito triste. Pelo que você contou o livro deve ter uma carga emocional muito forte, porque sempre livro com história de guerra nos faz refletir demais. Ainda mais esta guerra específica.

    ResponderExcluir
  8. eu sou e não sou curiosa para ler esse livro sbae. fico com medo do que vou achar

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!
    Estou mto curiosa com esse livro, amei a capa, é linda d+++!
    Amei sua resenha. No começo fiquei preocupada qd diz que se tivesse o hábito de abandonar leitura teria feito, mas dp qd diz que a trama cresce a partir da narrativa do conto de fadas e que é um livro que emociona, envolve, encanta e proporciona reflexão, fiquei ainda mais curiosa :))
    Gostei mtoooooooo dos quotes.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei da história em si, o fato de haver um segredo a ser revelado e este segredo unir mãe e filhas, parece realmente ser uma história emocionante. Só algo me incomodou um pouco, os quotes, nada contra, até gosto, mas quando estes aparecem muitas vezes no meio do texto, atrapalha um pouco o ritmo de leitura... Contudo, gostei da resenha, você passou o necessário sem revelar muita coisa. XD

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju!
    Tenho a maior curiosidade de saber que segredo é esse da mãe das moças, mas histórias muito dramáticas não me atraem, então ainda estou indecisa sobre ler esse livro. Fico feliz que você tenha tirado tantas coisas boas da leitura, boa sorte em suas novas decisões!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  12. É chato quando os livros só "pegam" mesmo no final. Estou com este livro aqui em casa para ler, mas inda não me animei pois livros de guerras me deixam um pouco para baixo, mas acho que eles são importantemente para vivenciarmos os problemas e procurar evita-los.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber que em algumas partes a Segunda Guerra Mundial aparece, adoro histórias que envolvam as guerras.

    Eu já queria muito ler o livro, agora eu quero ainda mais.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não dá para ignorar um livro com esse título e com essa capa. É praticamente um imã para mim...rs. Que pena que sua leitura não fluiu desde o início. Às vezes acontece. Mas eu também sou do tipo que insiste até o final e acabo me surpreendendo positivamente na maioria das vezes. Quero muito ler.
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vi o livro não me animei em nada, achei que fosse um romance daqueles bem melados, mas clichê. Achei a história interessante e fiquei bem mais empolgada para ler, parece realmente muito bonito.

    ResponderExcluir
  16. Ju, minha linda! Amei sua resenha, sua visão das personagens e, graças, não abandonou o livro e veio nos contar.
    Eu tb sou resistente a livros que não me conquistem logo. Não tenho peninha e abandono mesmo, haha! Mas quando leio resenhas e comentários que convençam a continuar q a surpresa é boa, ah... então eu vou em frente.
    O q mais gostei nesse livro foi esse conflito familiar. As relações mais conturbadas me atraem, pq gosto de analisar as personagens e suas atitudes, sem julgá-las, mas procurando ver como elas se sentem.
    A referência à grande guerra tb me seduz, gosto da época e dessas lembranças dolorosas, rsrs, acho que fazem as personagens crescerem.
    Quero muito, muito esse livro!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!!!
    Realmente sua resenha me deixou espantada, pois nunca tinha olhado para o livro dessa forma, (até pq a capa não retrata muito esses sofrimentos) Adorei saber que o livro te prendeu, mesmo que não tenha sido desde o inicio, acho que isso é muito importante, pois conseguimos nos prender mais a história assim! Bjinho

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, relatou bastante o livro por um lado que eu não imaginei, sem dúvidas agora estou mais ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu achava que era um livro bom, mas apenas um romance, não fazia ideia que tinha tanta emoção dentro deste livro, eu tenho ele aqui, quem sabe eu pule uns livros e o leia antes, fiquei intrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Emocionante a resenha.. Imagina o livro! Muito bom!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo