terça-feira, 26 de março de 2013

[Resenha] Supernova - O Encantador de Flechas

Postado por Ju às 18:30
Título: Supernova - O Encantador de Flechas
Editora: Novo Século
Compre o livro físico: Site da editora | Saraiva | Submarino | EBX Livros
Compre o e-book: Saraiva

Sinopse: Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores. (Fonte: skoob)

Supernova - O Encantador de Flechas é o primeiro livro de uma série de fantasia. Acompanhamos a personagem principal, Leran, em uma jornada cheia de descobertas e reviravoltas. O garoto está terminando o colégio - o nível educacional máximo oferecido em Acigam. 

Acigam é uma cidade à parte do resto do mundo. Teve suas fronteiras fechadas há 15 anos e, desde então, o que se ensina dentro de seus muros são coisas diferentes das que são ensinadas fora deles. Leran tem consciência disso graças a seu avô, Bretor, que lhe mostra uma ciência bem diferente da que está nos livros.

Fora de Acigam, é normal lidar com energias. As pessoas aprendem desde criança a usá-las de acordo com sua vontade. Para esclarecer, exercer o controle delas nada mais é que praticar magia. E a magia é permitida, e ensinada livremente. Já em Acigam, é proibida. No início de forma velada, sem que isso seja citado. Mas chega um momento em que o Governo precisa começar a combatê-la abertamente, e faz questão de assustar a população para que ela ajude na localização dos magos.

Todas as personagens são muito bem construídas, e teve algo que eu achei muito legal. As pessoas já nascem com afinidade com um determinado tipo de energia, e isso pode ser percebido pela personalidade delas. Por exemplo, pessoas mais tranquilas provavelmente demonstrarão afinidade com a água; pessoas firmes, com a terra.

Supernova é dividido em 4 partes. As duas primeiras são narradas por Leran. Na terceira acontece uma alteração na narração, que foi feita de forma tão natural que eu a aceitei facilmente. E podemos ver o outro lado. Até essa parte começar, para mim estava bem claro quem eram os mocinhos e quem eram os bandidos. Aí chega o Renan e dá um tapa na cara do leitor... rs... E nos lembra que é bem complicado julgar sem conhecer todos os lados de uma questão.

Tem uma frase no blog do autor que eu gostaria de citar aqui antes de continuar: Se você encontrar referências e críticas no que eu escrevo, saiba que estas estão em sua mente e não em minhas palavras. Não sei o quanto isso é verdade, mas tenho certeza que meu lado marketeiro contribuiu para a visão que tive do livro. Relembrei várias coisas da época da faculdade. O Renan não fala diretamente sobre os conceitos que estudei, mas eles permeiam a narrativa.

O fato é que quando é necessário lutar para comer, a vontade de lutar por liberdade fica em segundo plano. A briga por direitos só acontece quando nossas necessidades básicas estão sanadas.

O livro tem descrições na medida certa. Consegui visualizar tudo, de uma forma extraordinária. No final da segunda parte, consegui ouvir até gritos no cinema... Pois é, eu estava assistindo a um filme na minha cabeça enquanto lia. rs... 

Supernova tem bastante ação, é quase impossível parar de ler. Eu pensava o tempo todo: "só mais uma página" e, quando via, já estava há várias horas lendo, sem parar nem para comer alguma coisa. Só quando precisei sair de casa foi que percebi que estava faminta! hahaha...

A história tem um final, apesar de ser óbvio que ela precisa continuar. Um final que é um recomeço, na verdade. Que deixa o leitor ansioso, mas sem fazê-lo ficar completamente desesperado. Sempre prefiro quando é assim. Acho maldade terminar um livro no meio de uma cena... rs...

O primeiro capítulo do livro seguinte foi disponibilizado no final deste volume, e já dá pra sentir que muitas surpresas virão. Não posso falar mais do que isso porque acabaria soltando algum spoiler.

Amei a capa, ela ilustra um momento essencial na trama. A fonte é bem confortável de ler. O autor não deixa pontas soltas, tudo é esclarecido na hora certa. O livro me fez refletir bastante, sem que eu me desligasse nem por um momento do universo fantástico que visitei. Entrou para a lista de favoritos, com certeza.

Renan, muito obrigada, mais uma vez, pela confiança. Eu realmente amei Supernova.

Acredito que vocês vão ouvir falar bastante desse livro por aqui, e espero que em muitos outros lugares também. Leiam assim que puderem, tenho certeza que não vão se arrepender!

Poderia estar com medo agora. No entanto, pela primeira vez eu desisti de especular sobre o futuro. Ele virá, eu sei. (...) Quando eu menos esperar, estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier...



16 comentários:

  1. Nossa, Ju! Eu realmente invejo a sua habilidade de nos contar tanto e não nos revelar nenhum spoiler do livro. Estou muito curiosa com a construção de habilidades dos personagens. A capa desse livro é lindíssima e realmente pretendo comprá-lo, pena que eu não pude ir na segunda-feira conhecer o Renan, eu já comprava e autografava. hehe
    Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bom esse livro, obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa desse livro muito legal, e estou com muita vontade de ler esse livro....Mas vou esperar mais um pouco antes de lê-lo, afinal, quem sabe quando a continuação será lançada, e, sinceramente, não quero ficar sofrendo por um ano ou mais aguardando.... De qualquer forma, já anotei o nome do livro em minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Estou louca por este livro, sua resenha esta bem explicada, e só fez aumentar minha curiosidade, achei a capa incrivel, ainda mais depois de saber que é sobre uma parte do livro, e isso é muito bom pois mostra que tudo esta envolvido nesta história (diferente de algumas capas que não tem nada haver com o livro...)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Me apaixonei por esse livro desde da sua postagem de lançamentos. Confesso que estava esperando sua resenha a respeito deste, que bom que você gostou, pois, me dá mais vontade lê-lo. Tem tudo o que amo, sobrenatural, mistérios, romance... A capa é muito bonita também e melhor ainda saber que faz parte de um momento da história!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Ainda não conhecia o livro, mas adorei a resenha!
    Parece ser muito bom!
    Vou ficar de olho nele! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser exatamente o tipo de livro que gosto! Adorei a resenha.

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    A ideia do livro é bastante criativa, parece ser uma leitura interessante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ahh!! Eu amei a resenha! Quero ler! =D

    ResponderExcluir
  10. Adoro esse título: Encantador de Flechas. E a história é bem interessante. Adoooooooooooro fantasias.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. achei bem interessante o livro, é bem inusitado e a capa lindinha gostei muito do titulo , um bom livro me parece

    ResponderExcluir
  12. Quando li a sinopse não me interessei mas quando li essa resenha... meu deus @@
    Esse papo do Renan dar um tapa na nossa cara me pirou o cabeção, e não é porque sou masoquista nem nada, porque não sou - mas nada contra, mas me pirou porque obviamente tem aquele lance do ''não pré-conceitue'' *-* QUERO LER @@

    ResponderExcluir
  13. Estou totalmente apaixonada pelo livro do Renan, e quero lê-lo o mais rápido o possível.
    Eu amei a sua resenha flor, parabéns =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. AHHHHHHHHHHHHH
    Poxa... Essa resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler!
    (o que por um lado é bom)
    É sempre bom ver gente falando bem sobre um livro que está na lista de 'desejados'.
    Vou aproveitar e mandar a resenha pra outros amigos, quem sabe não ganho um companheiro de leitura!

    ResponderExcluir
  15. Amo este livro, com certeza é um dos meus favoritos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo