quarta-feira, 11 de abril de 2012

[Resenha] A Resposta

Postado por Ju às 19:52
Título: A Resposta
Autora: Kathryn Stockett
Tradução: Caroline Chang
Editora: Bertrand Brasil

Sinopse: Uma história de otimismo ambientada no Mississippi em 1962, durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA. Eugenia Skeeter Phelan acabou de se graduar na faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora. Encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. O único emprego que consegue é como colunista de dicas domésticas do jornal local. É assim que ela se aproxima de Aibileen, a empregada de uma de suas amigas. Em contato com ela, Skeeter começa a se lembrar da negra que a criou e, aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, tem uma ideia perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 60. Uma história emocionante e estarrecedora em que a cor da pele das pessoas determina toda a sua vida. Um livro que, por causa de seu tema, chegou a ser recusado por quase sessenta editoras antes de ser publicado.
A história ganhou adaptação para o cinema, no Brasil com o nome "Histórias Cruzadas". O filme foi indicado ao Oscar em 2012 nas categorias melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/135322 (texto ligeiramente modificado)

Eu adorei a capa do livro. Não que eu tenha achado a capa mais linda do mundo. Nem gosto de amarelo. Mas amarelo e roxo realmente combinam, e eu adoro roxo. Adorei a expressão das personagens, tem tudo a ver com elas. Só não gostei de os uniformes de Minny e Aibileen não serem brancos, pois o livro os cita mais de uma vez e destaca que são dessa cor. Agora, o que me fez gostar da capa desde que segurei o livro pela primeira vez, foi a sensação que ela me dá. Ela parece macia. Minha mão desliza por ela.

A Resposta é um livro corajoso que trata da época em que os negros não tinham quase nenhum direito. Não podiam sequer frequentar os mesmos locais que os brancos, muito menos morar neles. Só era permitida a entrada de empregadas domésticas "de cor" (como o livro trata das negras) em alguns lugares - como, por exemplo,  os melhores supermercados - usando seu uniforme. E, nas casas em que trabalhavam, não podiam sequer usar o mesmo banheiro da família para a qual prestavam seus serviços, nem os mesmos talheres para suas refeições (na verdade, as futuras empregadas domésticas eram ensinadas por suas mães a até mesmo guardar seus talheres em um armário separado e, quanto ao banheiro, era construído um, normalmente fora da casa, que elas pudessem usar). Ou seja, eram vistas apenas como um incômodo necessário pela maior parte das pessoas.

Skeeter é uma moça branca que acabou de sair da faculdade - com um diploma, ao contrário de suas amigas que abandonaram seus cursos para se casar. Candidata-se a uma vaga em uma grande editora de Nova York, para a qual não possui nenhuma qualificação, e sua ambição chama a atenção da editora Elaine Stein, que lhe escreve uma carta  na qual aconselha: "Escreva sobre aquilo que a incomoda, sobretudo se isso não incomoda a mais ninguém". 

Skeeter presencia fatos que considera abomináveis entre patroas e empregadas e, uma noite, acaba por perceber que esse é o tema que mais mexe com ela. O jeito que as domésticas negras são tratadas, mesmo após anos de convivência com uma família branca. Ela tenta resistir à idéia, pois tem consciência de que vai ultrapassar um limite imposto pela sociedade em que vive de forma arriscada e imperdoável. Mas não consegue deixar o tema ir embora e, mais do que isso, sabe que precisa tratar dele.

Ela inicia então uma jornada para convencer algumas  mulheres a colaborar com ela na escrita do livro, só que não é uma jornada nada fácil para uma branca, que causa desconfiança por onde passa. Mas Skeeter consegue a ajuda de Aibileen, a empregada de uma de suas melhores amigas e, com essa aliada, tem mais esperança de conseguir concretizar seu desejo. 

Apesar do livro possuir 574 páginas, a leitura flui muito bem. Ele tem a narração dos capítulos alternada entre Skeeter, Aibileen e Minny (a melhor amiga de Aibillen), o que dá mais dinamicidade a ele. Como as personagens se conhecem, aparecem nos capítulos umas das outras, mas só é mostrada a visão de uma pessoa de cada vez. 

O livro mostra que sempre podemos olhar pra dentro de nossos corações  e perceber, com sinceridade, a pessoa que nós somos . Mostra também que podemos, a qualquer tempo, recomeçar, e nos transformarmos na pessoa que queremos ser. Espero que leiam, pois é um livro que nos faz refletir sobre nossas atitudes com todas as pessoas que estão ao nosso redor. A história é emocionante.

21 comentários:

  1. Oi Ju, como vai! Desde que esse livro foi lançado que eu estou com vontade de ler, dizem que tem filme inspirado no livro. Não sei se ele vai entrar para minha lista de leitura em 2012, mas quem sabe eu leia um dia, otima resenha!

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Obrigada! Espero que você leia mesmo, é um livro especial. Beijo!

      Excluir
  2. Oi Ju. Eu já conhecia o filme Histórias Cruzadas, mas eu não sabia que ele era uma adaptação. Desinformada,oi. kkkkk
    Mas adorei o livro, parece ser muito legal, ainda mais se tratando de um assunto que gerou tanta polêmica ante, e até hoje.
    Gostei da coragem da Skeeter de querer escrever sobre isso, me deu vontade de lê-lo.
    Ótima resenha.
    Beijos

    Brúh
    http://sozinhacomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brúh! Eu quero ver o filme, preciso ver, aliás, agora que li o livro! É muito legal e corajosa a história! Espero que consiga ler! Beijo!

      Excluir
  3. Olá moça, parabéns pela resenha, gostei dos seus comentários sobre a textura da capa, pois raramente vejo comentários do tipo em resenhas literárias... Ainda não li o livro, mas estou curioso para lê-lo desde que assisti o filme...

    Adoraria se você desse uma passadinha pelo blog para conferir a minha crítica do filme "Histórias Cruzadas": http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/12/historias-cruzadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! =) Eu tive que falar da textura porque ela é realmente diferente e bem legal! Eu já queria ver o filme, mas depois de ler o que você escreveu sobre ele quero mais ainda! Sempre tenho um pouco de medo de ver o filme baseado num livro que gostei muito e me decepcionar, mas acho que não será o caso!

      Excluir
  4. Olá Ju,

    Tudo bem? Sabe que adorei o filme. Já olhei para esse livro na prateleira e fiquei na dúvida sobre o que ele ainda podia revelar, mas sua resenha me convenceu.

    Parabéns!

    Beijos.

    Lu
    www.lucianasantarita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Obrigada! Que bom que gostou do filme e espero que leia logo o livro!!! É muito bom! Beijos

      Excluir
  5. Acho a capa desse livro tão bonita. Acho amarelo com roxo uma combinação perfeita. Adorei a resenha e fiquei com mais vontade de ler. Segui seu blog. Parabéns por ele. - Felipe (http://ahoradolivro.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, obrigada! Amarelo com roxo fica perfeito mesmo, né? E essa capa se destaca! Tomara que você consiga ler o livro! =)

      Excluir
  6. Oie Ju! Adorei a resenha. Nunca tinha ouvido falar no livro, mas quero muito ler. Nossa...recusado por mais de sessenta editoras só por causa do tema, que horror! Desejo sorte para você no sorteio do livro Para Sempre Ana. Aproveite as chances extras.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma! Obrigada! =) Pois é, fiquei chocada com a informação da recusa também... aff... Mas fico feliz que ele tenha sido publicado, é um livro muito bom! Beijo!!

      Excluir
  7. Oi Ju!
    Esse livro eu só conheço pela capa, e pelo filme que fizeram sobre ele!
    Ainda não sabia nada sobre ele, estou sabendo agora pela sua resenha! Se é um livro que traz verdadeiras reflexões sobre nós, então com certeza é um livro que merece ser lido! ^^
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elidiane! Obrigada! Leia o livro se puder, você vai gostar dele! Beijos!

      Excluir
  8. Nunca tinha parado para ler a sinopse deste livro, e agora que li sua resenha, fiquei com muita vontade de ler... Também não sou fã de amarelo, mas essa capa está bem convidativa!
    Ótima resenha*
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convidativa, essa é a palavra!! rs... Deveria tê-la descrito assim! hehe... Que bom que você se interessou pelo livro! E obrigada pela visita! =) Beijo!

      Excluir
  9. A capa é bem diferente, e o filme deve ser bem legal! Ele deve nos ensinar muito, e mudar nosso jeito de pensar..

    ResponderExcluir
  10. Não cheguei a ler o livro só vi o filme e adorei, com sempre eu fiquei emocionada e chorei, a tempos que não vejo esse tipo de história gostei das personagens e confesso que deixei de comer torta de chocolate por um tempo XD
    a capa é bem legal, nunca achei que roxo e amarelo pudessem combinar espero ter a chance de ler o livro ^^

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa linda e o tema corajoso. Para ser sincera provavelmente eu teria medo de tomar uma atitude mais corajosa como a dela. Quem não teria? Num mundo preconceituoso, os líderes eram massacrados! Ficou a dica para uma leitura próxima!

    ResponderExcluir
  12. Eu a resenha no skoob e estava achando estranho você comentar sobre as cores da capa. Lá no skoob está com uma edição diferente e eu demorei para perceber isso.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. nossa não conhecia o livro, que legal, muito bonitinha a capa uma fofura, ja me conquistou!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo