domingo, 12 de maio de 2013

[Resenha] Alma?

Postado por Ju às 11:00
Título: Alma?
Autora: Gail Carriger
Tradução: Flávia Carneiro Anderson
Editora: Valentina

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano, que, ainda por cima, está morto. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? (retirada da orelha do livro)

A Editora Valentina me deixou encantada com esse livro. Não só porque o trabalho gráfico e a revisão estão impecáveis, como sempre. Essa capa é linda demais, mas não foi o que mais me chamou a atenção quando foi divulgado o lançamento. Foi a sinopse que me encantou. Mas confesso que, quando iniciei a leitura, já tinha me esquecido dela. E tive a oportunidade de conhecer tudo sem nem uma pista do que me esperava.

Alma? conta uma das histórias mais interessantes que já li. O gênero steampunk é realmente fascinante. Gail Carriger criou uma época em que os humanos convivem de perto com as criaturas sobrenaturais na sociedade londrina. Algumas pessoas que têm cargos bem importantes, inclusive, são vampiros ou lobisomens. Há um departamento especializado nessas criaturas, o DAS - Departamento de Arquivos Sobrenaturais. Ele está ligado à rainha, e monitora tudo o que acontece com esses seres especiais.


A população reduzida contribuía para salvaguardar os círculos de sobrenaturais do protesto do público. Quando eles finalmente se apresentaram ao mundo moderno, os simples mortais só conseguiram superar o pavor milenar ao se darem conta de que havia pouquíssimos povos sobrenaturais. Na alcateia de Lorde Maccon eram onze membros no total, e na colmeia de Westminster, menos ainda; ambas eram consideradas bastante grandes.


Só para esclarecer: as alcateias são formadas por lobisomens, é claro, e Lorde Maccon é o alfa de uma das mais famosas - além disso, exerce um importante papel no DAS. Já as colmeias, são formadas por vampiros. Têm a liderança de uma abelha-rainha e seus membros mantêm vários zangões - seres humanos que os assessoram e que, em sua maioria, desejam ser recompensados com a imortalidade. Mas transformar um humano em lobisomem ou vampiro não é uma tarefa simples. O candidato à metamorfose precisa ter uma quantidade suficiente de alma, e isso não pode ser verificado com antecedência. Muitas tentativas falham.

Mas não falamos só de humanos comuns e de criaturas sobrenaturais - temos também os preternaturais - humanos nascidos sem alma que, por isso, têm o poder de neutralizar as forças sobrenaturais. Portanto, esses seres também são monitorados, e os vampiros e lobisomens sabem que devem evitá-los. Quando tocados por eles, se tornam bastante vulneráveis, devido à perda temporária de seus poderes. Embora os humanos saibam que o sobrenatural existe, e convivam com ele a cada dia, não têm conhecimento de que algumas pessoas que parecem simples mortais caminham sem alma por aí.

Alexia Tarabotti é uma dessas pessoas. Uma solteirona super divertida e cheia de personalidade, nada dócil e bem diferente das outras mulheres de seu tempo. Como ela é conhecida pela comunidade sobrenatural, normalmente não a importunam. Por isso, ela realmente se surpreende ao ser atacada por um vampiro, quando se retira para a biblioteca de uma casa em que um baile está acontecendo (Alexia é louca por livros, mas na verdade, naquele momento, tinha escolhido o local para fazer um lanchinho). Ela acaba por matá-lo e esse é o ponto de partida para uma grande confusão. E também o início de uma história de investigação e romance.

- Minha preocupação tem a ver com a possibilidade de outra pessoa ser atacada. É óbvio que pode cuidar muito bem de si mesma.
A srta. Tarabotti não sabia se ficava magoada por ele não se importar nem um pouco com sua segurança ou se exultava por ele confiar em sua competência.

As personagens desse livro são fantásticas. Eu não costumo me tornar fã de lobisomens (costumo não ir nem um pouco com a cara deles, aliás), mas o Lorde Maccon... Nem sei como me referir a ele. Se ele não tivesse dona, eu entrava na fila!! hahaha....

- Sou um velho lobo idiota, que tem passado tempo demais com a alcateia e de menos com o resto do mundo em geral.

A narrativa é incrível, não dá pra desgrudar de Alma?. Eu queria tanto que os próximos volumes já estivessem disponíveis!! É uma série tão gostosa de ler, que eu com certeza não sossegaria enquanto não terminasse. Fora que a curiosidade de saber o porquê de tantos polvos (na lombada, contracapa e em todas as páginas do livro, contendo a numeração delas) está me matando aos poucos... rs... E, sim, eles aparecem na história, mas isso não ajuda nem um pouco na solução do mistério.

Enfim, leiam!!! É um livro mega divertido e completamente viciante! O book trailer ficou muito bom, assistam!


35 comentários:

  1. Adorei o livro haha Devo admitir que no incio nao fui nem um pouco com a cara dele mas agora o achei super legal, adorei o book trailer é bem diferente haha enfim, entrou na minha listinha (quando vc diz que um livro é bom, é porque realmente é verdade)

    ResponderExcluir
  2. Vou ser obrigada a parar de ler esse blog, minha lista de desejados está aumentando consideravelmente, e nesse ritmo meu bolso não o alcançará.
    Amei o livro, adoro mocinhas vitorianas à frente do seu tempo, são minhas heroínas favoritas, e o gênero stampunk me fascina muito.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada steampunk e nem tinha lido algo sobre esse livro e adorei a sua resenha.

    Preternaturais??? Que nome diferente, né? Adoro criatividade.

    Quero muito conhecer esse época em que se pode viver entre os animais sobrenaturais.

    O livro é de uma criatividade incrível!
    Adorei.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou simplesmente apaixonada por essa série! Acho que nunca me diverti tanto com dois personagens, a Alexia e o Lorde Maccon! Gostei tanto que não me aguentei e encomendei a série em inglês, pena que importar demora tanto, já faz quase um mês! Dei o livro em português para minha irmã e ela vai continuar a coleção publicada pela Valentina, mas garanto que todo o trabalho feito por eles no livro está impecável, só comprei mesmo, pois não aguento esperar sair os 5, quero ler o quanto antes!
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Ju. eu estou muito afim de ler esse livro e até li algumas resenhas mas a sua foi q me deixou com mais vontade, apesar de conter alguns detalhes, mas ão compromete a surpresa com decorrer da leitura. Amo literatura fantástica e apesar de nunca ter lido nada do gênero Steampunk já adorei. O livro deve ser muito bom. A capa é maravilhosa, espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aaaai Ju nunca li esse livro, mas sinceramente sua resenha me deixou com água na boca. Gente esse livro parece ser perfeito, amei a capa bem chamativa, nunca li nada do gênero Steampunk, mas quero lê muito em breve, como sempre eu sou viciada em filmes e séries: acho que daria uma boa serie?! HAHHAHHAHA

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Aaaahhh esse livro é mesmo mt fofoo, a começar pela capa que é como vc diz linda d++++++++!
    Adorei esse gênero steampunk . A narrativa de Alma? é fluída, ritmo rápido, tem mistério, ação, romance e até um tiquinho de hot rs
    os personagens secundários tb são muito fofos como o Lorde Akeldama, amei ele!
    Ju tb vou entrar na fila pelo Lorde Maccon rsrsrs eu sempre tive queda por lobisomens rs
    bjs e ótima semana para todos.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou viciada em livros com seres mágicos... vampiros, lobisomens, fadas, elfos... qualquer coisa! Meus favoritos são lobisomens, porque adoro personagens letais e malvados, fora que a transformação deles me alucina *-*

    Eu amei a resenha e fiquei louca de vontade de ler *----------------*

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro!
    Adorei seu blog. Seguindo, claro!
    Beijos
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não vi nenhuma resenha negativa sobre este livro, já tá entre os meus desejados. Realmente a história parece e ser muito boa, adoro vampiros,lobisomens e Londres!

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu estou doida por esse livro, mas o precinho salgadinho está me impedindo de comprar, já participei de inúmeras promoções e não tive sorte rsrsrs....então eu continuo lendo as resenhas e mantendo essa empolgação e curiosidade em conhecer melhor essa história que me parece singular.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente adoro livros que envolvam coisas sobrenaturais, e pelo visto esse entrou na lista dos meus desejados, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não tive o prazer de ler este livro! Fico agoniada a cada resenha que leio, pois todas, inclusive a sua falam muito bem do livro, e como se isto não bastasse, algumas amigas blogueiras que leram, ficam falando do livro o tempo todo perto de mim... Bullying literário existe? Porque se existe, estou sofrendo isto... kkk
    Eu ainda não tinha assistido a este book trailer e amei!
    Adorei sua resenha, e espero em breve conseguir finalmente ler este livro. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei livros e filmes sobre coisas sobrenaturais, simplesmente amei essa resenha!!

    ResponderExcluir
  15. Amei essa resenha. Adoro o tema do sobrenatural, mas essa história parece fugir um pouco do que estamos vendo lançamento atrás de lançamento (o que é muito bom). Sobre os lobisomens, não creio que vc não gosta. Eu sou bem fã. Acho que pelo lance de serem ligados à natureza. Beijos!

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tem muito tempo que eu quero ler esse livro, fiquei apaixonada pela capa logo de cara e a sinopse me conquistou também.
    Ainda não li nada no estilo steampunk, mas parece ser muito legal. Também não sabia que era um série, o que eu acho melhor ainda :)
    Adorei sua resenha e só aumentou mais ainda minha vontade de ler esse livro. Fantástico.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Estou adorando todas as resenhas que venho lendo deste livro. A história para ser bem interessante e divertida! Entrou para minha wishlist literária!

    ResponderExcluir
  18. Todas as resenhas que li sobre o livro foram positivas ressaltando como a protagonista é "pra frente" do seu tempo com jeito irônico e engraçado que simplesmente me encantei com a história somente pelas resenhas..Sua resenha não é diferente...como vc mesma disse é um livro totalmente surpreendente e inesperado e cara eu preciso ler .

    ResponderExcluir
  19. Tem muuuuuuuuuuito tempo que quero ler este livro, quero mtmtmt mt ganhar a promoçao e estou com Dedos cruzados e ansioso, querro mt mt mt mesmo. Adoro a Gail, ela é super foda. Gostei bastante da ideia de varios seres bem diferentes nessa historia, o departamento, o contexto, nossa, tudo é bem legal! Só de imaginar toda essa diversidade em apenas um livro, nossa, o livro dos meus sonhos, totalmente a minha cara!

    ResponderExcluir
  20. O book trailer foi muito bem feito... Quero muito ler este livro, espero que minha expectativa não seja frustada.

    ResponderExcluir
  21. Faz um tempinho que quero ler esse livro,todo mundo diz que é maravilhoso! Preciso ler hahaha

    ResponderExcluir
  22. Toda vez que vejo uma resenha desse livro, fico LOUCA pra ler, sério! Não sei, essa coisa de vitorianas à frente do seu tempo, parece bem interessante. Ainda mais com essa mistura boa com o sobrenatural, que parece -e espero que seja- diferente das histórias convencionais. Na minha wishlist (também)!

    ResponderExcluir
  23. Doida pra ler,livro parece ser mto bom.

    ResponderExcluir
  24. Vampiros e lobisomens hsaidhashda ai meu deus espero que nao seja um crepusculo da vida. Eu ri muito com o book trailer hahaha parece ser divertido o livro :) qro ler :)

    ResponderExcluir
  25. Estou louca pra ler esse livro. Amo esse gênero de leitura e estou ansiosa pra tê-lo. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. esse livro deve ser muiiito bom, estou louca pra ler, adorei essa resenha só escuto e leio criticas boas a respeito desse livro...ta na minha lista com certeza!

    ResponderExcluir
  27. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa ideia sobre a história, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  28. SEGUIDOR: WILLIAN

    Resenha bem desenvolvida, facilitando o entendimento do enredo do livro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  29. Descobri este livro pela capa, antes dele virar moda no Brasil. Fiquei bem curiosa, daí li o primeiro capítulo e fui fisgada. Eu simplesmente preciso ler tudo para saciar minha curiosidade, hehehehehe. A parte inicial referente ao sanduíche ficou ótima e eu espero encontrar mais sutilezas cômicas iguais a ela :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  30. Eu simplesmente não vou conseguir me acalmar até ler este livro, quero muito ler algo steampunk e acho q tem q ser este livro.

    adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  31. Nunca li nada do estilo. Gostei da proposta, acho que vai ser divertido sair um pouco da minha linha de livros tensos ou dramáticos e embarcar nessa aventura. Confesso que a história me parece sem pé nem cabeça, acho que preciso disso pra aliviar, rsrs...
    Gostei da mocinha nada convencional numa sociedade cheia de nove-horas, rs, adoro a rebeldia numa personagem.

    ResponderExcluir
  32. Fiquei interessada em ler esse livro por que os vampiros e lobisomens têm seu espaço na sociedade. Chega de ficarem escondidos nos livros!

    Adoro personagens femininas fortes e que são à frente do seu tempo. Por isso acho que vou amar a Alexia. XD

    Não vejo a hora de ler!

    ResponderExcluir

  33. Mais uma série para eu me apaixonar. Não gosto dessas coisas sobrenaturais (não consegui me prender a série Crepúsculo) mas a sua resenha me deixou realmente com vontade de ler e quero também me apaixonar por Lorde Maccon haha

    xx

    ResponderExcluir
  34. Hum!! Parece que esta série é daquelas de tirar o folego e me fazer apaixonar por este Lorde Maccon. Tenho certeza que me divertirei bastante com Alexia que parece ser o tipo "boca dura". Ainda não li nada do tipo e sua resenha é um convite para eu mergulhar nesta série.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Esse foi o primeiro livro de steampunk que li! No começo a narrativa demorou pra me conquistar, mas no geral achei a história muito boa, adoro livros que trazem seres sobrenaturais! Mas o que mais me cativou foi a relação por vezes hilária entre a Alexia e o Lorde Maccon!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo