quarta-feira, 26 de junho de 2013

[Resenha] Aonde quer que eu vá

Postado por Ju às 11:00
Título: Aonde quer que eu vá
Autora: Cynthia França
Editora: Asa de Papel

Sinopse: Milena Ferrara é mãe de duas filhas e esposa do renomado neurocirurgião Heitor Ravasco. Leva uma vida pacata, até o dia em que a jovem e sensual Florença cruza o seu caminho e coloca em xeque as suas convicções e o seu casamento. O que era um aparente conto de fadas transforma-se, de uma hora para outra, em um labirinto sem saída. Magoada e confusa, Milena se refugia na casa de sua avó, onde começa a questionar, pela primeira vez na vida, as escolhas do passado e tudo em que um dia acreditou. Em meio ao ajuste de contas consigo mesma, reencontra Marcelo, um antigo amor, e é testada como nunca imaginou ser possível. Aonde quer que eu vá é uma história tocante, que se constrói página por página. Cada descoberta nos mostra o quanto nossas escolhas podem impactar o destino e nos conduz à inevitável questão: o que realmente importa na vida? (Fonte: skoob)

Aonde quer que eu vá me conquistou antes de chegar às minhas mãos. No momento em que a Cynthia me contou  que tinha um segundo livro, eu já fiquei louca por ele. Aí fui procurar no skoob e descobri que, além de ter o título inspirado por uma música linda dos Paralamas, a capa ainda tinha um disco de vinil estampado nela. Perdoem-me as pessoas bem novinhas que não sabem o que é isso, rs, mas as pessoas idosas como eu não têm como não amar as recordações que isso traz! =)

Aliás, o livro como um todo foi um prato cheio de recordações para mim. Como mineira de BH, que ama sua cidade natal, pude meio que me teletransportar para muitos lugares queridos. Sou apaixonada por São Paulo também. Mas, como dizem por aí: a gente sai de Minas, mas Minas não sai da gente. A mais pura verdade. 

A autora nos apresenta Milena. Uma garota que, apesar de ter perdido a mãe aos 5 anos de idade e de ter um pai bastante controlador, desde bem nova já era uma pessoa independente e decidida (não que ela tomasse as decisões certas).  No início do livro eu gostei bastante dela. Até que ela teve uma atitude que eu achei um tanto quanto idiota. Mas tive que relevar, afinal, ela era apenas uma adolescente confusa e deslumbrada de 17 anos, que achou que a cabeça devia valer mais que o coração. Acreditava com toda a sua alma que estava fazendo a coisa certa.



Sempre identifiquei com clareza o que não queria para mim, mas não o que, de fato, queria.

Vários anos se passam. E Milena se depara com mais uma escolha que pode redefinir os rumos de sua vida. Será que ela vai conseguir tomar a melhor decisão? Não é sempre que a vida oferece segundas chances...


O que é mais fácil nem sempre nos faz feliz.

Não sei bem como definir o livro. A narrativa é densa, mas tranquila. Milena cresce muito no decorrer da história, vive uma transformação que encara de frente. Consegue deixar de ser completamente impulsiva, sem perder nada de sua espontaneidade. Fiquei feliz por ela. 



Me perguntei se aquela era a vida que eu tinha sonhado para mim, se estava à vontade com ela. Não soube responder. Uma coisa, no entanto, estava clara: ao longo dos anos, me fragmentei, abri mão de coisas importantes para mim. Era hora de ajustar contas comigo mesma.

A história é muito bonita, sem momentos altamente desesperadores. As pessoas aceitam que, às vezes, não tem muito o que ser feito. Entendem que, com o passar do tempo e com uma reflexão verdadeira sobre suas vidas, as coisas ficarão bem.



Eu precisava me manter fiel aos meus conceitos. Eles não poderiam deixar de ser os meus guias, não importava a extensão dos acontecimentos ou a dor da mágoa.

É muito legal ver como as personagens respeitam umas às outras. Há momentos em que se revoltam com as atitudes de outras pessoas, claro, mas isso sempre é superado. Cynthia nos passa uma mensagem muito linda, de que não é porque algo aparentemente tem todas as características da perfeição, que vai nos fazer bem e trazer felicidade às nossas vidas.


Eu me torno cada vez mais fã da autora. Se vocês não viram, esse é o link da resenha do primeiro livro dela, Por Linhas Tortas. Espero que venham muitos outros!


- Ninguém sabe exatamente o que está se passando na mente e no coração do outro. E não deve mesmo saber. Existe um espaço que não pode ser compartilhado. Quando namoramos ou nos casamos com alguém, não nos fundimos a ele. Fernando pessoa foi sábio quando afirmou que "para viver a dois, antes, é necessário ser um". Precisamos manter nossa individualidade e porções de nossa intimidade. Isso é essencial.



18 comentários:

  1. PARAAAAAAAAAAA, QUE CAPA MAGNIFICA, APAIXONADA. E o titulo é inspirado numa musica do Paralamas?! Que PERFEITO <3
    Pronto, estou calma agora rs. Ju, me esclaresse uma dúvida? Milena, tem 17 anos e é casada? não entendi bem essa parte. =D Enfim, adorei o tema da estória, bom espero que a autora continue nesse gênero literário, parece que nos agrada bastante.

    ótima resenha beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah não, ela não era casada com 17 anos! hehe... É que a Milena nos conta grande parte da vida dela! =)

      Também espero que a Cynthia continue nesse gênero! *-*

      Beijos!

      Excluir
    2. Nossa, eu também amei a capa, e como não lembrar da música lindíssima dos Paralamas? rsrs
      Gostei da história, só pelas frases que você citou, já me encantei!
      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal, o título do livro ter inspiração em uma música, e sobre o vinil, apesar de ser novo, cheguei a conhecê-los, apesar de nunca tê-los ouvido. Adorei a resenha XD

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana sua resenha , acho que seria uma leitura bem agradável . Não conheço nada da autora ainda , mas já me identifiquei *_*

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ju eu tô passando a amar a Cynthia França. rsrsr Culpa sua! HAHAH! Mas nossa eu tô louca p/ ler o livro por linhas tortas e agora tem mais esse que entrou pra minha enorme lista, tô pensando em compra-los e passá-los na frente. rsrsrsrs!! Amooo livros reflexivos, tbm amei essa capa, ficou bem o estilo da música que inspirou o livro. Cyntia está de parabéns, é tdooo perfeito!! Parabéns pela resenha JU

    ResponderExcluir
  5. A primeira coisa que chamou minha atenção foi o título. Fã louca e apaixonada pelos Paralamas (apesar de eu só ter 17 anos, adoro música "velha". E costumo dizer que música boa não fica velha), resolvi ler logo de cara. A história me parece interessante, até porque tenho a mesma idade da Milena, e provavelmente temos dramas parecidos. Nunca li nenhum livro da Cynthia, mas é provável que esse seja o primeiro. :D

    ResponderExcluir
  6. Ju que resenha linda!
    Um livro que traz reflexões, uma felicidade mansa, que aconchega.
    Uma personagem que cresce no decorrer da história, que nos encanta e apresenta um mundo de possibilidades, erros e acertos, tentativas e recomeços.
    E ainda é song book!
    Ahhhhh que capa maravilhosa! Linda d+ *O*
    Já tinha me encantado com Por Linhas Tortas, linda história de amor de Ester. E agora temos a oportunidade de conhecer a protagonista Milena!
    Que venham mts livros de Cynthia que nos mostra um mundo de encantamento literário.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Haha, soi 'idosa' tb e adoro um 'bolachão', como os artistas chamam os vinis! Tive muitos LPs e essa capa ficou show! Certamente chamaria minha atenção!
    Gostei da reflexão que o livro pode trazer. Adoro entrar na cabeça e no coração das personagens. Vc está certa em querer os livros da Cynthia... tb quero!

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso deste livro. Fiquei apaixonada pela escrita da autora depois de Linhas Tortas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. A capa é mesmo linda e sei bem o que é um vinil tive muitossss na adolescencia rsrs.
    O livro parece ser gostoso de ler, gostei do que o livro pode nos trazer/apresentar. Não conhecia os livros da autora, vou procurar por ele agora, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo!! Que capa bonita, que história sensível e maravilhosa. Adorei. Farei questão de ler

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da resenha, não tinha lido nada sobre essa autora antes...
    O livro parece ser muito bom, com conflitos e pensamentos profundos...
    A capa é linda...

    ResponderExcluir
  12. É gostoso ler livros de escritores que nos agrada muito, né? Parece que o livro fica mais interessante.

    Eu tenho que dizer que não conhecia a autora e que eu a conheci pelo seu blog, assim, nunca li nada dela; mas gostei das suas duas resenhas e me interessei pelos livros.

    E eu amoooo essa música do Paralamas.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da resenha!!
    Estou bem curiosa para acompanhar o crescimento da personagem!

    ResponderExcluir
  14. Oiii Ju!! Ammeeeiii o livro!! que capa magnifica, linda!! kkk achei super legal o livro ser inspirado por uma musica dos Paralamas! Adorei essa frase (ainda bem que posso usa-la) "A gente sai de Minas, mas Minas não sai da gente" não sou de BH mas sou mineirinha do interior ;)

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro, adorei a resenha...
    Obrigada pela dica pois não conhecia!!

    ResponderExcluir
  16. Ai Juju, a era do vinil foi maravilhosa ...
    E você acredita que eu leio suas resenhas com sotaque mineiro??? kkkkkk
    Adorei a resenha e a oportunidade de conhecer esse livro, a história tem vários elementos me agradam bastante, fiquei curiosa pra ler.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo