sexta-feira, 14 de junho de 2013

[Resenha] Adeus, Facebook

Postado por Ju às 11:00
Título: Adeus, Facebook
Autor: Jack London
Editora: Valentina

Sinopse: Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? O escritor Jack London, considerado em um levantamento feito pelo site IDG NOW como um dos 10 nomes mais importantes da internet no Brasil, vem acompanhando de perto todos esses processos em sua coluna sobre empreendedorismo na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e agora, com essa coletânea de seus mais instigantes artigos, aulas e palestras, podemos traçar com detalhes o panorama atual da nossa sociedade: digital, imprevisível e mutante. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital fala sobre o que está acontecendo no mundo digital, sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, como o Brasil lida com essa nova realidade e como empresas e empreendedores podem usar isso em seu favor. O livro ainda nos remete a algumas perguntas essenciais e nos faz questionar: O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro? (Fonte: skoob)

Adeus, Facebook é um livro de não-ficção. O que não impediu a editora de caprichar na apresentação. Eu amei a capa, com o pobre facebook sangrando... rs... 

O autor começa falando da velocidade das transformações no mundo. Ele nos demonstra que tudo acontece cada vez mais rápido, e que é inevitável que o que hoje para nós é essencial, daqui a um tempo se torne obsoleto (inclusive o facebook). 

Me interessei por esse livro porque sou uma testemunha dessas transformações. As crianças hoje praticamente já nascem com e-mail e perfil no face; eu só tive meu primeiro e-mail ao entrar na faculdade. Vivi meus primeiros 18 anos de vida sem um celular. Naquele tempo, ninguém morria por não estar conectado 24 horas por dia. Hoje, grande parte das pessoas (eu inclusive) se arrisca a ter um surto de loucura caso não tenha um computador disponível (fiquei um pouco chocada por descobrir que 50% dos brasileiros acima dos 14 anos ainda estão fora do mundo digital. É um dado tão fora da minha realidade que nunca tinha parado para pensar sobre ele)

E como viver sem um celular (ou mais de um)? Conheço uma pessoa que consegue, mas isso é realmente raro. Fico feliz porque ainda não chegamos à etapa em que o celular faz parte do corpo. Algumas pessoas se irritam bastante comigo quando não atendo uma ligação ou não respondo uma mensagem imediatamente. É que às vezes o celular me estressa e eu simplesmente o abandono em algum canto... rs...

A escrita do Jack é bem ágil, e o raciocínio muito bem conduzido, o que me manteve interessada todo o tempo. Ele trata de assuntos complexos com simplicidade e bom-humor, o que os torna acessíveis a qualquer leitor (encontrei algumas palavras que não conhecia, mas considero esse mais um ponto positivo). Essas características me fizeram reproduzir aqui uma citação de Confúcio, que consta do livro:

Ensina-me, e eu vou esquecer.
Mostre-me, e eu irei lembrar.
Envolva-me, e eu vou entender.

Foi exatamente assim que me senti. Jack me envolveu, e eu entendi.

Algumas pessoas vivem a sua vida como se hoje fosse o último dia. Faça ao contrário, viva cada dia como se fosse o primeiro. Sempre um novo começo, tempo para o novo e para renovação da confiança.

É bem complicado falar do livro para vocês, acho muito mais fácil resenhar ficção. Adeus, Facebook contém um conjunto de artigos escritos por Jack, divididos em 5 partes: O Mundo Pós-Digital; Adeus, Facebook. Bom Dia, Futuro; Empreendedores e Empresas; O Brasil, Você e a Internet e A Crise da Tecnologia: Fim de uma Era. Minha favorita foi a parte III, Empreendedores e Empresas, porque nela o autor dialoga sobre vários conceitos da área de marketing, que é um tema que eu adoro. 

E essa parte ainda me trouxe uma informação muito curiosa: vocês sabiam que, em 2011, uma revista americana bem conhecida no ramo da tecnologia, a Fast Company, publicou uma lista das 100 pessoas mais criativas que continha cinco brasileiros, sendo que o melhor colocado entre eles foi um cacique? Pois é, o chefe Almir Suruí ganhou a colocação por ter colocado em prática uma experiência tecnológica numa tribo isolada da Amazônia. 

Achei o livro realmente muito interessante (apesar de estar deprimida até agora por descobrir que a média de leitura do brasileiro em 2012 foi de apenas 2 livros no ano). Os assuntos debatidos intrigam e fazem pensar. Acredito que esse tenha sido um dos objetivos do autor, que ele cumpriu muito bem. Adeus, Facebook foi uma leitura que superou minhas expectativas.

Que futuro tem uma sociedade que, atropelada pela produtividade, perde contato com a reflexão?

19 comentários:

  1. Fiquei morrendo de vontade de ler. Quando li o nome ja amei o livro pq odeio facebook kkk
    Mas fiquei pensando se ele nao teria uma leitura complicada, mas pelo que vc resenhou deve ser um livro mto agradavel!
    Ja foi pra minha wishlist, Ju!
    Beijinhus
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nooossa Ju este livro parece ser muito bom. COmo você falou, eu tbm vim ter meu primeiro celular aos 15 anos e o meu primeiro email eu abri em 2010. Hoje em dia crianças já nascem tendo de tudo. Hoje em dia o mundo digital tem tirado o tempo de leitura das pessoas. Até eu mesmo, lembro que antes quando não tinha nenhuma rede social eu lia bem ++++!Parabéns pela resenha, concordo que deve ser dificil msmo resenhar um livro não-fictio, rsrsrs. Mas é um ootimo livro, fiquei curiosa para ler ele!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Confesso que esse livro não me interessado mto.
    Talvez pq só levei em consideração a sinopse e as resenhas que li até agora foram no sentido de divulgação.
    Sua resenha foi envolvente, vc fala com propriedade, faz relações e cita fatos que fazem com que pensemos a respeito, doas crianças que hj já nascem com face, das pessoas que só leem 2 livros por ano =/ , que um Cacique que realizou uma experiência tecno numa tribo isolada da Amazônia é uma das 100 pessoas mais criativas do mundo!
    A Teconologia e o mundo digital fazem parte da nossa vida, do nosso dia a dia, interferem nas nossas relações, mas até que ponto somos depedentes disso?
    Ahhhhhhh eu entendo sua relação de amor e ódio com o celular!
    Meu namorado fala assim: Não sei pq tem celular se é para não atender!
    É pq não arranco os cabelos se esqueço o celular em casa =D já fui beeeeem viciada no mundo digital, hj sou beeem mais low profile :))
    Parabéns pela execelente resenha!

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Nossa , quanto informação , e isso do cacique ter sido um dos melhores colocados foi tipo Nossa, uau , é nessas horas que eu me orgulho de ser uma descendente desse povo .
    Parabéns pro Brasil.
    Quanto ao livro , apesar de tanta coisa boa a oferecer , não fica sendo uma prioridade pra mim , mas quem sabe ?!

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou uma das que odeiam o facebook, e já gostei do livro assim que vi o lançamento. Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas a ideia é muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai ai ai, tecnologia.. rsrs O livro parece muito instrutivo.

    ResponderExcluir
  7. Estou super curiosa sobre esse livro, desde que vi o seu lançamento. Já algumas resenhas e comentários sobre ele e alguns gostaram outros não. assim, quero ter eu mesma o prazer ou desprazer de ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. cara nunca fui muito afim de ler esse livro sabe

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi o titulo do livro em uma divulgação no Facebook mesmo, achei interessante.
    Vivemos em um Mundo Tecnológico, fato isso. Mas desconectar-se uma vez e outra não vai ter problema não é mesmo?
    Sou como você, tive meu primeiro celular com 19 anos, apenas HASUAHSUAS.


    Beijinhos no coração.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa to louquinha pra ler esse livro
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  11. Que bacana, o livro. Quado soube que era um não ficção me afastou um pouco, mas o título atrai, mesmo aqueles que não leem, acredito eu, devem se sentir atraídos a dar uma espiada só por causa do título.
    ótima resenha XD

    ResponderExcluir
  12. Eu estou bem interessada nesse livro! Gostei muito da resenha!!!
    Eu não sou tão ligada em facebook, mas ficar sem celular é muito complicado! Gostei muito do enredo do livro e quero muito o livro!!!

    ResponderExcluir
  13. O livro me interessa sim. Como o Orkut degringolou, assim tb o FB e todas essas novidades que logo logo se tornam obsoletas e são perfeitamente descartáveis... com prazo de validade. É a nossa sociedade consumista e rápida nas escolhas, muito influenciável pelos interesses de massa...
    Belas reflexões - a sua e a do livro.

    ResponderExcluir
  14. Para falar a verdade, não tinha muito interesse nesse livro. Até por que, sou mais ligada a ficção, no entanto, estou tentando abranger minhas leituras a tipos diferente e, Adeus, Facebook, seria bem agradável. Pela sinopse, achei que se tratava de uma narrativa chata, apenas mostrando dados e mais dados o que não me envolve. Depois da sua resenha vi que o autor trata do assunto de uma forma cativante e realmente instiga mergulhar nessas páginas. =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Não tinha vontade de ter livros,entretanto parece ser interessante por fala sobre tecnologia. A capa é mto legal

    ResponderExcluir
  16. Esse livro não chama minha atenção, mas acho interessante, mas acho dificil o face deixar de ter a popularidade que te hoje..tem que aparecer outro site de relacionamento antes..e ainda não tem um tão interessante..eu não conheço, eu também so passei a ter e-mail depois de adulta antes..nada, nem tinha celular também, hoje meu filho de 13 tem celular, e-mail,...as coisas mudam rs,
    beijos.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a capa também, e a premissa é bastante interessante. E eu fico imaginando o que virá depois do facebook. Me lembro do Orkut como se fosse ontem, imbatível...

    Adoro livros que nos deixa reflexivos depois... E é mesmo triste saber que a leitura é tão desvalorizada aqui no Brasil.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse livro haha O assunto é bem polemico, mas esta dentro da nossa realidade (eu mesmo morreria sem um computador, mas celular nem tanto) O livro realmente me interessou, e vai entrar pra lista de desejados.. :)

    ResponderExcluir
  19. O livro mostra com o avanço das tecnologias transformam o mundo, o que era ontem hoje se tornou obsoleto, o tema é interessante e bastante atual.
    E o que virá depois do face rsrsrs!!!
    Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo