segunda-feira, 29 de outubro de 2012

[Resenha] Viva Para Contar

Postado por Ju às 18:30
Título: Viva Para Contar
Autora: Lisa Gardner
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós. (retirada da orelha do livro)


Eu adiei por muito tempo a leitura desse livro. Sinceramente,   achava que a história não era para mim. Que ia me deixar extremamente assustada e talvez até me fazer ter pesadelos. E eu realmente odeio quando passo por isso.

Mas me enganei muito a esse respeito. Viva Para Contar tem uma história fascinante e, embora tenha algumas partes nojentas e outras bem aterrorizantes, me prendeu do início ao fim. 

O assunto me interessa, fala sobre a mente humana. Trata de crianças com problemas psiquiátricos, um tema sobre o qual eu não conhecia nada. É um ótimo livro para abrirmos nossa cabeça e nosso coração, e para aprendermos a ver uma criança, aparentemente desobediente ou teimosa, com outros olhos.

Quem dá título à história é Danielle Burton. Uma garota que, aos 9 anos, teve que lidar com o assassinato de sua mãe e de seus dois irmãos por seu pai, e o posterior suicídio deste. Ela nunca conseguiu entender porque ele não a matou.

Será que aquilo significava que me amava mais do que aos outros, ou me odiava mais do que aos outros?

Agora, com 34 anos, Danielle trabalha como enfermeira em uma unidade psiquiátrico-pediátrica, e procura ajudar crianças que, em sua maioria, já passaram por vários traumas familiares. E eu senti um calafrio já na página 10 do livro, quando ela afirmou:

Eu sei o que você está pensando. Você acha que escolhi essa carreira para salvar crianças perdidas, assim como eu. Ou, talvez, de maneira ainda mais heroica, você acha que escolhi essa profissão para evitar tragédias como aquelas que aconteceram à minha família. Entendo o que você está pensando. Mas você ainda não me conhece.

E, no capítulo seguinte, somos apresentados a Victoria. É um capítulo completamente perturbador, com um final surpreendente. 

A história é eletrizante, muitíssimo bem escrita e realmente nos coloca dentro de um mundo desconhecido por quem não pertence a ele. É impressionante o jeito que a autora amarra a história de várias personagens, e o final é de perder o fôlego.

Recomendo a leitura para quem gosta de um bom suspense, e também para todos os pais. Doenças mentais são um tema complicado e delicadíssimo, mas que precisa ser encarado de frente, para que suas consequências possam ser ao menos minimizadas.

Você se esforça quando é pai ou mãe. Você ama além de qualquer defeito. Você luta além de qualquer dificuldade. Sua esperança vai muito além de qualquer decepção. Mas você nunca pensa, até o último minuto, que tudo isso pode não ser o bastante.

15 comentários:

  1. Eu pensei que esse livro fosse mais voltado pro policial do que suspense, eis o motivo por não me interessar tanto por ele....mas na verdade, ainda continuo com um pé atrás, não sou fã de suspense, eu fujo de tudo que me assusta rsrsrs.

    Beijos

    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, alias seu blog também é muito bonito, parabéns ^^

    Gostaria de participar da coluna "Destaque da Semana" lá no meu blog? Se quiser dá uma olhada lá para saber como ♥
    http://himi-tsu.blogspot.com.br/ Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Sem explicações para esse livro pois ele é muuuito bom eu simplesmente adoro, adorei a sua resenha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai, Ju, felizmente não me deparei com nenhuma resenha negativa do livro, isso só aumenta minha vontade de ler.
    Fiquei até com medo com esta coisa de "aparentemente" teimosos e desobedientes, pq eu tenho um assim em casa hahahahahaha.

    Acho que nunca li nenhum livro neste estilo e já passou da hora de começar. Também sou bem medrosa e fico receosa de me impressionar muito com o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Esse não é meu estilo de leitura, mas confesso que dei uma lida no 1º capítulo, e achei a narrativa da autora ótima, que sabe eu encare ele!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Lidar com a mente humana é muito difícil. Este livro, parece-me, retrata isso. Uma garota que foi poupada e que tem que lidar com a pergunta: porque me poupou? Qual o motivo?
    Trabalhando na ala psiquiatra infantil, será que encontrará a resposta? Só lendo para responder.
    Adorei a resenha. Muito bem escrita. Vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Achei a resenha interessante, nossa sobre a mente humana que é uma caixinha de surpresas e esse toque de suspense deixa o livro mais convidativo.
    Fiquei curiosa para descobrir o que acontece no final.

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do livro ler um suspense pra mim sempre é bom, E a resenha ficou otima.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Parabéns!! Eu tenho esse livro na minha estante, mas confesso que ainda não o li. Estou mais animada agora. A mente humana é um tema muito interessante e dá margem para histórias aterrorizantes.

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de livros com suspense, mas esse é de fazer a pessoa parar tudo o que está fazendo para entrar na história. É quase impossível alguém falar que a desenvoltura de Viva Para Contar não é de certa forma "tocante"...

    ResponderExcluir
  11. Investigação policial, suspense *--* já é um bom motivo para lê-lo , adorei a trama mostrando a vida de três pessoas diferentes e como algum acontecimento essas vidas se cruzam. Bem o tipo que prende o leitor do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  12. Amo livros de suspense \o/ não sei porque sempre que eu leio um eu fico imaginando como seria um filme do livro kkkk a resenha só enche a gente de mais curiosidade, por isso a ada dia minha lista de desejados cresce mais e mais ^^

    ResponderExcluir
  13. Não é a primeira resenha torturante de tão tentadora que leio desse livro rsrsrs A sua resenha só cravou a estaca mais fundo rsrsrs Eu amo suspense e tanto a sinopse como o enredo já me deixam de olhos arregalados, morro de vontade de ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  14. a resenha me encantou, esse parece ser um livro mega misterioso

    ResponderExcluir
  15. Como assim partes nojentas??? Fiquei curiosa :p

    Gosto de ler sobre a mente humana e acho que preciso entender a mente de uma pessoinha que eu cuido que é muito desobediente e teimosa. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo