sábado, 22 de junho de 2013

[Resenha] Crônicas da Fantasia

Postado por Ju às 11:00

Título: Crônicas da Fantasia
Vários autores - Organização: Cristiano Rosa
Editora: Literata

Sinopse: Um livro que fala sobre as criaturas mágicas, mas não por meio de simples contos, e sim com textos que levam o leitor à reflexão e ao pensamento de que mesmo não sendo humanas, elas são mais parecidas conosco do que imaginamos. Os autores apresentam produções com os mais diversos seres: vampiro, fada, sereia, troll, ceifeiro, fauno, saci, zumbi, gnomo, feiticeira, anjo, elfo, sátiro, centauro, dragão... que levarão os leitores a mundos nem tão distantes assim do nosso, porém encantados e com cotidianos mágicos. Lendo as crônicas da obra, podemos perceber e sentir a magia de cada criatura, se divertindo, se emocionando e se envolvendo com as narrativas, pois a visão delas sobre os mundos da imaginação refletem o nosso próprio universo. (Fonte: skoob)

Inacreditável. Um livro tão curtinho e tão rápido de ler e, mesmo assim, levei muito tempo para conseguir encaixá-lo na fila. Não sei se uma vida será suficiente para ler os livros que já tenho e os que eu ainda vou ter... rs...

Crônicas da Fantasia tem uma proposta interessante. Nele, os seres mágicos vivem bem mais perto dos humanos. Alguns chegam a ter vidas iguais às nossas, e a se misturar completamente com nossa espécie. Achei a capa bem legal, simples e delicada, e não encontrei erros nos textos.

Mas, no geral, o livro me decepcionou. A maior parte das crônicas não significou nada para mim. Passei por elas sem nenhuma reflexão, e eu realmente não gosto nada quando isso acontece. Eu preciso me importar, preciso parar para pensar sobre o que li sem reparar que fiz isso. É uma das coisas que me fazem gostar de um livro.

Claro, me deparei com algumas exceções. Alguns textos me conquistaram pelo bom-humor, como Namorado?, de Raquel Rosas e Desilusão. Este, aliás, se tornou o meu preferido. Fala dos sentimentos do saci, com seus problemas de acessibilidade e seu hábito de fumar que já não é mais moda. Foi escrito por Veridiana Guesla, e foi sua primeira publicação.

Outros me chamaram a atenção por me colocarem para refletir, mesmo que por um só momento: Memórias, de Kamila Zöldyek; E se os zumbis viessem a existir?, de A. S. M. Spindler e Cegueira, de Daniel Cavalcante, se encaixam nessa categoria.

Bom, gente, é isso... O livro só tem 113 páginas, então não tenho como me estender aqui. 

Até mais!

Resenha participante do desafio "Um livro por mês, todos os meses do ano" do blog Na Parede do Quarto.
Junho - Tema: Coletânea de contos, ou de crônicas, ou de poesia.

23 comentários:

  1. Achei a ideia fantástica. Adoro livro de contos e geralmente é assim mesmo: algumas histórias, a gente ama, outras a gente detesta! rsrsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Até que gosto de livros de fantasia, mas sinceramente Ju ultimamente eu tô perdendo o interesse por eles. São muito irreais e não trazem nenhuma reflexão para nossa vida. Meu gosto tem sido mais por livros que trazem reflexão, que me faz repensar na vida e ver o que eu posso fazer e contribuir para mudanças!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros de fantasia, mas eles nunca me prederam muito. Gosto de os ler para passar o tempo ou entre dois livros que me deixam com depressão pós-livros.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um livro de contos variados, e como você, tem sempre um livro que acaba passando na frente, mas logo vou lê-lo hehehe. Ainda não conhecia este livro, então não digo que vou lê-lo, mas não sabemos o dia de amanhã, neah?

    Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por livros fantásticos e quero muito ler esse. Pena você não ter gostado Ju!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Gosto mt de livros de crônicas exatamente pela possibilidade de encaixá-los entre uma leitura e outra.
    E esse parece ter uma proposta bem interessante o de conectar o mundo mágico da fantasia relacionado-o ao cotidiano.
    A capa é bem fofa :))
    Que pena que o livro decepcionou :/
    bjs e ótimo FDS para todos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju!
    Livros de contos não me atraem, mas até que fiquei empolgada com essa sinopse, pois curto fantasia e os seres sobrenaturais que lá habitam. Mas acho que também iria me frustrar se a leitura não conseguisse me envolver.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Amo livros de fantasia e se parecerem mais reais melhor ainda. Gostei da sua resenha e já anotei o nome do livro para procurar para ler.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo fantasia, então fiquei muito interessada no livro!
    Embora eu não goste muito de contos, gostei do tema e leria o livro!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha do livro eu amo esse livros que tem criaturas mágicas e espero muito um dia ter a oportunidade de lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha quero muito ler esse. Que pena que vc não gostou!!!

    ResponderExcluir
  12. Oii!!
    Fiquei curiosa para ler!
    Uma leitura bem diferente e que faz o meu gênero!
    Beeijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto muito de livros de crônicas e esse não tem nada que eu tenha gostado.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não realmente não é meu tipo de livro . Mas resenha está ótima . Tenho tantos livrinhos na fila que também não sei se vou ler todos antes de morrer rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Novamente me pego na mesma dúvida: qual a diferença de Fauno e Sátiro? rs Mas enfim, A capa e a sinopse vendem muito bem o livro, fiquei bastante instigada a ler, tenho pouquíssimo contato com livros de Crônicas e que envolvam vários autores, e não sei se para mim seria uma boa leitura. Adorei a resenha, Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Boa ideia! Pena que não te trouxe tanto encantamento, né?
    Gosto de crônicas e cotos, ótimos para depois da ressaca, pra aliviar um pouco e ler sem expectativas.
    Pelo seu comentário sobre o texto do Saci, achei bem interessante... realmente, como o Saci enfrentaria a falta de acessibilidade nas ruas Brasil adentro? Como sou fisioterapeuta, não consigo evitar essa constatação por onde eu vou... gente, nossas cidades não foram feitas para quem tem dificuldades de locomoção!
    Quero ler esse livro exclusivamente para ver o ponto de vista da autora.

    ResponderExcluir
  17. Eu leio bem pouco contos ,eu não consigo me ligar na historia quando ela é muito curtinha, então minha dificuldade nos contos,
    mas pelo seu comentario o livro tem alguns que são bons, quem sabe se ele vir parar na minha mão eu leia,
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju! Esses dias pra trás também li um livro de cronicas (Depois dos quinze) e adorei, ainda não conhecia muito bem o estilo, mas me identifiquei com quase todos os textos! Pena que os textos não significaram nada para você, isso é muito ruim.. Mas o livro me deixou super curiosa (ainda mais os textos que você citou haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!! Eu sou louca pra ler esse livro, bom saber que você gostou. A Bruna é uma fofa, dá muita vontade de ler o que ela escreveu.

      Excluir
    2. Ju! Vale muito a pena comprar, ele é lindo, e é quase impossível não se identificar com algum dos textos (são mais de 50 :o ) eu comprei porque era pra um trabalho de escola, mas ele virou meu livro de cabeceira ;)

      Excluir
  19. Apesar de ser fã de fantasia, não sei se é porque são contos, não me animou muito. Não tenho pressa para ler, mas se tiver a oportunidade, quem sabe?

    ResponderExcluir
  20. Um livro que é gostoso de ler, mas que não deixa nada para se pensar realmente não é muito legal. Alguns contos, por mais curtos que sejam, são tão mágicos quanto um livro de diversas paginas, e parece que o livro não empolga muito.

    ResponderExcluir
  21. Fiquei na dúvida se acrescento ele na minha já enorme lista, acho que em um dia eu o leio!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo