terça-feira, 9 de outubro de 2012

[Resenha] Um Mundo Brilhante

Postado por Ju às 11:00
Título: Um Mundo Brilhante
Autora: T. Greenwood
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos. (retirada da orelha do livro)

Eu sou simplesmente alucinada por essa capa. Já achava linda pelas fotos, até que vi o livro pela primeira vez em uma livraria. Eu o peguei na mão e fiquei fazendo carinho nele um longo tempo... Imaginem como eu devia parecer uma maluca enquanto fazia isso!! hahaha... E não satisfeita, voltei à livraria nos dois dias seguintes só para vê-lo de novo! rs... 

Um Mundo Brilhante conta a história de Ben Bailey, um doutor em história que trabalha como professor adjunto em uma universidade e completa a renda atuando como barman (pois é, não é só aqui que os professores sofrem com a baixa remuneração). Ele é louco pela neve, por isso mora há anos em Flagstaff, cidade que normalmente tem um inverno rigoroso e algumas vezes oferece bastante neve aos seus habitantes e visitantes.

Ben tem uma vida pacata, na verdade já se acomodou com sua situação. Mora com a noiva (a quem enrola faz vários anos para marcar o casamento) e não parece ter a menor pressa de dar os próximos passos que todos achariam naturais em sua vida.


Ben não conseguia entender como uma pessoa simplesmente vai embora de uma vida, especialmente de uma vida que ela mesma construiu. 

Eu amei e odiei o Ben. Como compreender uma pessoa tão corajosa na hora de ajudar alguém e tão covarde quando se trata de cuidar da sua própria vida? Pelo menos foi isso o que eu pensei durante quase todo o livro. No fim, senti um pouco de solidariedade por ele. Ele tem um histórico familiar complicado, e passa a história toda perdido e confuso. Sofre mais a cada página. Mas tem um objetivo, e não desiste dele. E aprende, mais pela dor que pelo amor, que promessas são para serem cumpridas.

O livro fala do preconceito e de seus efeitos. Mostra como o poder, se mal utilizado, pode ser perigoso e criminoso. Lembra-nos sempre que a vida é feita de escolhas, a cada momento. E que todas elas têm consequências.

Amanhã você vai ter de fazer uma escolha. E quando fizer essa escolha, não vai poder voltar atrás. Nem mesmo se for a escolha errada. Nem mesmo se isso magoar alguém. Nem mesmo se magoar a mim. 


Um Mundo Brilhante é um drama. Um livro sensível, que descreve tudo o que Ben pensa e sente na jornada que impõe a si mesmo. Se você gosta desse gênero, como eu, espero que tenha a oportunidade de ler! =)

10 comentários:

  1. Oi Ju!
    Drama não é a minha praia, mas é a 2ª boa recomendação que tenho desse livro, então talvez dê uma chance para a leitura.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  2. Olha, confesso que eu me frustrei muito com essa leitura.
    Não gostei da trama, achei forçada, e o final me deixou completamente indignada! Porém me fez pensar que muitas pessoas podem estar vivendo exatamente assim, e uma vez ou outra na vida nós agimos dessa forma como ele agiu: para agradar ao outro ou manter algo como está mesmo quando se quer mudar.

    Enfim, essa leitura me deixou um tanto pensativa.

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também acho a capa linda! Normalmente não leio drama, mas cada livro tem sempre um pouco de drama, não é?
    Talvez, no futuro, eu leia.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ei Jú ^^

    Eu terminei esse livro ontem, eu não gostei tanto não, achei meio enfadonho, mas gostei do Ben querer descobrir o pq do que fizeram, mas o Ben me irritou também rs..

    Parabéns pela resenha, bem escrita e descritiva.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  5. como diz um pedaço da resenha : é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos. com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vou chorar quando ler este livro, Ele parece bem interessante e a historia é bem legal, espero que eu tenha logo a oportunidade de le-lo..

    ResponderExcluir
  7. Veio um folheto dele quando comprei A escolha de meu querido Nicholas Sparks <3 achei muito linda capa também (dá vontade de ficar olhando horas) quando li eu simplesmente amei e desde então sou louca pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu odiei o Ben um milhão de vezes vezes mil. Não gostei do livro, me deixou triste e decepcionada. Achei o Ben um cafajeste, super covarde. Ele abandonou a família pra lutar pelos outros. Ele tinha que achar um equilíbrio, mas traiu, mentiu e foi causador de uma catástrofe, odiei. =/

    ResponderExcluir
  9. um otimo livro, intrigante e com uma capa perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Eu também AMO a neve e meu sonho é morar pelo menos em São Joaquim - se não puder morar no exterior - só para curtir a neve e o frio que eu tanto amo.

    Gostei bastante da premissa, me identifiquei com o Bem em algumas partes e eu também só consigo aprender com a dor - infelizmente.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo